Carta de Judas
1 Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo:
2 Misericórdia, paz e amor vos sejam multiplicados.
3 Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos.
4 Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.
5 Ora, quero lembrar-vos, se bem que já de uma vez para sempre soubestes tudo isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
6 aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia,
7 assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
8 Contudo, semelhantemente também estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda autoridade e blasfemam das dignidades.
9 Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda
10 Estes, porém, blasfemam de tudo o que não entendem; e, naquilo que compreendem de modo natural, como os seres irracionais, mesmo nisso se corrompem.
11 Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré.
12 Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas;
13 ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas.
14 Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos,
15 para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram.
16 Estes são murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências; e a sua boca diz coisas muito arrogantes, adulando pessoas por causa do interesse.
17 Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
18 os quais vos diziam: Nos últimos tempos haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias concupiscências.
19 Estes são os que causam divisões; são sensuais, e não têm o Espírito.
20 Mas vós, amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
21 conservai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.
22 E apiedai-vos de alguns que estão na dúvida,
23 e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, abominação até a túnica manchada pela carne.
24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos,
25 ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.
(É importante lembrar que Judas, não é o Judas Escariotes que traiu o Senhor Jesus)
Examinando a carta de Judas à igreja vemos que ela cita seis tipos de rebelião:
1- O povo rebelde de Israel no deserto (Êxodo)
2- Os Anjos rebeldes que se contaminaram com mulheres (Gn 6)
3- Sodoma e Gomorra – A concupiscência da carne (Gn 18,19)
4- Caim – rejeição de reconciliação com Deus e seu crime de sangue (Gn 4)
5- Balaão – Profeta que se “vendeu” para profetizar contra Israel (Nm 23)
6- Coré – Rebelião contra Moisés, o escolhido de Deus (Nm 16)
Após relacionar esses eventos, a carta de Judas traz em seguida o testemunho de Enoque, o qual foi arrebatado para o Senhor conforme Gênesis 5:24..
Não é coincidência que o livro de Judas é o último livro antes do Apocalipse e aquilo que ele nos apresenta nos ensina muito sobre os tempos do fim.
Judas sinaliza para o que viria a acontecer com o mundo e a igreja nos últimos dias tendo sido colocado exatamente antes do livro do Apocalipse?
Judas compara essas coisas através de eventos distintos, em diferentes tempos e épocas da história da humanidade e do povo de Deus.
Judas nos lembra da rebeldia do povo de Israel no deserto, da rebelião contra Deus dos anjos caídos no meio dos homens antes de Noé, da prostituição disseminada em Sodoma e Gomorra da época de Abraão em rebelião contra a Palavra de Deus, do crime de sangue de Caim ao assassinar seu irmão Abel no início da história do homem, do uso das coisas espirituais com intenções comerciais de Balaão na época em que o Povo de Israel caminhava em direção a Canaã depois de ter saído do Egito, e por fim, de Coré, que era da tribo de Levi, que se rebelou contra o ministério de Moisés e Aarão.
Porventura não estamos vivendo hoje as consequências da ação de todas essas coisas ao mesmo tempo?
1- Estamos presenciando o povo de Israel retornando “a terra prometida” em cumprimento as Escrituras Sagradas, pois Deus prometeu que os espalharia pela face da terra e seriam perseguidos pela espada por causa de sua rebeldia, (Levítico 26:33) porém, no final os introduziria novamente na terra que deu aos seus pais, depois de muitos anos, (Dt 30). Apesar de estarem retornando à terra o povo de Israel ainda continua rebelde a Deus, pois não aceitou a sua salvação através de seu Filho Jesus Cristo. Esse povo, Assim como foram castigados no deserto, também o serão novamente nos últimos dias através da grande tribulação que virá sobre a terra.
2- Com relação aos anjos caídos, os quais nada mais são do que demônios, temos visto a ação deles no meio dos povos e das nações.
No Brasil, alguns querem impor o culto a demônios como se fosse a cultura do povo como é o caso do candomblé, trazidos pelos negros da África, e alguns apresentam à sociedade como se fosse a cultura afro que precisa ser respeitada, preservada e inclusive adotada!
Intelectuais ateus, não conhecedores da Palavra de Deus e não tementes a Deus, tentam impor essa cultura ao Brasil, como se o Brasil fosse a África e devesse adotar os mesmos costumes e cultos.
O Brasil não é a África, e felizmente muitas pessoas no Brasil, com descendência africana, inclusive na Bahia, cultuam hoje o Deus vivo e são nascidos de novo através do sangue derramado na cruz pelo Senhor Jesus, o Filho de Deus!
O candomblé e suas variações nada mais são do que manifestações de demônios, com ações malignas no meio do povo. A suas manifestações são manifestações das trevas, através daquilo que existe de pior para o homem, com sacrifícios de animais, bebidas alcoólicas, drogas, etc e uma linguagem de blasfêmia contra os filhos de Deus!
Vemos também fortemente a ação demoníaca nos meios de comunicação atualmente, principalmente em atividades destinadas ao público infantil e juvenil. A quantidade de filmes e desenhos animados com manifestação de feitiçaria, magia, figuras demoníacas das mais diversas, dragões, ogros, seres extraterrestres ou figuras terríveis de personagens que são tratados de maneira equivocada como manifestações do bem, para que crianças e jovens tenham os seus valores invertidos e sejam distanciados cada vez mais da Palavra de Deus e dos valores cristãos.
3- O Sodomismo nos dias atuais tem transformado inclusive até as leis da sociedade, contrariando a Bíblia e até as leis mais antigas das nações!
O sexo livre na sociedade, o sexo em idade precoce, o homossexualismo, a sensualidade desenfreada nos meios de comunicação, a aceitação da infidelidade e de experiências extra-conjugais dos mais diversos tipos tem se tornados banais nos nossos dias.
Esse tipo de pecado também invadiu as igrejas, e, aquilo que deveria ser considerado escândalo no meio do povo de Deus têm sido ignorado nos púlpitos. Há muitos membros da igreja e pastores que estão envolvidos em relações pecaminosas nessa área e isso tem se tornado cada dia mais comum.
Muitos jovens na igreja não estão sendo orientados corretamente e além da questão da sensualidade e da prática sexual sem compromisso estão se envolvendo também com vícios como álcool, drogas e músicas mundanas!
4- Vemos O espírito de Caim agindo fortemente na sociedade! O número de assassinatos cresce a cada dia a olhos vistos a ponto de muitos considerarem que os bandidos estão soltos e as pessoas de bem estão presas em suas casas!
A imprensa noticia com freqüência sobre assassinos seriais, bem como a morte de policiais e de roubos seguidos de morte diariamente!
Vemos com freqüência também o assassinato de filhos por pais e de pais por filhos! A vida humana tornou-se algo sem valor por parte daqueles que não conhecem a Deus!
A imprensa internacional noticia diariamente decapitações ou assassinatos de pessoas inocentes por organizações terroristas que matam em nome de seus deuses, que certamente não é o Deus verdadeiro, o qual condena os crimes de sangue entre os homens!
5- O espírito de Balaão tem varrido as igrejas no mundo inteiro!
As distorções do evangelho se multiplicaram e o evangelho da salvação de almas tornou-se o evangelho da prosperidade e das bênçãos terrenas!
Alguns tele-pastores, lobos vestidos de ovelhas, têm enganado a muitos, oferecendo-lhes aquilo que seus corações pecaminosos desejam! Muitos pastores dizem que precisam ensinar os cristãos a prosperarem e existem falsos mestres “especialistas” no ministério da prosperidade!
O homem passou a determinar e profetizar para os seus próprios deleites, esquecendo-se que ao Senhor Jesus pertence toda autoridade nos céus e na terra,pois ela lhe foi dado pelo Pai após a sua morte na cruz e sua ressurreição aos céus!(Mt 28:18)
Igrejas e pastores têm “vendido” um evangelho de riquezas materiais e estão ricos perante o mundo atual, porém miseráveis diante de Deus e seu destino final é o fogo do inferno, juntamente com todos os ímpios deste mundo, com satanás e com seus anjos caídos!
7- Coré era descendente da tribo de Levi, a tribo escolhida por Deus para servi-lo em seus santuários, porém voltou-se contra as ordens de Deus ao se rebelar contra àqueles que manifestavam verdadeiramente a vontade de Deus, que eram Moisés e Arão.
Moisés e Arão eram a “boca de Deus” diante do povo de Israel que caminhava pelo deserto em direção à terra de Canaã. Eles conduziam o povo segundo as ordens de Deus e não segundo os seus próprios desejos.
Coré certamente não tinha comunhão com Deus e não conhecia a vontade de Deus, porém manifestou-se contra aqueles que conduziam o povo segundo o que Deus ordenava.
Quantos pastores do tipo Coré existem hoje! Homens que não conhecem a Deus e não possuem intimidade com Deus, porém estão conduzindo homens e mulheres segundo os seus próprios pensamentos e segundo os seus interesses. São guias cegos, conduzindo cegos conforme nos ensina o Senhor em Mateus 15:14. (“Deixai-os: são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco”)
O Senhor fez com que Coré e seus filhos fossem engolidos vivos pelo abismo, e assim serão com os que estão em rebelião contra a Palavra de Deus nestes tempos!
A maioria das pessoas que estão na igreja hoje, consideram que estão seguindo a Cristo pois vão à igreja, cantam no coral, ou “fazem parte do louvor”, ou do grupo de oração, ou possuem cargo, contribuem ou simplesmente vão sempre á igreja!
Judas nos exorta no verso 5 Ora, quero lembrar-vos, se bem que já de uma vez para sempre soubestes tudo isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
Também vemos em 1ª. Corintios 10 de 1 a 5: 1 Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar;
2 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés,
3 e todos comeram do mesmo alimento espiritual;
4 e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram prostrados no deserto.
6 Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
O fato de freqüentarmos uma igreja não nos garante que sejamos salvos, aliás muitas igrejas de hoje são mais obstáculos para a salvação do que o caminho para ela.
A apostasia tem se instalado fortemente nos templos e um outro evangelho tem sido pregado,apesar de continuarem a usar o nome do Senhor Jesus para respaldá-los. Por isso o Senhor nos avisou que muitos viriam em seu nome e enganariam a muitos! (Mt 24:11)
O único caminho é seguir a Cristo, é conhecê-lo e praticar aquilo que ele nos pede.
Você deve entender que é pecador e que precisa do perdão de Cristo para ser salvo! E o perdão não tem preço de homem, o perdão é pela graça, por causa do amor com que o Senhor Jesus te amou! (Pela graça sois salvos, mediante a fé) Efésios 2:8.
O amor tem esfriado no meio do povo porque a igreja não exorta mais o povo a amar o próximo e amar a Deus acima de todas as coisas!
Quando não há consciência do seu pecado e do perdão de Deus ninguém consegue amar sem interesse pessoal!
As pessoas não aprendem o verdadeiro amor porque não sentem seus pecados! Não sabem que foram amados e perdoados gratuitamente e que por isso precisam amar e perdoar gratuitamente também, sem nenhum outro interesse!
A Igreja tornou-se um aglomerado de pessoas que se identificam como “crentes”, mas não significa necessariamente que “gostam” um do outro, e é perceptível também que muitos já não confiam mais um no outro, pois não praticam oEvangelho.
São parte da “Igreja”, mas, são mais do que nunca individualistas ou confiam apenas naqueles que fazem parte de seus pequenos grupos de relacionamento ou de interesse, ou seja, os seus próximos “mais próximos”!
O objetivo primordial da igreja não deveria ser o de melhorar ou reformar o mundo para que a humanidade continue a viver nele em pecado, mas o objetivo maior da Igreja deve ser o de salvar as almas e aperfeiçoar os santos para prepará-los para o Reino de Deus (Ef 4:11-13). E sem Amor ninguém é aperfeiçoado! (1ª. João 4)
Judas nos sinaliza, ao falar de Enoque, o qual foi trasladado, ou seja, foi arrebatado pelo Senhor. O testemunho de Enoque e o seu arrebatamento é uma exortação para a igreja deste tempo. Enoque “andava” com Deus, ou seja, enoque tinha uma vida íntima com Deus por isso Deus o tomou para si! Assim ele fará com os que o amam de verdade!
Estamos vivendo tudo aquilo que Judas relata e que apresentamos acima; falta-nos apenas o arrebatamento, assim como aconteceu com Enoque.
Com certeza, diante de tantos sinais que este início de século nos apresenta, estamos nos aproximando desse tempo, e a igreja talvez não esteja vivendo aquilo que o Senhor Jesus ensinou quando veio a este mundo: Arrependei-vos, pois é chegado o reino! (Mt 4:17)
Creia que quando o Senhor diz que nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor,entrará no reino dos Céus (mt 7:21). Examine-se e prepare-se, vivendo o amor de Deus verdadeiramente, para não ser esquecido no dia que o Senhor retirar a sua igreja verdadeira!
O arrebatamento da igreja não demora e você precisa estar preparado. Ninguém se prepara minutos antes, lembre-se da parábola das 10 virgens, metade delas estavam desapercebidas e você pode estar também. Você precisa de tempo para se preparar, você precisa ter intimidade com Deus, e Ele tem lhe dado esse tempo, porém os dias se abreviam!
Pergunte a si mesmo o quanto você ama a Deus! Você o ama acima de “todas as coisas?” Você o ama acima de sua família? Acima de seus bens ou seu trabalho?
Lucas 10:27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E o seu próximo? Você entende que deve perdoar os que te prejudicaram ou te magoaram ou te fizeram mal e deve amá-los?
Mateus 5:44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;
1ª. João 4:20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu.
Bom, talvez isto não esteja sendo mais ensinado na Igreja nos dias de hoje, mas isso é o Evangelho que você precisa crer e praticar para ser salvo. Esse é o Evangelho verdadeiro! Examine-se e examine as Escrituras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!