Seguidores

Visitantes

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

PERGUNTAS PARA DEUS

Perguntas para Deus

-Tema: FIDELIDADE

Malaquias 1:1

-INTRODUÇÃOJá sabemos que quando falamos com Deus recebemos resposta, mas e quando Deus fala conosco temos respondido?
“Malaquias significa ‘meu mensageiro’ e poderia ser simplesmente a designação de um escritor anônimo. É possível, todavia que seja um nome próprio. O profeta não é mencionado em qualquer outro lugar do A.T”.
Malaquias apresenta em seu livro os questionamentos do povo de sua época em relação à Palavra de Deus. O discurso é em forma de diálogo: as afirmações do Senhor seguidas das interrogações do povo.
O livro de Malaquias data de 460 a.C. aproximadamente e o profeta foi contemporâneo de Neemias e Esdras, tendo pregado e incentivado a reconstrução do templo e da cidade de Jerusalém.
Malaquias repreende o povo por suas infidelidades e mostra-lhes sua própria desculpa para não obedecer a Deus. São palavras duras, mas reais e atuais para o povo de Deus ainda hoje.  Ouvimos a Palavra de Deus e muitas vezes nos sucede o mesmo que ao povo da época de Malaquias porque nos desculpamos com interrogações a Deus.
Quando falamos de Jonas nos lembramos de sua fuga e do peixe. Se falarmos de Jeremias lembramos que chorava. De Daniel, da cova dos leões. Ezequiel lembra-nos de suas visões e do vale de ossos secos. Agora quando ouvir falar de Malaquias lembre-se das interrogações que o povo fazia em sua época e que ele sabiamente usou para exortá-los.
Você já ficou irritado com alguém que te pergunta repetidamente algo que você já respondeu ou que está claro demais para ter que perguntar de novo? Deste modo o profeta exorta ao povo sobre as palavras do Senhor que eles não estavam entendendo.
O que você tem perguntado para Deus?
Vejamos em forma de um diálogo em 8 partes as firmações de Deus e as perguntas do povo:

^ 1º Diálogo - AMORMalaquias 1.2
(Deus:“Eu vos tenho amado” !
(Povo: “Em que nos tem amado” ?
A nação de Israel estava vendo se concretizar o sonho da restauração e as pessoas não viam que isso era uma prova do amor de Deus para eles. Isso é ingratidão porque as desgraças que aconteciam no meio do povo eram fruto de suas injustiças e não ausência do amor Divino.
Em muitos momentos não compreendemos e nem aceitamos o amor de Deus para com as nossas vidas. Endurecemos o nosso coração frente à Graça e misericórdia de Deus. Esquecemos das maravilhas do Senhor ao nosso redor e achamos que o amor de Deus tem nos faltado ou não tem sido suficiente para nós.
Você tem sentido o amor de Deus por sua vida?
Deus te ama profundamente!
^ 2º Diálogo: RESPEITOMalaquias 1.6
(Deus: “desprezais o meu nome”  !
(Povo: “Em que desprezamos nós o Teu nome?” ?
Os sacerdotes não estavam ensinando sobre o Senhor e o povo estava desprezando o seu Deus como se não o conhecessem, talvez devido às misturas culturais que receberam durante o exílio babilônico. Eles não estavam reverenciando o nome de Deus como é exigido pela lei (Êxodo 20.7).
É importante reconhecer a autoridade de Deus e não apenas dizer “Senhor, Senhor” na hora das aflições e não nos submetermos à sua vontade (Mateus 7.21). O mesmo acontece quando somos bem sucedidos e achamos que é por nossa própria capacidade.
Você tem respeitado o nome de Deus?
O nome de Jesus é poderoso para fazer maravilhas em sua vida!
^ 3º Diálogo: DEDICAÇÃOMalaquias 1.7,8
(Deus: “Ofereceis sobre o meu altar pão imundo” !
(Povo: “em que havemos profanado?” ?
O povo estava oferecendo a Deus o pior de seu rebanho, achando que estavam agradando ao Senhor e enganando-se. Como Caim que não ofereceu o seu melhor (Gênesis 4.3-5) e Ananias e Safira que ofertaram para aparecer (Atos 5.1-11).
Quando oferecemos menos do que podemos estamos profanando a casa de Deus. Não adianta perguntar a Deus o que há de errado na igreja, é melhor nos examinarmos e ver o que há de errado conosco.
Por isso o Senhor declarou: “que canseira” Malaquias 1.13. Deus não quer meia consagração. Às vezes desanimamos porque não colocamos nossa força em Deus então o diabo nos vence pelo cansaço.
Você tem oferecido o seu melhor para Deus?
Sirva ao Senhor de todo o seu coração!
^ 4º Diálogo: FAMÍLIAMalaquias 2.10-16
(Deus: “se casou com adoradora de deus estranho” !
(Povo: “Porque?” ?
Aqui o profeta está repreendendo o povo a respeito de suas famílias. A família para a fé judaica era de suma importância para manter a doutrina e cultura hebraica. Contudo nos tempos de Malaquias os lares estavam desestruturados após o exílio babilônico. Devido à dispersão se enfraqueceu a cultura, a fé e a família, ao se misturarem com outros povos.
Todos sabiam que o casamento com adoradores de outros deuses (v.11) o adultério (v.14) e o divórcio (v.16) não são de agrado do SENHOR e estavam servindo a dois senhores chorando sobre o altar e pensando que agradariam ao Senhor com uma fé emocionalista e hipócrita (v.13).
Precisamos servir ao Senhor em nossos lares e cuidar para não estarmos vivendo uma fé religiosa e hipócrita como disse o apóstolo Paulo: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (I Timóteo 5.8).
Você tem cuidado de sua família?
O lar é o primeiro lugar onde devemos amar e dar testemunho de nossa fé!
^ 5º Diálogo: JUSTIÇAMalaquias 2.17
(Deus: “enfadais o Senhor com suas palavras” !
(Povo: “Em que o enfadamos?” ?
O povo fazia o mal e achava que o Senhor não estava vendo. Achavam que todos são iguais: o mal e o bom “Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor e desses que ele se agrada”. E quando recebiam o mau dos outros perguntavam: “Onde está o Deus do Juízo?”
Deus vê tudo, nossos atos e palavras. Não podemos pedir que o senhor faça justiça quanto à maldade dos outros e não às nossas.  Devemos reconhecer nossos erros, nos arrepender, pedir perdão e mudar de vida antes de exigir que Deus cobre de outras pessoas. Precisamos de misericórdia e Graça!
Em suas ações você tem consciência de que Deus está vendo tudo?
Não faça cobranças para Deus por que Ele é justo e sabe o que faz!
^ 6º Diálogo: CONVERSÃOMalaquias 3.7
(Deus: “tornai-vos para mim e eu me tornarei para vós outros” !
(Povo: “em que havemos de tornar?” ?
Deus quer que estejamos junto Dele (Tiago 4.8). Quando ignoramos os nossos pecados não os confessando ao Senhor, estamos nos afastando de Deus como Adão e Eva quando pecaram e se esconderam. O povo estava fugindo de Deus e não queriam reconhecer que precisavam retornar para o Senhor.
Quando nos aproximamos do Senhor em sua santidade nossos pecados são expostos à sua luz e somos convertidos a Ele. Não podemos trocar a presença do Senhor por nada!
Converter é mudar de direção. Todos os dias o pecado se apresenta diante de nós para nos seduzir. Por isso todos os dias devemos nos converter, mudar de direção, ou seja, virar as costas para o mundo e voltar-nos para o Senhor.
Você tem procurado ao Senhor e confessado seus pecados?
A conversão deve acontecer todos os dias em nossa vida!
^ 7º Diálogo: FIDELIDADEMalaquias 3.8
(Deus: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais nos dízimos nas ofertas” !
(Povo: “Em que te roubamos?” ?
                                                                                               
A prática do dízimo e das ofertas estava abandonada e agora para a reestruturação da religião e reconstrução do templo era mais que preciso retomar a fidelidade ao Senhor. O povo sabia que deviam ser dizimistas e ofertantes. Sabiam que o Templo precisava ser reconstruído. Pediam a Deus que os prosperasse e questionavam como se não soubesse que eles que estavam errados.
Para a igreja hoje, esta é uma oportuna afirmação do Senhor. Infelizmente muitos ainda perguntam como o povo judeu, como se nada soubessem. Para a construção de Seu Reino Deus não conta com outra coisa senão com a fidelidade de Seu povo.
Você tem sido fiel ao Senhor em seus dízimos?
Deus só pode prosperar quem é fiel!
^ 8º Diálogo: TESTEMUNHOMalaquias 3.13-15
(Deus: “As vossas palavras foram duras  para mim” !
(Povo: “Que temos falado contra ti?” ?
Em suas conversas o povo murmurava contra Deus e justificando-se por seus pecados e achando-se justos e merecedores das bênçãos, porém devido a seus pecados eram infelizes. Às vezes achamos que o Senhor não está ouvindo nossas palavras que falamos uns contra os outros, mas Ele não só ouve como se aborrece de muitos assuntos que surge no meio de nós (Efésios 4.29).
Quando falamos de um servo de Deus (à sua imagem e semelhança - de santidade) estamos entristecendo ao Senhor. Isso acontece na Igreja quando ouvimos uma exortação pastoral e não levamos a bênção nem até à porta da igreja, fazendo reclamações, perguntas e justificando-se à porta como disse o profeta Amós: “aborreceis à porta ao que vos repreende e abominais o que fala sinceramente” (Amós 5.10).
Você tem vigiado as suas palavras?
Tenha temor de Deus em tudo o que disser!
-CONCLUSÃO:
Não somos nós que temos que perguntar para Deus e sim Ele é que merece satisfação nossa. Deus já tem falado à sua Igreja (Apocalipse 2.7). Temos respondido a Deus por nossas orações. Deus ouve nossas palavras e conversas e vê nossos atos que respondem positiva ou negativamente à palavra de Deus. Não podemos nos justificar perante Deus ou inquiri-LO. É tempo de aceitar Sua palavra e OBEDECER à sua boa vontade confiando que será o melhor.
 A psicologia afirma que o QUESTIONAMENTO é um tipo demecanismo de defesa, ou uma forma de fugir do confronto. Podemos dizer que são desculpas ou pretextos.
No meio do povo havia também aqueles que agiam de acordo com a vontade do PAI e quanto a estes veja o que o Senhor disse:

“Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros;
e o Senhor atentou e ouviu,
e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor,
e para os que se lembravam do seu nome.
E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos,
minha possessão particular naquele dia que prepararei;
poupa-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.
Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o
ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve”.
Malaquias 3:16-17


O que você tem ouvido da parte do Senhor?
O que tem respondido ou perguntado a Deus sobre sua Palavra?
Ouça a voz de Deus e aceite sua Palavra para sua vida sem se justificar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...