Imitadores de Deus
-Tema: DISCIPULADO
“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”
Efésios 5.1
-Introdução: O discípulo deve imitar seu líder em tudo o que este tem semelhante a Cristo, como Paulo declarou “sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Coríntios 11.1). A preocupação do apóstolo era com o misticismo religioso do mundo grego que poderia criar outros moldes diferentes do evangelho. Por isso se empenhava por confirmar sua liderança dizendo “admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores” (I Coríntios 4.16). O mesmo Paulo reconhecia suas fraquezas e opiniões pessoais (I Coríntios 7.12 e 25), diferenciando-as dos mandamentos de Deus, para dar liberdade aos seus discípulos de imitá-lo somente naquilo que fosse de acordo com a vontade de Deus.
O que podemos imitar nossos líderes?
Vamos estudo quais características devem ser imitadas dos discipuladores:
1- Imitar a DEDICAÇÃO: I Tessalonicenses 1.6 e 2.14 “Com efeito, vos tornastesimitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo” “Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deusexistentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus”.
A primeira coisa que devemos imitar nossos líderes é na Dedicação. Na primeira carta aos Tessalonicenses, o apóstolo Paulo enfatiza duas vezes esta imitação do esforço pela obra de Deus. Até mesmo nas lutas, os cristãos de Tessalônica imitavam os apóstolos, estando dispostos a sofrer como eles também sofreram pelo nome de Cristo.
Grandes líderes são forjados por grandes desafios. Quando vemos grandes homens e mulheres de Deus, muitas vezes não vemos suas grandes responsabilidades e as lutas que enfrentam. Muitos querem o sucesso de um grande vencedor, mas não estão dispostos aos sacrifícios que estes foram capazes de fazer.
Imite a Dedicação de seu líder!
2- Imitar o TESTEMUNHO: II Tessalonicenses 3.7 e 9 “pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós” “não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes”.
A segundo coisa que devemos imitar nossos líderes é no Testemunho. Na segunda carta aos Tessalonicenses, o apóstolo Paulo fala duas vezes sobre imitar o exemplo de vida dos servos de Deus. A vida do discipulador precisa ser padrão para os discípulos. Infelizmente o mau testemunho de alguns líderes tem sido evidenciado no meio cristão, gerando crentes frustrados e sem referencial de liderança.
O testemunho de vida fala mais alto que as palavras. Como dizia Francisco de Assis: ‘pregue em todo o tempo e se necessário use palavras’. Mesmo quando não percebemos, estamos sendo observados o tempo todo. Talvez você esteja sendo seguido por pessoas que nem saiba, mas que te observam e se orientam por suas atitudes exemplares.
Imite o Testemunho do seu líder!
3- Imitar a FÉ: Hebreus 6.12 e 13.7 “para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas” “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram”.
A terceira coisa que precisamos imitar os nossos líderes é a sua fé. Embora a fé seja pessoal, não é intransferível, pois deve ser ensinada. A fé é transmitida e adquirida através do ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10.17).
Quando lemos nas Escrituras sobre fé de servos do Senhor que tiveram fé para vencer seus desafios, podemos nos inspirar a também crer como eles acreditaram e conseguiram. Muitas pessoas não alcançam a vitória porque não de dispõem a crer de forma intensa como é necessário, abrindo mão de tudo pela sua fé.
Imite a Fé de seu discipulador!
Seja um imitador de Cristo!
-CONCLUSÃO: Filipenses 3.17 “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós”.
O secularismo e o sincretismo atual faz que a identidade espiritual dos novos convertidos se confunda diante de tantos modelos. São tantas doutrinas e líderes diferentes que as pessoas não sabem a quem seguir (Efésios 4.14). Por outro lado, alguns líderes criam um estereótipo de comportamento, exigindo que seus discípulos sejam seus clones espirituais. Com isso, a liberdade dos discípulos é perdida (Gálatas 5.1), bem como seu potencial de crescimento fica limitado ao modelo do líder e não à “estatura de Cristo” (Efésios 4.13). Imitar não é ser manipulado e sim ter um padrão a seguir através do exemplo de pessoas mais experientes.
Tomás de Kempis, no século XIV, escreveu o livro “a Imitação de Cristo” ensinando seus discípulos a buscar santidade de vida através da semelhança com Jesus1. Se naquele tempo isso era necessário, como foi orientado pelo apóstolo Paulo, ainda hoje é urgente que haja modelos de pessoas semelhantes a Jesus, dignos de ser copiados pelos novos convertidos.
O discipulado cristão precisa de imitadores de Cristo. Líderes que busquem se parecer com Jesus e sejam dignos de ser copiados. Os discípulos devem imitar seus líderes na sua dedicação, testemunho e fé.
Siga o modelo de sua liderança em Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!