Aprendendo a perdoar
Introdução
Não é fácil suportar quando somos feridos e machucados, porém precisamos aprender o principio do perdão. Perdoar não é uma opção nossa, mas um dever. Jesus nos ensinou que se não perdoarmos aqueles que nos ofendem, também Deus não nos perdoará (Mt 6:14, 15). Perdoar talvez seja a tarefa mais difícil que tenhamos de passar na nossa trajetória de vida Cristã. Quando somos maltratados, nos sentimos pisados e inferiorizados. O que fica latejando é um sentimento de vingança da afronta que recebemos. Porém, a Bíblia nos ensina a perdoar.
Mas, afinal, o que significa realmente perdoar? Porque o perdão é algo essencial em nas nossas vidas? Perdão na língua grega tem três palavras:
1. APHIEME – significa ser redimido da punição, que lhe era devida; completa remoção da ofensa.
2. APHESIS – significa exoneração, libertação.
3. APOLUO – significa ser solto, ir embora, não prender, não reter.
Existem duas situações a qual devemos perdoar:
1. Quando estivermos na condição de ofensor. (Mt 5:23, 24).
2. Quando estivermos na condição de ofendido. (Lc 17:3,4).
A grande lei do perdão: “perdoai e sereis perdoados” em outras palavras, a medida que você solta o outro, você também é solto. A medida que você prende o outro, você é preso também. Não é possível separar o nosso perdão ao próximo do perdão que esperamos receber de Deus. Há pessoas que por mais que tentem não conseguem perdoar. Perdoar significa passar uma borracha, cancelar a divida, não guardar mágoas ou ressentimentos.
Porque devemos Perdoar?
1. Porque o perdão é o ápice do amor. É o amor de Deus que esta em nós, que nos capacita a perdoar pessoas que nos entristeceram. “...Porquanto o amor de Deus esta derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado”. Romanos 5:5. Quando você perdoa, esta provando que o seu coração foi inundado pelo amor de Deus. “O que encobre a transgressão promove o amor, mas o que renova a questão separa os maiores amigos”. Pv 17:9. Quando somos dominados pelo amor, passamos a compreender que o perdão é essencial e divino, pois Deus é perdoador. “Mas contigo esta o perdão, para que sejas temido”. Sl 130:4.
2. Porque o perdão é extremamente importante para o bem-estar físico, emocional e espiritual.
As pesquisas revelam que muitas pessoas que estão internadas nos hospitais em um leito de dor ou em salas de cirurgias poderiam não estar lá se simplesmente resolvessem perdoar. Isto é um fato com provado cientificamente. Segundo pesquisas a mágoa é responsável por um grande numero de doenças. A mágoa afeta o sistema imunológico fazendo com que o organismo fique indefeso e passivo, vírus, bactérias, germes e fungos geradores de doenças. Quem tem mágoa geralmente adoece, além de encurtar o tempo de vida, vive sem qualidade e completamente deprimido, triste e muito infeliz.
Quando não conseguimos perdoar, vivemos padecendo lembranças amargas do mal que sofremos. É como uma ferida que nunca cicatriza.(Jo 3:16). “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Efésios 4:32. A palavra de Deus também nos ensina que jamais devemos retribuir com mal a ofensa que recebermos (Pv 24:29). O perdão é uma decisão sábia daqueles que querem agradar a Deus e desejam ter uma vida saudável e feliz (Lc 17:3, 4).
3. Porque o perdão é um mandamento do Senhor.
Em nenhum momento, encontramos uma passagem bíblica na qual Jesus nos peça para perdoar. Perdoar é um mandamento. Trata-se, portanto, de um imperativo. É pega ou largar, ou você perdoa, ou pai celestial não perdoará as suas ofensas (Mt 6:12). “Não julgueis, e não sereis julgados. Não condeneis, e não sereis condenados. Perdoai, e perdoar-vos-ão. Daí e dar-ser-vos-á. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos darão. Pois com a mesma medida com que medirdes vos medirão também”. Lc 6:37, 38. Aquele que não perdoa faz estagnar sua vida espiritual, pois também não recebera perdão (Mt 18:23-35).
4. Porque quando perdoamos Satanás é vencido.
O apostolo Paulo foi um homem extremamente usado pelo senhor. Dos 27 livros que compõe o novo testamento, 13 foram escritos por ele. Mas tudo isso só foi possível porque ele aprendeu a perdoar.
“A quem perdoardes alguma cosa também eu, E o que eu perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo, para que não sejamos vencidos por Satanás. Pois não ignoramos seus ardis”. I Co 2:10,11. Existem muitas pessoas que até começam bem na caminhada da fé, mas no decorrer da caminhada se perderam, fracassaram, simplesmente porque são orgulhosos, não querem perdoar. É triste ver pessoas que poderiam esta vencendo, serem vencidos por Satanás.
Um homem chamado John Oglethorpe, conversando com John Wesley, um grande pregador fez, certa vez, o seguinte comentário: "eu nunca perdôo." Wesley, sabiamente, respondeu: "Então, eu espero que o senhor nunca peque”. Como tratamos seremos tratados. Como julgamos seremos julgados.
Conclusão
Sem o perdão é difícil nos livrarmos dos obstáculos que nos impedem de termos comunhão com Deus. Por isso aprenda a perdoar. O perdão alivia, diminui o sofrimento e traz paz e renovação de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!