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SALVAÇÃO E VOLTA DE JESUS

SALVAÇÃO E VOLTA DE JESUS

 

 

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ESTEJA PREPARADO PARA A VOLTA DO SENHOR JESUS A ESTA TERRA!!

As recentes e grandes mudanças políticas e econômicas no cenário mundial, tanto a guinada
surpreendente dos países do bloco socialista, quanto a unificação dos países da Europa Ocidental, a situação de
paz no Oriente Médio, e até mesmo as ocorrências no Terceiro Mundo, são sinais evidentes da proximidade do
fim da era em que vivemos e, portanto, da segunda vinda do Senhor. Isto motivou a publicação deste estudo à luz
da palavra pura da Bíblia sobre a preparação do povo de Deus para a volta de seu amado Senhor Jesus. Esta já
era uma preocupação do apóstolo Paulo, conforme registra Efésios 5:15-17: "Portanto, vede prudentemente
como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por
esta razão não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor."
A PARÁBOLA DA FIGUEIRA (Mt 24:32-44)
"Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas,
sabei que está próximo o verão" (Mt 24:32 - IBB Revisada). A figueira, que fora amaldiçoada por Jesus em Mt
21:19, refere-se à nação de Israel (conforme Jr 24). Esta passou por um longo inverno, desde o primeiro século
até o ano de 1948, quando foi restaurada. Este fato indica que o seu ramo se tornou tenro e que suas folhas
brotaram, isto é, a vida voltou a ela e as atividades exteriores começaram. Para os cristãos isto constitui um sinal
do fim desta era.
"Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça" (Mt 24:34). A
geração aqui não é segundo a contagem de tempo, mas segundo a condição moral das pessoas, como em Mt
11:16; 12:39, 41, 42, 45 e Pv 30:11-14. Isto significa que desde o tempo desta profecia até a completa restauração
de Israel, a situação moral daquela geração não mudaria.
"Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim
como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento" (Mt 24:37,38).
Comer, beber e casar foram originalmente estabelecidos por Deus para a existência humana. Mas Satanás, o
inimigo de Deus, se utiliza destas genuínas necessidades para envenenar os homens, ocupando-os e distraindoos
dos interesses de Deus. A sociedade humana está entorpecida pelos prazeres carnais e mundanos e a
situação irá piorar até atingir o seu clímax durante a volta do Senhor. Todavia, isso não significa que não devamos
comer, beber ou casar e, sim, que não devemos permitir que estas coisas nos tirem a sobriedade (Lc 17:20-33; Ef
5:18). O Senhor nos exorta com o exemplo da mulher de Ló (Lc 17:32), que virou estátua de sal, a não nos
apegarmos ao mundo e as suas coisas (1 Jo 2:15-17; 1 Co 7:31). Somos guardados do mundo ao nos declarar
cristãos, servos de Jesus (Jo 12:26, cf. Rm 1:16; 2 Tm 1:12; 1 Pe 4:16), sendo Suas testemunhas (At 1:18). Se
negarmos ao Senhor, envergonhando-nos Dele e de Suas palavras diante dos homens, Ele nos negará diante do
Pai (Mt 10:32,33; 2 Tm 2:12,13; Mc 8:38; Lc 9:26).
UM SERÁ TOMADO E DEIXADO O OUTRO
"Então dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num
moinho, uma será tomada, e deixada a outra"(Mt 24:40,41). Enquanto as pessoas do mundo estiverem
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entorpecidas pelas coisas materiais, sem nenhuma percepção do juízo vindouro, alguns cristãos sóbrios e
vigilantes serão tomados enquanto os néscios serão deixados. Os dois homens nesses versículos devem ser
irmãos em Cristo e as duas mulheres, irmãs no Senhor. Isso é confirmado pelo versículo 42: "vigiai, porque não
sabeis em que dia vem o vosso Senhor". O Senhor não exortaria pessoas não salvas a vigiar, nem é o Senhor
dos não salvos.
Ser tomado significa ser arrebatado antes da grande tribulação, sendo guardado da hora da provação que
vem para experimentar os que habitam sobre a terra (Ap 3:10). Este será um sinal da vinda do Senhor. É
interessante observar que os dois homens estarão no campo e as duas mulheres estarão trabalhando num
moinho. Em ambos os casos vemos atividades relacionadas à subsistência. Todo mundo estuda ou trabalha
apenas para "comer, beber ou casar", sendo usurpados pelos prazeres carnais e mundanos. Nós também
estudamos e trabalhamos para a manutenção de nossa existência, mas com o fim de viver para cumprir o
propósito de Deus.
Alguns podem pensar que um cristão não precisa estudar ou trabalhar e, sim, ler a Bíblia e orar o dia
inteiro. Mas o Senhor Jesus nos mostra aqui que o arrebatamento ocorrerá quando as pessoas estiverem
envolvidas em seu trabalho normal. Devemos ser fiéis em nossos deveres diários. Precisamos ter uma vida
equilibrada trabalhando e estudando e, ao mesmo tempo, buscando o crescimento de vida espiritual. O motivo de
um ser tomado e o outro deixado é a diferença na questão do amadurecimento da vida divina neles. O
arrebatamento dos vencedores, que são os cristãos maduros em vida, será um sinal para os que forem deixados.
VIGIANDO E ESTANDO APERCEBIDOS
"Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor" (Mt 24:42). O Senhor virá
secretamente, como um ladrão, para levar as coisas de valor. Se buscarmos crescimento e maturidade na vida
divina e nos deixarmos transformar pelo Espírito Santo, seremos como pedras preciosas que o Senhor, na Sua
vinda, levará secretamente. Esta é a vinda secreta do Senhor para os servos vigilantes, os vencedores (Ap
2:7,11,17,26-28; 3:5,12; 21:7).
A PARÁBOLA DO SERVO FIEL E PRUDENTE
"Quem é, pois, o servo fiel e prudente a quem o Senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o
sustento a seu tempo?" (Mt 24:45). A fidelidade é para com o Senhor e a prudência é para com os homens. Ser
vigilante, na parábola anterior, é para ser arrebatado até a presença do Senhor, e ser fiel nesta é para reinar no
Milênio (Mt 24:47).
Os conservos no versículo 45 referem-se aos cristãos, membros da família de Deus (Ef 2:19), que é a
Igreja (1 Tm 3:15). "Dar-lhes o sustento a seu tempo" significa alimentar os irmãos em Cristo, ministrando-lhes a
Palavra de Deus como vida no tempo certo. Por um lado, devemos cuidar da nossa própria vida espiritual, do
nosso crescimento e transformação, vivendo uma vida vigilante, não descuidada ou desleixada, aguardando a
vinda do Senhor. Mas, por outro, precisamos ser servos fiéis e prudentes a quem o Senhor confiou alguns
membros da Sua família para cuidar. Há tantos que precisam do nosso cuidado, do alimento espiritual que
dispensamos, para que a Igreja seja edificada. Devemos sair do nosso egoísmo e comodismo para suprir a vida
de Deus a nossos conservos, temendo gerar escândalo e tropeços aos nossos irmãos (Mt 18:6-9;Lc 17:1,2; Mc
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9:42-48). Este encargo de edificação do Corpo é para todos os seus membros, e não apenas para alguns líderes
(Ef 4:16). Assim, devemos ser fiéis em ministrar esta palavra saudável (2 Tm 1:13; 2:2), que tem poder de dar
herança aos filhos de Deus (At 20:32).
"Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade
vos digo que lhe confiará todos os seus bens" (Mt 24:46,47). Esta é a recompensa para o vencedor:
autoridade para reinar na manifestação do Reino Milenar (Ap 2:26-28), quando o Senhor lhe confiará todos os
Seus bens. Receberão a coroa de glória somente os líderes que cuidarem do rebanho de Deus como modelos do
rebanho e não como dominadores (1 Pe 5:1-4; Ez 34).
"Mas se aquele servo... disser: Meu senhor demora-se, e passar a espancar os seus companheiros
e a comer e beber com ébrios" (Mt 24:48,49). Um mau servo supõe que seu Senhor não voltará tão breve e, por
isto, vive como alguém que não tem de ajustar contas com Ele, passando a espancar os seus companheiros. Isto
significa maltratar os seus irmãos em lugar de alimentá-los. E passa a comer e beber com ébrios, vivendo em
companhia das pessoas mundanas e em dissolução.
"Virá o senhor daquele servo em dia em que não o espera, e em hora que não sabe, e castiga-lo-á,
lançando-lhe a sorte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes" (Mt 24:50,51). O problema
desse servo não é desconhecer que o Senhor virá, mas não O esperar. Ele é um genuíno filho de Deus, salvo e
remido pelo Seu sangue, porém não está aguardando a Sua vinda. Ele não vive como alguém que está preparado
para a volta de seu Senhor. Portanto, quando o Senhor vier, ele será lançado com os hipócritas. Isto não significa
que irá para a perdição eterna, para o lago de fogo, mas que será cortado da glória vindoura do Senhor, que
equivale a ser lançado nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes por mil anos (Mt 8:11-12;
22:11-13; 24:48-51; 25:30; Lc 13:27-28), lamentando não ter sido fiel e prudente enquanto viveu na terra, e onde
terá de saldar a sua dívida (Mt 18:34). Neste mesmo período, aqueles que foram fiéis e prudentes reinarão com o
Senhor (Ap 20:4-6), participando de Suas bodas (Mt 22:1-13; Ap 19:8,9). O Senhor também nos exorta a estarmos
preparados para a Sua vinda através das parábolas das dez minas em Lc 19:11-27, das dez virgens e dos
talentos em Mt 25:1-30.
O fato de termos sido salvos para sempre não significa que possamos viver de qualquer maneira, como
quem não terá de prestar contas ao Senhor. Se formos vencedores, ganharemos a recompensa de participar do
Reino Milenar; se não, perderemos o galardão, o gozo do Reino, e sofreremos punição e disciplina por mil anos,
onde haverá choro e ranger de dentes. Por este motivo, Paulo nos alerta em 2 Co 5:10: " Porque importa que
todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal
que tiver feito por meio do corpo". Neste mesmo trecho, e em 1 Co 4:3-5 e Rm 14:10-12, o próprio apóstolo
não se excluía de ter de se apresentar para ser julgado pelo Senhor!
A SALVAÇÃO SENDO ETERNA (Hb 5:9)
Pode parecer estranho ao leitor que um cristão salvo ainda esteja sujeito à punição em julgamento
vindouro. Mas este é um ensino claro e fundamental na Escritura. Lemos em Hb 6:4-6: "É impossível, pois, que
aqueles que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial e se tornaram participantes do Espírito
Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível
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outra vez renová-los para arrependimento, visto que de novo estão crucificando para si mesmos o Filho
de Deus, e expondo-o à ignomínia." No versículo 8 é-nos dito que o fim de tal cristão é ser queimado (cf. Jo
15:2,6; Rm 11:17-24). Em 1 Co 3:12-15 vemos o que significa este "ser queimado": "Contudo, se o que alguém
edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a
obra de cada um; pois o dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de
cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, este
receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo,
todavia, como que através do fogo". Tanto Hb 6 quanto 1 Co 3 tratam do cristão, pois só um cristão terá
provado dos "poderes do mundo vindouro" e se preocupado em "edificar sobre o fundamento (Cristo - 1 Co 3:11)".
Note aqui que o Senhor nos diz em Sua palavra que, apesar de a obra de um crente se queimar e ele sofrer dano,
ele ainda é salvo!! O próprio apostolo Paulo entregou o crente adultero a Satanás para que seu espírito fosse
salvo (1 Co 5:5), a despeito do pecado praticado!! A Biblia usa termos fortes para expressar o julgamento de Deus
para com o seu povo tais como ser queimado, ser arrancado, perecer, sofrer o dano da segunda morte (Ap 2:11),
ser apagado do livro da vida (Ap 3:5), porém isto não quer dizer que aquele que tiver de ser sujeito a tal
julgamento tenha de perecer definitivamente. Se Deus é poderoso para reinchertar na arvore da vida aqueles que
Ele cortou dentre os judeus (Rm 11:23-24), quanto mais deverá Ele reinchertar após o milênio (Ap 20:4-6) os
crentes derrotados, a quem Ele deu a sua aliança e prometeu a salvação eterna (At 16:31; 26:17,18; Hb 5:9; 9:15;
10:12,14; Gl 3:14-18), depois de terem sido devidamente punidos!! Podemos entender este "reinchertar" como
sendo o restabelecer da comunhão com a vida divina (Jo 15:1-7; 1 Jo 1:9), voltando a ter o direito de "habitar" na
videira verdadeira que é Cristo e a participar de suas riquezas (Cf. Ap 2:7)!
A garantia da nossa salvação está na promessa do Senhor de que de modo algum nos jogaria fora, feita
em João 6:37: "Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o
lançarei fora". Conforme a Bíblia, somente Judas se perdeu (Jo 17:12; At 1:16-20) para que se cumprisse a
Escritura, e isto pôde ocorrer porque ele não teve a oportunidade de receber o Espírito da Vida, dado após a
ressureição do Senhor Jesus (Jo 7:37-39; 20:27; 1 Co 15:45; Gl 3:14), e que hoje está disponível a nós por meio
do evangelho (At 11:17,18; Rm 10:13-15).
O Senhor ainda prossegue dizendo em João 10:28,29: "Eu lhes dou a vida eterna: jamais perecerão,
eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e
da mão do Pai ninguém pode arrebatar". Quando nos convertemos ao Senhor, Ele nos deu uma vida que é
eterna e não temporária. Se a salvação pudesse ser perdida, então esta vida eterna poderia ser tirada, e desse
modo não seria mais eterna. Mas graças a Deus que Ele é fiel e não volta atrás em Sua palavra (Gl 3:15-22). Ele
jamais muda (Tg 1:17) e o dom da vida concedido por Ele a nós é irrevogável (Rm 11:29). É Ele quem nos justifica
(Rm 5:19; 8:33). Você crê que o maligno poderia nos arrebatar da mão do Senhor e de sua salvação através de
enganar-nos fazendo-nos pecar? Não creia nisso, mas creia em João 10:28,29!
Assim, como vimos acima, apesar de sermos julgados, não perdemos a salvação. Em Hebreus 5:9 o
Senhor nos diz que a salvação é eterna. A base de nossa salvação não é as nossas obras; se assim fosse, seria
impossível sermos salvos. Se fôssemos salvos por obras, o mérito da salvação e a responsabilidade de mantê-la
seriam nossos e não do Senhor (Cf. Rm 4:2-8; 3:20). Mas veja o evangelho de João 15:16: " Não fostes vós que
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me escolhestes a mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros". Em 2 Timóteo 1:9 temos: "...que nos
salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria
determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos". Portanto, não é
segundo as nossas obras que somos salvos, mas pela Sua graça recebida pelo nosso crer (At 15:11 e cf. Rm
3:24; 4:13-25; 11:5,6; Gl 2:21; 5:4; Tt 2:11; 3:4-7). Efésios 2:8,9 também afirma isso: "Porque pela graça sois
salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie".
Desse modo, somente o Senhor Jesus tem todo o mérito pela nossa salvação. Graças a Deus que é assim, pois a
nossa obra falha, mas a Sua Graça jamais falha!!
Por isto, para ser salvo basta crer no Senhor Jesus (At 16:30,31), e por crermos, recebemos a vida eterna
(Jo 3:16; 5:24) e nos tornamos filhos de Deus genuínos e legítimos (Jo 1:12; Rm 8:14-17; Gl 4:6,7), e não
meramente adotados! Um filho adotato não tem a vida e o sangue do Pai, apenas possui os direitos de filho
conferido pelo Pai que o adotou, já conosco não é apenas isto que ocorre, mas até mesmo nascemos de novo (Jo
3:2-12) e temos participação na própria natureza divina do Pai (2 Pe 1:4). Os que não tem esta experiência de
conversão não são considerados filhos de Deus pelas escrituras (ver a seguir). A maneira prática de sermos
salvos é crendo em Seu nome, invocando-o como nosso Senhor e Salvador (Rm 10:9-13). Não é por meio de
obras ou cursos de aperfeiçoamento que nascemos de novo (Jo 3:3; Tg 1:18).
Mesmo quando nos afastamos, como o filho pródigo, o Pai ainda aguarda ansiosamente o nosso arrependimento
(Lc 15:11-32). No caso de pecarmos, o Senhor Jesus como advogado intercede por nós (1 Jo 2:1 -
filhinhos aqui são os crentes e não os incrédulos!). Os incrédulos são considerados filhos da ira (Ef 2:3; cf. Rm
9:22), filhos da desobediencia (Cl 3:6), filhos das trevas (cf. 1 Ts 5:4-8), e até mesmo filhos do diabo (Jo 8:41-47).
Sómente Cristo pôde salvar-nos desta condição miserável (Cl 1:13; Ef 2:11-13; 1 Pe 2:10). A Escritura Sagrada
afirma expressamente em 1 João 1:5-10 que quem disser que não peca é mentiroso, portanto não há filho de
Deus que não peque, mas que se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os
pecados. Ele até mesmo aparentemente retarda a Sua vinda porque em Sua longaminidade está aguardando o
nosso arrependimento (2 Pe 3:9). A diferença dos crentes para os incrédulos, é que os crentes não vivem em
pecado, mas quando iluminados logo se arrependem porque a vida que neles está não aprova o pecado (1 Jo
3:5,6). Não podemos confundir entre TER a vida eterna e PERMANECER na vida eterna e divina, vivendo por ela!
A fonte dos pecados cometidos por nós, contra a nossa vontade (Rm 7:14-25), é a carne que ainda está em nós, e
que milita contra o nosso espírito (Gl 5:17), e que deve constantemente ser mortificada pela cruz (Gl 5:24; Cl 3:5)
para que realmente vivamos pela vida divina (Jo 6:56; 15:5), e possamos desfrutar da plena libertação operada
por Cristo (Rm 7:25-8:6).
O DESENVOLVIMENTO DA SALVAÇÃO
Em Filipenses 2:12 lê-se: "... desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor". Talvez muitos
cristãos ainda não compreendam com exatidão o fato de a nossa salvação necessitar ser desenvolvida. Segundo
a Palavra de Deus, a nossa salvação é composta de três estágios. Cada estágio corresponde à salvação de uma
parte do ser humano tripartido: corpo, alma e espírito (1 Ts 5:23). A maior dificuldade das pessoas tem sido
distinguir a alma do espírito humano, mas Hebreus 4:12 diz que "a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais
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cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e
medulas".
O primeiro estágio da nossa salvação ocorre quando nascemos de novo em nosso espírito (Jo 1:12; 3:6),
correspondendo à salvação de nosso espírito. Como já vimos, nada precisamos fazer para que seja cumprido
este primeiro estágio, bastando que creiamos no nome do Senhor Jesus Cristo para sermos salvos. Assim, neste
estágio somos salvos em nosso espírito ao nos tornarmos um espírito com o próprio Senhor (1 Co 6:17). Esta
união com o espírito do Senhor jamais poderá ser desfeita, pois nos dá a vida eterna (1 Jo 5:13), a qual jamais
perece.
O segundo estágio da nossa salvação é o mais longo, e é este que depende das nossas obras (Tg 2:24-
26), e que precisa ser desenvolvido com temor e tremor (Fp 2:12). Devemos passar o tempo de nossa
peregrinação em temor (1 Pe 1:17-19; Hb 12:25,28,29), pois é com dificuldade que o justo é salvo (1 Pe 4:18).
Neste estágio devemos aceitar mansamente o julgamento de Deus HOJE em sua casa (1 Pe 4:17), sendo
humilhados por Ele (1 Pe 5:6), para que sejamos exaltados e aprovados em sua vinda. O fim deste estágio é a
salvação das nossas almas (Hb 10:39). Embora já estejamos salvos em nosso espírito, ainda é possível
perdermos a vida da alma na vinda de nosso Senhor (Mt 16:24-27 - vida aqui, no original grego, é "psiqué", ou
vida da alma). Tal salvação requer perseverança e fé (Lc 21:19; 1 Pe 1:9). Por isto as nossas almas precisam ser
fortalecidas para permanecerem firmes na fé, a fim de que possamos perseverar através de muitas tribulações
para entrarmos no Reino de Deus (At 14:22). Tais tribulações, que depuram nossa fé (1 Pe 1:6,7), produzem em
nós um eterno peso de glória (2 Co 4:17), que nada mais é do que o próprio Cristo sendo formado em nossa alma
(Rm 8:29,30; Gl 4:19). Neste estágio somos transformados de glória em glória (2 Co 3:18) ao contemplarmos o
Senhor e ao ter a nossa mente renovada (Rm 12:1,2) por meio de nos despir do velho homem e nos revestir do
novo homem (Ef 4:22-24; Cl 3:9-11), pois Cristo já nos resgatou desta vã maneira de vida (1 Pe 1:18,19). Por isto,
é indispensável cingirmos a nossa mente (1 Pe 1:13) para estarmos bem supridos e alimentados com o próprio
Senhor Jesus como o Pão da vida, que é a Sua Palavra, a fim de vivermos por meio Dele (Jo 6:48, 51, 57) e não
mais por nós mesmos (Rm 14:7-9; 2 Co 5:14-17). Anelando a Sua Palavra pura, cresceremos para a Sua plena
salvação (1 Pe 2:1,2; Ef 4:15; 2 Pe 3:18; Ef 2:19-22) até que todos cheguemos à unidade da Fé (Ef 4:13). Deste
modo recebemos as suas preciosas promessas, por meio das quais nos tornamos cada vez mais participantes de
Sua própria Natureza divina (2 Pe 1:3,4), sendo salvos da corrupção do mundo. Assim, permanecemos Nele e
não seremos envergonhados em Sua vinda (1 Jo 2:28).
O próprio Senhor Jesus falou aos Seus discípulos que para salvarem a sua vida da alma no futuro, eralhes
necessário negá-la hoje (Mt 10:38,39; 16:24-27; Mc 8:34-38; Lc 9:23-25; 17:33; Jo 12:25). O Filho do Homem
há de vir, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras (Ap 22:12). Por isto, nem todo o que diz "Senhor,
Senhor" e profetiza e expele demônios em Seu nome entrará no Reino dos Céus (apesar de já ter recebido a vida
eterna), mas somente aquele que fizer a vontade do Pai (Mt 7:21-23). Além disso, apesar de haver uma herança
para os filhos de Deus (Cl 1:12; Lc 12:32; At 26:18; Tg 2:5), apenas aqueles que praticarem a justiça receberão
este galardão (1 Co 6:8-10; Gl 5:19,21; Ef 5:5). O Senhor nos mostra nos capítulos 5, 6 e 7 do Evangelho de
Mateus qual é o padrão de conduta em Seu Reino, e que seremos julgados por Sua palavra dita a nós (Jo 12:47-
49). Por isto, quem mais conhecer a Palavra do Senhor e não praticá-la com prudência (Mt 7:24-27) será passível
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de maior punição (Lc 12:47,48). Precisamos aceitar a disciplina amorosa do Senhor hoje (1 Pe 4:17; Dt 8:5; Pv
3:11; 6:23; 12:1; 15:10,32; 1 Co 11:32; Hb 12:4-13) para sermos achados Nele, irrepreensíveis, na Sua volta (2 Pe
3:14; 1 Ts 5:23; Fp 3:8,9).
O terceiro estágio da nossa plena salvação é a redenção do nosso corpo ou glorificação. Neste estágio
final, o próprio Espírito do Senhor que nos deu vida e transformou a nossa alma, dará vida também aos nossos
corpos mortais (Rm 8:11), de maneira que o corpo corruptível será revestido da incorruptibilidade (1 Co 15:51-57;
2 Co 5:4,5). O nosso corpo será liberto da escravidão e corrupção da velha criação (Rm 8:21) e transfigurado
segundo o corpo de Sua glória (Fp 3:21), de modo que seremos como o Senhor é (1 Jo 3:1,2), e Ele será visto em
nós na Sua vinda (2 Ts 1:10). Assim, reinaremos com Cristo, como seus co-reis, sobre as nações (2 Tm 2:12; Ap
20:4,6; 2:26,27; 12:5).
Evidentemente Deus deseja dar herança (At 26:18; Cl 1:12; 3:24; Hb 6:12;9:15; 1Pe 1:3,4; 3:9; Cf. At
20:32; Rm 4:13-17; Gl 3:17,18; Ef 1:11,14; 5:5; Mt 5:5; 1 Co 6:9,10; 15:50; Gl 5:21) e galardão (Mt 5:12; 16:27; Hb
10:35) a seus filhos, além de apenas a salvação da perdição eterna. Esta é a herança da vida eterna (Mt 19:29;
Mc 10:17; Lc 10:25; 18:18; Cf. 1 Tm 6:12) e a plena Salvação de Deus, que abrange desde a salvação inicial até
a herança como recompensa (Hb 1:14). Embora em 1 Co 2:9 seja colocado que tal recompensa seja inimaginável
ao homem, no versículo seguinte (1 Co 2:10) diz que tal recompensa nos é revelada pelo Espírito, e até mesmo Ef
1:14 afirma que recebemos no espírito um penhor desta herança, uma pequena amostra do que nos espera se
perseverarmos até o fim (Hb 6:4,5; Mt 24:13; Cf. Hb 12:4-13). Desta forma, já podemos Ter um pequeno antegozo
das maravilhosas promessas descritas em Ap 2:7,11,17,26-28; 3:5,12,21 por exemplo. Em nosso espírito
podemos compreender porque a própria criação de Deus aguarda ardentemente a manifestação dos filhos de
Deus (Rm 8:18-23). Isaías até mesmo expressa alguns detalhes da reação da criação diante da manifestação dos
filhos de Deus (Is 55:12,13; Sl 96:11-13), cujo resultado será surpreendente (Is 2:4; 11:2-10; 60:18-22; Ap 21:23-
22:5), e tudo para a glória de Deus!! Aguardamos os novos céus e nova terra, onde habita a justiça (2 Pe 3:13),
então a terra se encherá do conhecimento de Deus (Is 11:9; Hab 2:14).
Os incrédulos, por não terem Cristo, não tem esperaça (Ef 2:12; 1 Ts 4:13). Mas nós, os cristãos crentes
em Cristo, somos pessoas de esperança. O chamado que recebemos de Deus nos traz esperança (Ef 1;18; 4:4).
Fomos regenerados para uma viva esperança (1 Pe 1:3). O nosso Cristo que está em nós é nossa esperança da
glória (Cl 1:27; 1 Tm 1:1), expressada na redenção e transfiguração de nossos corpos, em glória (Rm 8:23-25).
Esta é a esperança da salvação (1 Ts 5:8), a abençoada esperança (Tt 2:13), a boa esperança (2 Ts 2:16), a
esperança da vida eterna (Tt 1:2; 3:7); a esperança da glória de Deus (Rm 5:2), a esperança do evangelho (Cl
1:23), a esperança depositada nos céus (Cl 1:5). Devemos manter esta esperança (1 Jo 3:3) e até nos gabar dela
(Rm 5:2). O nosso Deus é um Deus de esperança (Rm 15:13), e através do encorajamento das escrituras nós
podemos ter esperança (Rm 15:4) todo o tempo em Deus (1 Pe 1:21) e podemos nos regozijar nela (Rm 12:12).
O livro de Hebreus nos exorta a manter firme a confiança na esperança da glória até o fim (Hb 3:6), a mostrar o
zelo com a completa certeza de nossa esperança até o fim (Hb 6:11), e segurar a esperança colocada diante de
nós (Hb 6:18). Hebreus também nos diz que a Nova Aliança nos traz uma nova esperança, que nos achega a
Deus (Hb 7:19). A nossa vida deve ser uma vida de esperança, que provém de fé (1 Pe 1:21; 1 Co 13:13).
Devemos seguir Abraão que sem esperança, creu em esperança (Rm 4:18), assim a nossa vida e viver irão
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demonstrar que temos um alvo, uma esperança, o deixará os inscrédulos intrigados (1 Pe 3:15).
As primícias, aqueles que tiverem amadurecido na vida divina antes dos outros, irão inclusive acompanhar
e cooperar com o Senhor Jesus Cristo em Sua Segunda vinda (Ap 19:7-18; Mt 24:28; Lc 17:37; Jl 2:1-11; Ap 7:9-
17; 14:1-5; 15:2-4; 16:15). O apóstolo Paulo explica mais alguns detalhes de como será a nossa condição após a
transfiguração, ressurreição e redenção de nossos corpos (1 Co 15:35-58), indicando claramente haver diferenças
de glória entre os filhos de Deus que desfrutarem desta glorificação na manifestação do Reino (Lc 21:28).
Provavelmente tais diferenças se devam ao quanto que cada um de nós deixou o Espírito de Deus trabalhar em
seu interior (Rm 8:11 cf. Cl 3:16), pois será este mesmo espírito em nós que nos revestirá de glória na Sua
Segunda Vinda (Fp 3:20,21). Por isto o Senhor nos exorta a nunca nos darmos por satisfeitos com aquilo que já
tenhamos ganho Dele (1 Co 10:12), mas devemos sempre nos sentir mais carentes do trabalhar do Espírito Santo
em nós (Mt 5:3; Fp 3:7-16; 1 Co 9:24-27), perseverando sempre em buscar o Senhor – esta é a condição normal
de um vencedor! Que o Senhor nos guarde assim até a sua volta (1 Ts 5:23,24). Ele nos chama para que
tomemos posse ao máximo de nossa herança, tanto que Ele se desgosta quando nos damos por satisfeitos (Hb
12:3; 10:35-39; 1 Ts 5:19) e paramos, e por isto acabamos por perder o sabor (Mt 5:13).
Com respeito a volta do Senhor Jesus a esta Terra, podemos estar absolutamente certos dela, pois como
prometeu (Mt 24:3,27-31,42-44; Mc 13:26,27,35,36; Lc 21:27,28) virá para reinar sobre esta terra (Ap 19:5; 20:4,6)
e para nos buscar (1 Ts 4:16-17; Ap 3:10; 14:1, 14-16). Enquanto a maioria dos crentes, que não está
familiarizada com o propósito de Deus, querem ir para o Céu, finalmente tanto Cristo quanto o próprio Deus
descerão a esta Terra para habitarem nela para sempre(Ap 21:1-4, 9-11; 22:3-5)! A respeito deste tempo só o Pai
o sabe (Mt 24:36), o que implica que qualquer afirmativa sobre uma determinada data futura para a vinda do
Senhor e o fim deste mundo é fruto de uma mente carnal e presunçosa, e totalmente desprovida de base bíblica.
Ele vírá para se casar com a sua Noiva, a Igreja, os santos vencedores (Ap 19:7-9), matará o anticristo e seus
seguidores (Ap 2 Ts 2:8; Ap 19:19-21), juntará a salvará as tribos de Israel (Rm 11:26) e julgará os gentios e
incrédulos (At 17:31; Mt 25:31-46).
Por ter o Senhor preparado-nos tão grande e rica salvação (Hb 2:3), que sequer podemos imaginar (1 Co
2:9), não devemos ser néscios recebendo tal graça em vão (2 Co 6:1), mas devemos temer profanar tão
maravilhosa aliança (Hb 10:26-31). Assim viveremos uma vida de santidade em temor (1 Ts 4:1-8). Ao mesmo
tempo, devemos reunir toda a diligência (cf. 2 Pe 1:3-8) para desenvolver a salvação da nossa alma. Esta é a
nossa responsabilidade. O resto o Senhor fará.
A DIFERENÇA ENTRE A SALVAÇÃO E A RECOMPENSA
Existem duas escolas teológicas no cristianismo: uma prega que a salvação é eterna, e o desfrute da
recompensa do Senhor no céu é garantido; outra, que a salvação pode ser perdida. Estas duas escolas pecam
por definirem uma teologia baseando-se em apenas uma parte da Escritura Sagrada e não em toda a Palavra de
Deus. É uma falha primária extrair um ensino da Escritura baseando-se apenas em uma parte dela. É necessário
conferirmos a nossa interpretação com toda a Bíblia porque, sendo esta soprada por Deus (2 Tm 3:16; 2 Pe 1:21)
não pode falhar (Jo 10:35), nem contradizer-se a respeito de uma questão tão básica como a salvação que
recebemos ao aceitar a palavra do evangelho. Somente assim chegaremos à unidade da Fé (Ef 4:5), ao invés de
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usarmos a própria Bíblia dada por Deus para causar sérias divisões entre Seu povo.
A atitude mais adequada para um cristão é amar e honrar a Palavra de Deus acima de seus próprios conceitos
e opiniões (At 17:11,12). Deus honra a este com tal atitude humilde com Sua presença e revelação, e resiste ao
soberbo (1 Pe 5:5). Não devemos ir à Escritura para buscar provas para um ensinamento particular nosso, mas
devemos nos achegar a ela com coração humilde, abertos para a luz de Deus, para que Ele mesmo nos ensine tal
como quer, independentemente de nossos conceitos e opiniões. Devemos ter temor de ensinar algo diferente
daquilo que a Escritura Sagrada nos apresenta, senão sofreremos dano em nossa herança no Reino dos Céus
(Mt 5:19; Ap 22:18,19), pois teremos de dar conta ao Senhor de cada palavra que tenhamos dito (Mt 12:36,37).
Não sejamos aqueles que confundem as coisas com respeito a salvação, por não entendê-las (1 Tm 1:3-7; 2 Pe
3:14-16).
A facção teológica que prega que a salvação pode ser perdida ignora vários trechos das Escrituras, e não
admite que uma pessoa após ter sido salva possa tornar a pecar e, ainda assim, continuar com a salvação
garantida. Isto é causado pela confusão entre a questão da salvação e a da recompensa. Estas duas questões
são claramente distintas na Bíblia: o nosso crer é para a salvação, enquanto as nossas obras são para a
recompensa ou punição (que não é a perdição eterna).
CONCLUSÃO
"Nisto consiste o amor, não em que tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou, e enviou o
Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1 Jo 4.10). Nada nos separa deste amor (Rm 8:31-39).
Afinal, porque perseveramos em seguir ao Senhor e nos guardamos do pecado? Será por medo de perder a
salvação, ou porque O amamos? E por outro lado, será que por termos certeza da salvação eterna vamos deixar
de amar ao Senhor? Não será justamente por ter Ele derramado Seu sangue precioso em Seu sacrifício para nos
garantir a salvação que O amaremos ainda mais? O melhor e mais excelente caminho para um filho de Deus
preparar-se para a vinda do Senhor é crescer no amor e apreciação por Ele (Gl 2:20; 1 Ts 3:12,13). O Senhor
Jesus virá para dar galardão àqueles que amam a Sua vinda (2 Tm 4:8) e preparam-se para ela (Tt 2:11-15; 1 Jo
2:28; 3:3; Tg 5:7-11; 2 Pe 3:9,14-18), tendo corrido a carreira (1 Co 9:24-27; Hb 12:1; 2 Tm 4:7), obtendo assim o
prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus (Fp 3:7-15). Deste modo, a vinda do Senhor não os pegará de
surpresa, mas é sua esperança (Lc 21:25-28; 1 Ts 4:17,18; 5:8,9; Rm 5:2; Ef 1:18; Cl 1:5,27; Tt 2:13; Hb 6:18).
O fim de todas as coisas é o amor, e é este amor que nos une aos irmãos para servirmos ao nosso
Senhor. Todo aquele a quem o nosso Deus e Pai recebeu como filho Seu, por ter crido em Jesus Cristo, não pode
deixar de ser acolhido como irmão (1 Jo 4:20; 5:1). Nos últimos dias desta era o Senhor tem colocado em nós um
pesado encargo de anunciar o evangelho do Reino (Mt 24:14), e para esta comissão há a necessidade de que
todos os filhos de Deus cooperem juntos na unidade do Espírito a fim de manifestar o testemunho de Jesus às
nações, como Ele mesmo orou em Jo 17:19-23. Assim estaremos não apenas aguardando mas também
apressando a vinda do nosso amado Senhor Jesus (2 Pe 3:12).

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