RUGIU O LEÃO, QUEM NÃO TEMERÁ?
Amós 3:1 Ouvi esta palavra que o Senhor fala contra vós, filhos de Israel, contra toda a família que fiz subir da terra do Egito, dizendo:
2 De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades.
3 Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?
4 Bramirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Fará ouvir a sua voz o leão novo no seu covil, se nada tiver apanhado?
5 Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? levantar-se-á da terra o laço, sem que tenha apanhado alguma coisa?
6 Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, sem que o Senhor o tenha feito?
7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
8 Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?
Amós morava em Tecoa, 16 km ao sul de Jerusalém, mas viajou ao norte, até Betel, em Samaria, para pregar ao povo de Israel. Amós era um pastor de ovelhas, não era um profeta profissional, mas foi chamado por Deus para profetizar para Israel.
Jeroboão II era o rei de Israel nessa época (755 AC) e Israel era uma nação próspera, porém o povo vivia na corrupção e na idolatria.
A mensagem de Amós foi de exortação ao arrependimento, pois Deus traria juízo iminente sobre aquele povo caso continuassem nos seus maus caminhos.
Amós não ficou fascinado pela prosperidade de Israel. Ao contemplar a vida da nação ele poderia dizer: “Bem, a nação está próspera, tudo esta bem, tudo é belo e maravilhoso, então não tenho nada que falar aqui”, mas não foi assim.
Amós via além da aparência daquele povo, pois Deus lhe mostrou isso e lhe enviou para exortar o povo por causa do pecado.
Amós olhou para a nação, mas não pensou que eles eram abençoados porque eram prósperos ou porque pertenciam ao povo escolhido por Deus e eram descendentes de Abraão. Não! Amós tinha recebido uma missão de Deus e foi cumpri-la.
Você não será aprovado por Deus apenas porque pertence a uma igreja, ou porque prega ou canta na igreja, ou porque é obreiro e tem cargo na igreja! Deus não olha a aparência e nem a posição do homem, Deus sonda o seu interior! (João 7:24)
Muitos cuidam hoje da aparência exterior. Se preocupam em ter um corpo atraente, roupas limpas, bonitas, “da moda”, cabelos arrumados, cremes, perfumes, etc. Tudo parece maravilhoso por fora, tudo para o mundo ver, mas, como está o teu interior?
Muitos estão nos dias de hoje com o interior em cacos: tristes, abatidos, tensos, preocupados, ansiosos, aflitos, estressados, depressivos, mas bonitos na aparência!
Amós não olhou para a aparência de Israel! Suas casas, seus carros, suas roupas, sua prosperidade, nada disso!
Amós viu aquilo que o Senhor havia lhe mostrado. Amós viu pecado, corrupção de valores morais, mentes deturpadas pelo mundo, longe de Deus e de sua salvação!
Amós viu a irreverência, a falta de temor a Deus, a falta de amor a Deus e ao próximo, o egoísmo, a falsidade, a mentira, a desonestidade, e tudo o mais que a aparência escondia e esconde ainda nos dias de hoje, e que ao mundo é considerado como natural e normal!
A Igreja de hoje se parece muito com a nação de Israel do tempo de Amós!
Há muitas preocupações com templos, com festas, com prosperidade, com a parte social, onde a pessoa mostra o seu melhor exteriormente, mas esconde de todos o seu interior, as suas deficiências e os seus pecados!
Amós sabia do resultado final de tudo aquilo! Amós via a condenação e o juízo de Deus vindo sobre o povo, que era desobediente à palavra de Deus e aos caminhos de Deus.
O amor a Deus tinha se esfriado, assim como o amor ao próximo! Estavam mais preocupados com o exterior, com as festas, com a prosperidade, com a segurança e com o bem estar no mundo! Uma vida de aparência!
Amós sabia que o povo talvez o não aceitasse e o desprezaria, mas Deus tinha ordenado que ele condenasse o pecado do povo e os exortasse ao arrependimento!
Amós não vinha trazer uma palavra de apoio, não vinha para abençoar aquelas pessoas da maneira como elas esperavam, ele vinha para repreendê-las, para exortá-las, para dizer que precisavam se arrepender urgente e humildemente diante de Deus para não receberem o juízo de Deus em suas vidas.
Amós não ficou fascinado com toda aquela aparência de “bem estar” da nação!
Que adiantava estar tudo bonito na aparência, se o juízo de Deus iria condenar todo o povo a destruição.
A igreja tem se maravilhado e se deslumbrado com a aparência do mundo e tem se preocupado em participar desse deslumbramento, por todas as coisas que o mundo tem oferecido, e tem se esquecido da obediência a Palavra de Deus!
Passam horas nas chamadas redes sociais, nos celulares, na internet, mas não passam poucos minutos em oração na presença de Deus.
Passam tempo atrás das fofocas e conversas erradas do mundo, mas não têm tempo para estudar a Bíblia e conversar sobre as coisas de Deus com alguém!
Gastam muito tempo falando mal desta ou daquela pessoa e esquecem-se que os maldizentes não entrarão no reino dos céus conforme 1ª. Corintios 6:10.
Gastam tempo diante do espelho cuidando do corpo; das roupas, do cabelo, das unhas, cremes, etc, etc, mas o interior está abandonado; alma vazia, sem amor e sem temor a Deus; sepulcros caiados, como diz o Senhor Jesus aos fariseus!
Quem ama a si mesmo, cuida do seu corpo, mas esse corpo que se corrompe a cada dia vai voltar ao pó da terra, por isso, você deveria, muito mais, cuidar de sua alma, pois caso ela fique abandonada como está, certamente queimará no inferno juntamente com todos os que não amam e não temem a Deus!
Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor, quem não profetizará? Am 3:8
Quando um leão ruge numa floresta, todos os animais do bosque teme e tremem!
Mas será que as pessoas temem e tremem quando um servo de Deus anuncia o juízo de Deus sobre a terra?
O mundo tem cauterizado o coração da igreja sobre o juízo de Deus! São poucos os que temem a Palavra do Senhor nos dias de hoje. Isso é muito sério!
A Igreja precisa ouvir A Palavra de Deus e não uma pregação de auto-ajuda.
Chega de estórias de bênçãos que na maioria das vezes nem se cumprem, pois não vem do coração de Deus! A Palavra de Deus é para salvação e juízo e não para afagar o ego das pessoas! Temam a Deus e a sua Palavra pois Ele irá julgar a terra brevemente e muitos que se acham salvos serão condenados ao inferno!
Deus é Amor, mas “Justiça e juízo é a base do trono de Deus” (Salmo 89.14).
Você precisa se examinar e perceber que o seu interior não é tão bonito como você procura deixar o seu exterior, e renovar sua vida pelo arrependimento de seus pecados, e buscar a Deus com sinceridade de coração para ser perdoado e salvo da morte eterna!
Deus decidiu condenar o pecado desde a eternidade e os que vivem pecando serão condenados!
Será que ao olhar para o seu interior, você ficaria tão fascinado pelo que vê?
Por ventura o seu exterior não estaria brilhando mais que o seu interior? Será que o teu exterior não é mais lavado e perfumado do que o seu interior?
Examine-se! Examine seus pensamentos, suas palavras, seus sentimentos e suas ações! Tudo o que você pensa, o que você fala, o que sente e o que faz. Essas são as suas obras! Tudo isso está aberto aos olhos de Deus! Não é apenas o que o homem vê, mas todo o teu interior é examinado por Deus!
Está tudo lavado e perfumado? Seus pensamentos são sempre puros e limpos ou há ódio, raiva, inveja, desejos impuros, sentimentos de vingança e maldade em relação às pessoas que você não gosta ou não concorda com elas?
Você foi chamado para ser “povo escolhido de Deus”, para ser nação santa, reino e sacerdócio de Deus? Você está preparado para isso se o Senhor te chamar hoje?
Ninguém é chamado por Deus por causa de seu exterior!
Ninguém é chamado por Deus porque usa roupa ou sapato bonito, ou anda perfumado, ou tem boa aparência ou porque é próspero! Não!
Você é chamado por Deus para ser Santo! Para ser humilde de coração, para ter sua mente renovada, para aprender a perdoar, para usar de misericórdia com o seu próximo, para ter lábios puros e falar coisas com sinceridade que agradam a Deus!
Você é chamado para ser verdadeiro e não mentir! É chamado para ser honesto e sincero com Deus e com o seu próximo! É chamado para bendizer e não para maldizer!
Ninguém engana a Deus, amados! Você pode viver de aparência diante dos homens, mas Deus te examina e sabe exatamente como é o seu interior!
A sua oração precisa ser sincera, deve ser verdadeira, sem rodeios ou tentativas de convencer a Deus daquilo que você não é!
Deus conhece o oculto e o escondido e Ele sequer ouve a oração de aparência. Você precisa apresentar-se diante de Deus humilde e arrependido dos seus pecados!
Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscarem de todo o vosso coração(Jer 29:13)
Orações que não saem de um coração humilde e contrito, ou de um coração que não se arrepende de seus pecados não é recebido diante de Deus!
Os seus pecados fazem separação entre você e Deus impedindo que Ele te ouça!ISAÍAS 59:1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;
2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.
Amós viu a corrupção, a decadência a falta de obediência. Viu que a preocupação maior daquele povo era com as coisas do mundo, e quando ele viu tudo aquilo, ele afligiu a sua alma.
Por que? Porque ele era um servo de Deus, ele era um profeta de Deus. O pecado sempre entristece os que amam a Deus!
Ele sabia que Deus tinha prometido abençoar a obediência, mas o povo tinha se pervertido em seus dias – havia uma decadência moral, havia em Israel apenas um interesse em agradar os olhos e aos apetites de um povo não convertido a Deus.
Como o povo hoje se parece com aquele povo!
Como podem pregadores se colocar no púlpito, e olharem para o pecado e a corrupção deste mundo, e ver as pessoas fazendo e agindo da maneira que agem, e então ministrar bênçãos sobre elas apenas por que elas frequentam sua igreja?
Isso é mais do que minha alma pode compreender! Como podem achar que Deus participa disso? Como poderá Deus abençoar um povo que não abandona o pecado? Não é possível ser um servo de Deus e pactuar com isso!
O apóstolo Paulo diz Efésios 5: Não sejais participantes com os filhos da desobediência, Reprovai-os, e em uma outra versão diz: Condenai-os!
Como calar diante daquilo que a Igreja tem vivido nos últimos anos?
Quem pode se colocar e olhar sobre tal coisa, e dizer ser um servo de Cristo, e não proclamá-lo? Como ver tudo isso e não exortar a Igreja a voltar para Cristo?
Não me importa o que certas pessoas digam ou o que alguma igreja se desagrade .
A mensagem do evangelho não mudou pois o Senhor Jesus não muda:
Arrependei-vos! Arrependei-vos e crede no Evangelho diz o Senhor! Abram os vossos olhos enquanto há tempo Igreja! Convertei-vos para Cristo!
A Palavra de Deus vem primeiro, e ela é fiel e verdadeira; ela não pode ser mudada!
Se você for um mensageiro de Deus, você tem alguma coisa a dizer. E se você disser qualquer coisa contrária a esta Palavra, você não é um Cristão verdadeiro; você é um mensageiro do pacto de alguma denominação ou alguma dessas teorias novas que invadiram os púlpitos nas últimas décadas!
Um mensageiro de Deus tem a Palavra de Deus. E Amós tinha a Palavra de Deus, porque ele era um verdadeiro profeta do Senhor.
Ora, você pode dizer, mas tudo isso é questão de interpretação. Alguns argumentam assim: Olha como a igreja está bonita hoje, como o povo é prospero, isto é sinal das bênçãos de Deus!
Tudo isso parecia assim em Israel, mas Deus enviou Amós para dizer que tudo aquilo os estava levando à destruição!
O mundo e o diabo oferecem coisas brilhantes para te enredar, para envolver o ser humano com o pecado, com a sensualidade, com o sucesso, com a prosperidade e afastá-lo cada vez mais dos valores contidos na Palavra de Deus.
Irmãos, o servo de Deus não se deixa fascinar e nem se deslumbrar com o brilho do mundo! Por acaso não sabeis que os santos vão julgar o mundo? (1ª. Cor 6:2)
Quanto mais o crente se envolve com as “coisas deste mundo” mas ele esquece de Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo! Mais ele se convence que o mundo é uma coisa boa e agradável e que deve associar-se a ele.
Aprendemos na Palavra em Tiago 4: 4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
A Igreja tem trazido o mundo e as coisas do mundo para dentro de suas portas.’
Vejam o que o Senhor Jesus diz à Igreja de Laodicéia em Apocalipse 3:17 – Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas.
19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Seja pois zeloso e arrepende-te!
A igreja de Laodicéia é a igreja moderna de hoje.
Ela abandonou o seu primeiro amor, o Senhor Jesus, e tem se envaidecido com sua grandeza, sua modernidade e seus bens.
A vaidade foi o primeiro pecado a entrar no coração de satanás e o mundo ensina com maior força, a cada dia, a vaidade ao ser humano.
Todos estão vaidosos com o que conseguem possuir ou realizar, com o que podem comprar e podem usar, com sua aparência física ou material, com sua posição social, e até com seus cargos e posições na igreja!
Amós veio do interior de Israel, andou pelos montes de Samaria, e olhou Israel do alto dos montes. Certamente quando olhou para Israel seus olhos se amiudaram, se estreitaram, e seu coração ficou apertado. Ele não viu amor e nem obediência, não viu humildade, não viu santidade nem temor a Deus! Ele não viu o povo buscando a Deus!
Ele viu um povo fascinado pelas coisas do mundo, ele viu o pecado e a preocupação do povo com as bênçãos materiais, mas, não viu preocupação com o dom mais precioso que Deus tinha reservado para o seu povo: a sua salvação.
Deus também te contempla do alto e vê com o que você está preocupado, e atrás do que você está correndo. Ele observa e vê o quanto você tem se esforçado para obter e ganhar o mundo, e o quanto você tem se dedicado para conhecê-lo, para estar na presença dele em oração e o seu esforço para agradá-lo e obedecê-lo.
Como está a sua vida? Você tem se preocupado com o que o mundo tem te oferecido todos os dias ou você está buscando conhecer a Deus e santificar-se para Ele?
Se o Senhor Jesus decidir trazer juízo sobre a sua vida hoje, você crê que Ele vai se agradar de ti ou vai te repreender pelo que você tem vivido?
Examine o seu interior com sinceridade, e depois, ajoelhe-se diante do Senhor para um momento de conversa com Ele. Abra o seu coração com humildade e sinceridade...
Não há muito mais tempo a esperar! Não há muito tempo para o Senhor começar o seu juízo sobre esta terra, pois os homens se corromperam demais e o cálice da ira de Deus logo vai transbordar.
Eu te convido a abandonar aquilo que tem te prendido ao mundo, seja vícios, redes sociais, frieza ou vaidade, e esforçar-se para ter uma vida mais próxima de Deus.
Eu te exorto a examinar o seu coração e arrepender-se dos seus pecados para que o Senhor possa cobrir-te com salvação. Muitos estão na igreja, mas estão sem salvação, pois não têm uma vida pessoal de intimidade com Deus, têm apenas uma vida social na igreja. Estão preocupados com a aparência que o homem vê, porém, descuidados com o que Deus vê e julga.
Vemos o que a Palavra nos diz em provérbios 8:17 “Eu amo aos que me amam e os que diligentemente me buscam me acharão”. Deus ama os que o amam e salvará apenas os que o buscam diligentemente e vivem segundo a sua Palavra.
Um coração humilde e contrito Deus não desprezará, mas um coração obstinado e rebelde receberá a ira de Deus! E a ira de Deus é a condenação e a morte eterna!
O tempo passa depressa, e muitos estão, mais e mais, envolvidos com o mundo, e afastados da verdadeira Palavra de Deus. Sabemos que “cada um dará conta de si mesmo a Deus e todos hão de comparecer diante do tribunal de Cristo” (Rom. 14:10).
O tempo urge, e passa depressa; e muitos não terão mais tempo de buscar a Deus diligentemente para o encontrar, pois isso exige esforço, perseverança, e renúncia das coisas do mundo, e o mundo prende tanto as pessoas que cada dia fica mais difícil libertar-se de suas amarras! O amor a Deus e ao próximo tem se esfriado muito!
Você não pode salvar-se por si mesmo, você precisa do perdão de Deus e do sacrifício de Cristo na Cruz. Valorize o sacrifício e o amor de Cristo por ti.
Ele entregou a sua vida para pagar a tua culpa pelo pecado,”pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Romanos 3:23). “Mas Deus amou você de tal maneira que enviou o seu único Filho para morrer em seu lugar e para que você creia Nele e seja salvo.” (João 3:16). Crer exige viver conforme Ele pede!
Você precisa se examinar todos os dias, e se arrepender todos os dias, para se santificar para Deus. Hoje ainda é o tempo, hoje ainda é dia de salvação!
Porque diz: No tempo aceitável te escutei, e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação; (2ª. Cor 6: 2)
Seguidores
Visitantes
ATENÇÃO! ATENÇÃO!
ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!
Assinar:
Postagens (Atom)
Rádio a Última Oportunidade
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:
Ótimo estudo, verdade esta que é pra ser dita nós púlpitos das igrejas. O verdadeiro evangelho não massageia o ego de ninguém.
ResponderExcluir