O Encontro Perfeito
-Tema: NAMORO
Gênesis 24.62-67
-Introdução: No tempo primitivo era muito difícil a comunicação entre um rapaz e uma moça. Praticamente se conheciam só depois de casados. Isaque já tinha 40 anos e cria na promessa de ter uma família abençoada (Gênesis 25.20), mas para isso precisava encontrar a mulher certa.
O encontro de Isaque e Rebeca foi cheio de romantismo e amor. Gostaram-se desde o primeiro momento que se conheceram. O amor de Isaque e Rebeca foi crescendo a cada dia. Rebeca era a mulher certa para Isaque e ele o homem certo para ela. Adequaram-se um ao outro e viveram felizes.
Muitos não acreditam em amor à primeira vista. Na verdade é comum a pessoa ‘amar’ à primeira vista e depois desgostar quando olha melhor. Será que existe uma pessoa certa pra cada um? Cada um deve procurar ser a pessoa certa para o outro para se completar.
Como encontrar a pessoa certa?
Vamos aprender com o encontro de Isaque e Rebeca como é um encontro perfeito:
1- O Rapaz: v.63
Isaque era um rapaz temente a Deus, prova de isso o ter aceitado pacificamente a hipótese de ser feito um sacrifício para Deus. Era um jovem voluntário que ajudava seu pai e carregou a lenha (Gênesis 22.6). Encontramos em Isaque duas características importantes de um bom namorado.
Para um rapaz encontrar a pessoa certa é importante:
-Obedecer: Isaque obedeceu a seu pai que mandou procurar uma jovem de sua família para se casar com ele (Gênesis 24.1-4). Ele aceitou isso porque sabia que era o melhor para sua vida. Principalmente porque também acreditava na promessa de Deus para seu pai que se cumpriria através de seu casamento.
Um bom rapaz deve ser Obediente primeiramente a Deus e também aos pais. Se tiver esta qualidade, certamente será um homem fiel à sua esposa e responsável em suas obrigações familiares.
-Meditar: O texto diz que no momento que Isaque encontrou rebeca ele estava meditando no campo. Isso mostra que Isaque era um jovem reflexivo, que pensava antes de agir. Não era movido por impulsos e emoções.
Um bom rapaz deve pensar bem antes de tomar suas decisões, nunca ser precipitado. Ter tempo para estudos, oração e estar a sós com Deus para ouvir sua voz. O Salmista orientava “consultai no travesseiro o coração e sossegai” (Salmos 4.4).
Essas duas qualidades são indispensáveis para um rapaz estar pronto a encontrar uma moça. Certamente se for um jovem obediente e reflexivo, achará a pessoa certa. Estes também devem ser requisitos procurados por qualquer moça em um rapaz. Se ele for obediente e meditar, será um bom namorado e futuro marido.
Moça, seu namorado é desobediente e impulsivo?
Rapaz, você tem sido um rapaz obediente e reflexivo?
Obedeça à promessa de Deus e medite nas Palavras do Senhor que serás bem sucedido!
2- A Moça: v.64,65
Rebeca também tinha muitas qualidades. Era uma jovem educada, solidária e batalhadora, “moça era mui formosa de aparência, virgem”(Gênesis 24.16). Ela deu água para o servo de Isaque sem sabem quem era, serviu aos seus camelos e mostrou muito boa vontade. Além disso, tudo Rebeca teve atitudes como qualidades de uma boa namorada.
Para uma moça encontrar um bom rapaz deve ser:
-Humilde: a primeira reação de rebeca foi “apeou do camelo” (v.64). Ela poderia ter continuado em cima do animal para se mostrar maior e imponente. Contudo quis descer para estar no nível de seu pretendente. A mulher foi criada por Deus para ser sua “auxiliadora idônea” (Gênesis 1.26) por isso Deus tirou uma costela do homem e formou a mulher para ser parte de sua igualdade e sentimentos.
A humildade é uma característica que deve ser procurada por um rapaz em uma moça. Ela deve ser humilde par não se colocar acima do seu companheiro ou querer um padrão de vida que não conseguem alcançar.
-Pureza: depois que Rebeca soube que era Isaque que vinha no caminho sua reação foi “tomou ela o véu e se cobriu” (v.65). Ela não precisava mostrar-se para ele inteiramente. Queria deixar um mistério e curiosidade no ar. Do mesmo modo que Isaque não veria seu rosto, ela também não o enxergaria nitidamente com o véu.
O namoro é um tempo de descobertas. Com a convivência este véu vai sendo retirado. Uma boa moça não fica se exibindo. Ela deve se preservar. É como um produto que se estiver muito barato, você deve desconfiar. Mas pureza é muito mais que isso. Ser puro é não ter mistura e não se contaminar com coisas ruins.
Se a moça tiver estas duas qualidades, Humildade e Pureza, o restante se completará. Porque se não for humilde para conviver com seu namorado e se não se mostrar pura para com ele, certamente não serão felizes. Problemas com orgulho e impureza.
Rapaz, já viu algum comportamento arrogante ou impuro na sua namorada?
Moça, você é humilde e pura?
Seja humilde e pura para encontrar a pessoa certa!
3- O Casal: v.63-66
Se o rapaz deve Obedecer e Meditar e a moça ser Humilde e Pura, o que os dois devem fazer ao mesmo tempo? O texto mostra que tanto Rebeca quando Isaque tiveram duas atitudes comuns que nos ensinam o que os dois devem fazer:
-Erguer os olhos: Isaque ergueu os olhos quando viu o movimento ao longe (v.63) e “também Rebeca levantou os olhos” (v.64) para ver Isaque.
Quando vemos alguém olhando para cima, logo levantamos também o olhar para ver o que é. Deste modo, o casal deve ter os olhos voltados para Deus. Nunca olhar para baixo ou para si mesmos. Com o tempo, o encanto das circunstâncias e da novidade pode passar. Mas a beleza do céu e da presença de Jesus nunca acabará. Por isso, o deslumbre de um casal apaixonado deve ser inspirado em Deus.
O casal vive de olhos erguidos quando busca a Deus juntos. Isaque orava por sua mulher (Gênesis 25.21). Se os dois não estiverem com a mesma visão, com o tempo se separam. O alvo do rapaz e da moça deve ser Jesus.
-Conhecer ao outro: Rebeca perguntou quem era o homem que se aproximava (v.65) e depois Isaque ouviu do seu servo tudo o que sabia a respeito de Rebeca (v.66).
Antes de se encontrar com alguém tanto o rapaz como a moça devem procurar saber informações sobre a pessoa. Ao serem apresentados, devem procurar saber um pouco de cada um. Com o tempo, os dois vão se conhecendo. O namoro é tempo de se conhecer. Mesmo depois de casados o homem e a mulher continuam se conhecendo a cada dia.
Se um casal tiver estas duas atitudes de estar com os olhos sempre erguidos buscando a Deus e se conhecerem mais a cada dia, certamente serão muito felizes.
Namorados, vocês têm erguido seus olhos para Deus e procurado se conhecer?
Olhem sempre para Jesus e se conheçam a cada dia para ser feliz!
Você pode encontrar a pessoa certa!
-CONCLUSÃO: v.67 “ele a amou e assim foi consolado”
A vida a dois é uma jornada muito longa. Engana-se quem pensa que de imediato chegará ao destino certo. É preciso caminhar juntos pacientemente.
Quando o rapaz é obediente e pensativo e a moça é humilde e pura, os dois se completam ao olhar sempre para o alto e conhecer-se a cada dia.
Depois deste período de namoro, o casal concretiza seu amor com o casamento e podem:
-Entrar na tenda: viver uma vida íntima própria do casamento. A tenda é o lugar do casal onde um conhece ao outro completamente e se protegem. O casal precisa ter uma tenda. Um lugar só deles, de ficarem juntos. Ter tempo um para o outro.
-Amar-se: Isaque amou Rebeca e também foi amado. O amor é a maior bênção da vida a dois. Mostrar que o que sente e declarar-se um ao outro.
-Consolar-se: Rebeca consolou Isaque que tinha perdido sua mãe e certamente durante sua vida também foi consolada por seu marido a respeito de problemas com seus filhos (Gênesis 27.42). A convivência de um casal não tem apenas momentos bons. Há situações em que um precisa consolar o outro.
Quando o casal vive em sua intimidade com amor e se consolam mutuamente quando passam por problemas, certamente encontraram a pessoa certa.
Casal: vocês têm vivido em sua tenda, se amado e se consolado?
Não deixem nada interferir em sua intimidade, amem-se profundamente e se consolem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!