Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim. Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. 2 Coríntios 1:19-20.
Quando falamos sobre vida espiritual, precisamos entender o que é realmente a morte, porque a vida espiritual é a vida que sai ou nasce da morte. A nossa vida natural existe até a morte, e a morte é o fim dela. Essa é a nossa vida natural, mas a vida espiritual começa do outro lado da sepultura. A vida espiritual com o nosso Senhor é a vida de ressurreição. E para haver ressurreição é necessário haver morte. Francisco de Assis já dizia: “E é morrendo que se renasce para a vida”. Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer. 1 Coríntios 15:36.Em nosso texto base há uma palavra que nos chama nossa atenção: “Sim em Cristo”. Primeiro há a sentença de morte, depois o sim em Cristo. O que Paulo quer dizer? Apenas uma coisa: vida espiritual é o sim em Cristo. A vida espiritual é a vida genuína em Cristo. Também temos em nosso texto o “amém para a glória de Deus”. Deus é o Deus do amém. Podemos ver isso em Isaías, quando Ele diz: De sorte que aquele que se abençoar na terra, pelo Deus da verdade é que se abençoará; e aquele que jurar na terra, pelo Deus da verdade é que jurará. Isaías 65:16a.
E a palavra verdade é realidade, é amém. Qualquer um que queira abençoar, abençoe pelo Deus do amém. Quando o Senhor se dirige à igreja em Laodiceia, Ele diz: Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Apocalipse 3:14.
Cristo chama a Si mesmo de Amém. Nós usamos o amém no final das nossas orações. Em hebraico, amém significa: “Isso é verdade, isso é fiel, isso é certo, assim seja, assim será feito”. Há um Amém em Cristo; há um Amém em Deus que devemos conhecer. Deus é o Deus do Amém. Cristo é o Amém. Se você quiser usar palavras modernas, diga apenas: “Sim”. Nas orações dizemos amém e sim. Na verdade é tudo a mesma coisa. Um está falando em hebraico e o outro em português. Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça. Salmos 66:20.
Talvez vocês já notaram que nosso Senhor tem uma forma predileta de Se expressar no Evangelho de João. Todos nós temos nosso modo de expressar, e o Senhor tem o Dele. Frequentemente, ao começar a falar, Ele diz: “Em verdade, em verdade, eu vos digo”. O que é em verdade, em verdade? “Amém, amém” eu vos digo. “Sim, sim” eu vos digo. Essa expressão é usada no Evangelho de João 24 vezes. Se tiver tempo, faça uma contagem. Amém, amém e Sim, sim. Por quê? Porque Ele é o grande Amém. Tudo Nele é sim. É real, é verdadeiro. E com certeza a expressão “em verdade” foi usada nos demais evangelhos também. A realidade está em Cristo. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:14.
Jesus Cristo é a nossa realidade, por isso Ele é o Amém. Em outras palavras, qualquer coisa que não seja Cristo, qualquer coisa que não seja de Cristo não é vida espiritual. Qualquer coisa que seja Cristo e de Cristo, isso é real; isso é realidade; isso é vida espiritual. Essa é uma grande declaração se você realmente entende o seu significado. Sim em Cristo; isso quer dizer que qualquer coisa que está em Cristo é sim. Cristo é a Verdade; Cristo é a realidade. Qualquer coisa que não seja Cristo não é verdadeira; não é real; não é de Deus. Todas as promessas de Deus são sim em Cristo, para que pela preeminência de Cristo Deus seja glorificado. Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36.
Todas as promessas de Deus são sim Nele. Não é na doutrina, nem no ensino ou na história. Sim, você precisa ter a história e o ensino, mas é mais profundo do que ter a história e o ensino. Por trás da história existe um sim; por trás do ensino há uma realidade, mas você não toca na realidade até que toque em Cristo. Você pode conhecer a história sobre o Senhor Jesus, mas se não O conhece, não há salvação. Você pode entender o ensino da salvação, mas se não tocar em Cristo, não há salvação. É irreal. Não há vida. A vida só está em Cristo. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. João 11:25.
Vida espiritual não é conhecer algo sobre Cristo. Vida espiritual não conhecer ensinos e histórias. Tudo isso é importante, mas vida espiritual é Cristo em nós. Só em Cristo você encontra a realidade. Cristo é a nossa Sabedoria, Justiça, Santidade e Redenção! Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, 1 Coríntios:1:30.
Por outro lado o “não” indica a vida natural. A nossa vida natural é caracterizada pelo não. O que é a vida natural? A vida natural é a vida caída. Desde o tempo de Adão, quando ele se rebelou contra Deus, ele disse “não” a Deus. Esse “não” é o nosso sangue. Nossa vida é negativa. Nossa vida é rebelde. Não existe “sim” em nós. Quando nosso Senhor Jesus veio a este mundo, Sua vida foi sim. Não importava o que O confrontava, quais problemas O cercavam, que tipo de pessoas Ele encontrava, sempre havia um sim para o Pai dentro Dele, porque essa era a Sua vida. Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. João 4:34.
O texto que iniciamos nos ensina que tantas quantas forem às promessas de Deus está Nele o sim. Por que pedimos então coisas a Deus? Ou não conhecemos as suas promessas ou não cremos nelas. Deus é o que fez a promessa e o que realiza essa promessa. É por Ele o assim seja, porque o Amém é Cristo. Para conhecermos as suas promessas é necessário lermos a Sua Palavra: Buscai no livro do SENHOR e lede: Nenhuma destas criaturas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a boca do SENHOR o ordenou, e o seu Espírito mesmo as ajuntará. Isaías 34:16.
Quando se trata da Palavra de Deus, precisamos recorrer ao bendito Espírito Santo para nos revelar toda a realidade da Verdade que está em Cristo Jesus. O Espírito Santo é o Espírito da realidade, da Verdade. A letra mata, o Espírito vivifica. Quão frequentemente nós vivemos na letra! Somos corretos, somos ortodoxos, somos bíblicos, somos precisos, mas a letra mata. Não há vida. É o Espírito quem nos dá vida. O Espírito nos conduz à vida porque é o Espírito Santo quem torna Cristo real em nós. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.João 16:14.
É Cristo crescendo em nós, formado em nós. Como isso é realizado? É o Espírito Santo quem abre nossos olhos e nos revela Cristo. Essa é uma das maiores obras do Espírito Santo. Precisamos ver que a Dádiva e o doador são Um. Não se trata de Ele dar vida a nós e dizer: “Agora ela é de vocês; vá e vivam”. Não, Ele dá a Si mesmo a nós como vida para vivermos. A vida espiritual exige a perda da nossa própria vida, a fim de que Cristo possa ocupar esse lugar. Essa é a vontade de Deus. A vida espiritual é Cristo, sim em Cristo. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém!Romanos 16:24.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!