O CORAÇÃO QUE AGRADA A DEUS
Descobri uma coisa pior que o pecado: não se reconhecer pecador; não admitir para DEUS que o que se faz é terrível aos Seus olhos. Como pode um homem livrar-se de um erro que ele próprio não reconhece como tal?
Dizer que a mentira é verdade, e vice-versa, constitui aquilo que há de mais abominável para DEUS: a heresia. Assim muitos estão vivendo, cegos espiritualmente, achando que estão caminhando para o Céu, quando, na verdade, suas almas se encaminham para o precipício eterno. Ora, a verdade sempre será ela mesma independentemente da situação em que nos encontramos. O ideal é que vivamos a plena Verdade, porém, se ainda não atingimos nem o início desse objetivo, que, pelo menos, não venhamos a distorcê-la, ou dizer que o que fazemos de mal é agradável a DEUS.
Nesse aspecto, o Salmo 51 é inspirador. Trata-se de um salmo do rei Davi que, logo após, ter pecado contra DEUS, ao se deitar com uma mulher cujo corpo não lhe pertencia, rasgou o coração em arrependimento a DEUS, dizendo-O: “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti somente pequei e fiz o que é mal a tua vista” (Salmo 51:2-4).
Esse pedido de socorro, clemência e misericórdia absolutos, partiu nada menos que do coração de um rei, uma autoridade, que deveria ser exemplo para os demais, mas que até então não conseguia. Em dado momento, Davi se sentiu sufocado pelos pecados que cometia e decidiu confessar tudo para DEUS. Espera-se sempre esse estado de humilhação de um servo qualquer, menor; mas ela é para todos, independentemente da função ou cargo que ocupam. Reis também pecam; pastores também cometem atos abomináveis contra DEUS, porém só se ouve dos servos sem cargo esse gemido de humilhação. E em seguida vem o castigo, a punição. Nunca se vê um rei, uma autoridade, sendo advertida, porque eles nunca admitem o estado de impureza que possuem. São santos demais, escondem-se por trás de uma capa de hipocrisia. Pecadores é uma atribuição dada somente aos servos “menores”.
Quem, por acaso, já ouviu, no púlpito, algum pastor admitir um estado de miséria e podridão espiritual, contar tudo em detalhes? E por quê? Por que eles não pecam gravemente contra DEUS? Pecam, sim, mas não admitem; têm vergonha; medo de serem apedrejados, abandonados; e verem seus dízimos irem embora pelo esgoto comum.
Existem dias em que desfaleço com nojo de mim mesmo. Há dias em que nem me reconheço herdeiro do Reino de DEUS, tamanhos são os pecados que cometo. Como gostaria de arrancar a minha pele e ser elevado logo ao Céu!!... E meu colchão logo se transforma em um mar de lágrimas de arrependimento. E, dessa forma, o SENHOR me levanta melhor, mais maduro, mais realista e perseverante no caminho de santidade.
Os pecados nos alcançam quando não temos vida de oração. Ainda que tenhamos, corremos grande risco de pecar e desagradar o Pai. É imprescindível olharmos no espelho com olhos de realidade, sinceridade, e clamarmos misericórdia a DEUS pela nossa vida. Assim como Davi se olhava.
Precisamos largar fora as máscaras da hipocrisia e admitir a DEUS quem realmente somos, se quisermos ter esperança de ser justificados e amparados por ELE. Porque muito mais que o pecado, DEUS se entristece com aquele que não enxerga o mal que faz.
Essa semana conversei com uma conhecida de uma cidade do Nordeste, com a qual não falava há bastante tempo. Já na época, ela estava separada do marido, com o qual teve alguns filhos. Mas ela não quis mais o seu casamento. Disse, na época, que não amava mais o seu marido. No templo em que faz parte, fica responsável por exibir os slides dos louvores que serão cantados no culto. Para minha surpresa, essa mulher se disse noiva de outro homem. Noiva e super feliz. A mentira quando toma conta do coração de um ser, leva-o a profundo engano e prisão. Pior que o adultério que ela comete é achar que a fé e a situação dela são corretas, que DEUS anda sorrindo com o que ela anda fazendo. Como essa mulher vai se libertar de algo que ela própria não reconhece como mal aos olhos de DEUS? Será que terá que sofrer um grave acidente automobilístico, perder alguns membros, ficar em cima de um leito de hospital, ou muito doente por conta de uma doença grave? Para muitos, sim.
O pecado vai cegando, cegando, e consumindo tudo o que o homem possuía de bom. Davi teve de ouvir do próprio DEUS: “Davi, agora, a espada jamais se apartará da sua casa, porque me desprezastes, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser a tua mulher. Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante o sol” (2 Samuel 12:10-11). Somente no versículo 13, vemos a confissão sincera de Davi: “Pequei contra o SENHOR”. Nesse instante, o coração e a história de Davi foram mudados. DEUS restituiu o lugar de honra dele e renovou sobre ele todas as Suas promessas. Porque o seu servo admitiu, não fez mais vistas grossas para o pecado que cometera.
Acho de uma grandeza e humildade impressionantes quando leio Davi pedindo a DEUS que criasse nele um coração puro: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” (Salmo 51:10). Quão deveria ser essa a nossa oração sincera a cada nascer do dia!! Quando tivermos um coração puro, aprenderemos a fugir de todo mal e a adorar a DEUS na beleza da Sua santidade.
Faltam Davis arrependidos nos tempos de hoje! Faltam homens e mulheres, independentemente da função que ocupam, com a disposição e a coragem de serem sinceros como foi Davi!! As famílias seriam menos destruídas; o perdão, a reconciliação e a Paz reinariam. Imagine um marido chegando para sua esposa, depois de ter feito muito mal a ela, e depois de uma grande e profunda experiência com DEUS, chegar humilhado para ela e dizer: “PERDOA-ME, PORQUE FIZ MUITO MAL A NOSSA FAMÍLIA E AGORA QUERO TER A OPORTUNIDADE DE FAZER TUDO DIFERENTE”.Isso seria um gesto de Davi, um coração de Davi, um coração segundo o coração de DEUS.
Enquanto tivermos o coração de Saul, seremos como Saul e receberemos a mesma recompensa final que aquele rei recebeu. Mas se buscarmos o estado de humilhação, como fez Davi, receberemos muito mais que as bênçãos incontáveis e seremos justificados pelo PAI...
Seguidores
Visitantes
ATENÇÃO! ATENÇÃO!
ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!
Assinar:
Postagens (Atom)
Rádio a Última Oportunidade
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!