-Tema: ESCATOLOGIA
Apocalipse 1.19
-Introdução: A primeira palavra do livro é expressão grega Apoka/luyi (apokálypsis) que significa revelação lhe dá o título e também introduz o assunto do livro1. O que está sendo revelado, antes estivera oculto e guardado, mas agora é descoberto. Por isso o estudo do Apocalipse é uma busca constante de Revelação que nos faz depender do Espírito Santo (II Pedro 1.20,21).
Você compreende o Apocalipse?
Vamos entender um pouco sobre a literatura e linguagem apocalíptica:
1- Literatura Apocalíptica:Apocalipse 10.4 “E, sendo ouvidas as vozes dos sete trovões, eu ia escrevê-las, e ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas”.
A literatura apocalíptica era comum em tempos de crise. Vários textos apocalípticos podem ser reconhecidos nos livros de Ezequiel, Daniel e Zacarias, além de inúmeros apócrifos de conteúdo apocalíptico. Existe um ar de mistério no texto (como citado acima), para ocultar o que não deveria ser revelado aos perseguidores.
Alguns aspectos sobre a literatura do Apocalipse de João:
- a) Autor: o apóstolo João, filho de Zebedeu (Marcos 15.40,41), o mesmo que escreveu o evangelho segundo João e as três cartas pastorais chamadas joaninas. Já idoso e prisioneiro na ilha de Patmos, de onde enviava seus escritos às Igrejas (Apocalipse 1.9).
- b) Época: em torno do ano 93 d.C. Um tempo de severa perseguição aos cristãos durante o reinado do imperador Domiciano (81-96 d.C.).
- c) Leitores: os primeiros leitores do Apocalipse foram os cristãos da Ásia Menor onde estão as sete Igrejas citadas no livro (Apocalipse 1.11).
Era um estilo literário muito usado semelhante às charges e críticas políticas onde se quer dar a mensagem sem deixar claro quem está dizendo e de quem está falando.
O Apocalipse é uma mensagem de Deus para seu povo!
2- Linguagem Apocalíptica: Apocalipse 14.13 “E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam”.
A metodologia de comunicar a mensagem era muito simples e popular usando figuras representativas de sua época inspirados em histórias do povo, principalmente do Antigo Testamento. As lembranças tinha função didática de trazer à memória os livramentos que o povo já tinha recebido e em seguida traz promessas de salvação.
Algumas características da linguagem apocalíptica são:
- a) Carta circular: a mensagem embora direcionada a um grupo específico, também deveria ser multiplicada para outros leitores tornando-se uma carta circular2. As cartas ás Igrejas da Ásia Menor foram lidas em todas estas e em muitas outras comunidades.
- b) Profecia: a mensagem é claramente profética, uma continuação do ministério dos antigos profetas denunciando o erro e apontando para o futuro.
- c) Esperança: as palavras dos textos apocalípticos trazem esperança para os leitores que estão passando por perseguição.
A linguagem apocalíptica está recheada de figuras do Antigo Testamento que facilitam a compreensão para os estudiosos das Escrituras quando aplicados ao entendimento para a época em que foi escrito. Os ícones usados no texto podem ser renovados em cada geração quando as profecias se aplicam aos problemas sociais.
O Apocalipse traz uma resposta de esperança ao sofrimento!
O Apocalipse é uma Revelação!
-CONCLUSÃO: Apocalipse 21.5 “E, o que estava assentado sobre o trono, disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”.
A mensagem apocalíptica ensina fazer uma RELEITURA DO PASSADO com uma APLICAÇÃO PARA O PRESENTE e aponta para ESPERANÇA NO FUTURO.
Quem pensa que o Apocalipse anuncia desgraças é porque certamente não conhece a as Boas Novas do Evangelho da Graça.
Para entender o Apocalipse é preciso estudar a Bíblia toda para encontrar os personagens e figuras usados no livro (João 5.39) e sempre buscar revelação do Espírito Santo (João 14.26).
O Apocalipse é uma mensagem para a Igreja hoje!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!