A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A
RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE
Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e desprezo eterno ( Dn 12.2)
Essa afirmativa do Senhor nos dá a certeza que temos um espírito imortal, e no último dia, seremos ressuscitados para um juízo final, mas nos dá também a confortável esperança que haverá um juízo justo, e a oferta da Salvação para todos os que se arrependeram das más obras, que se converteram e foram lavados e remidos no sangue do Cordeiro de Deus, e cada um será julgado segundo as suas obras.
Disse Jesus: Vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a minha voz.
E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal para a ressurreição da morte ( Jo 5.28, 29)
O Senhor nos assegura que o espírito imortal, tem apenas dois lugares onde passará a eternidade; a saber, a vida eterna com o Senhor Jesus Cristo, ou o fogo eterno com o diabo e seus anjos malignos, mas o misericordioso Deus prova o seu amor pelos pecadores, deu seu único filho a morrer na cruz em sacrifício vivo, e pela aspersão do seu sangue remiu dos pecados os que crêem no seu nome, para que não pereçam no fogo do inferno, mas tenham a vida eterna, junto aquele que nos amou.
Disse Jesus: Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente ( Lc 16.19-31)
Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele, e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado.
E, no Hades (quer dizer inferno), ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Nesta ilustração alegórica, o Senhor Jesus descreve uma visão exata sobre o destino das almas, os que morrem na impiedade, sem o arrependimento, sem ter se convertido das más obras e sem ter feito uma reconciliação com Deus.
Ele faz uma elucidação comparando um homem rico que vivia todos os dias em regalia esplêndida, com um pobre mendigo chamado Lázaro, o qual se alimentava das migalhas que caiam da mesa do rico.
Porventura estariam os ricos previamente condenados e os pobres salvos? Não, o Senhor não está antecipando a condenação para os ricos, embora o Senhor Jesus Cristo tenha declarado que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino do Céu (Mt 19.24), o homem rico aqui está figurado pela vaidade, luxuria, avareza, confiança no poder econômico, inclinação aos prazeres da carne, isso é tanto para ricos como para pobres, enfim, o hades está reservado para os desobedientes aos mandamentos do Senhor, independente da situação econômica ou classe social.
Ainda hoje é assim, quem estenderá a sua mão para os caídos? Muitos que podem ajudar o seu próximo, fazer caridade, mas não as fazem, preferem dar as sobras aos necessitados, às migalhas que caem da farta mesa.
Lázaro, o pobre mendigo, humilde, limpo de coração, desprovido de toda vaidade, que não deposita o coração nas coisas deste mundo; e nem na incerteza das riquezas; mas em Deus que está com os ouvidos atento as orações dos justos.
Lázaro é o testemunho dos perseguidos, presos, torturados e mortos por amor ao nome do Senhor, mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou e se entregou a si mesmo em sacrifício vivo, por nós pecadores.
Precisamos evidenciar que o hades (lugar de tormenta) e o seio de Abraão (lugar de repouso e paz) ainda não é o destino definitivo das almas.
Nesta parábola, o Senhor nos faz conhecer o espaço que os espíritos permanecerão depois da morte carnal, até o julgamento final, mas o grande e terrível dia do Senhor ainda está por vir, tanto que neste mesmo texto (no versículo 27 - 29), o rico disse: Rogo-te, pois, o Pai, que mandes Lázaro a casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, afim de que não venham também para este lugar de tormento.
Porém o Senhor lhe respondeu: Têm Moisés e os seus profetas, ouçam-nos.
Essa afirmativa do Senhor não nos deixa qualquer dúvida quanto aos que morrem, os quais, não ficam vagando entre os viventes, como prega a doutrina do espiritismo chamada reencarnação, mas cada um permanecerá no lugar merecido, conforme as suas obras, aguardando o julgamento final, o grande e terrível dia do Senhor Jesus Cristo.
Uma vez morto, também não haverá nova oportunidade de arrependimento, porque o tempo aceitável do Senhor já não existe mais.
HADES: INFERNO, PRISÃO ESPIRITUAL, LUGAL DE TORMENTA
2 Pe 2 4-9, relata que, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo; e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios.
Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados.
Disse Jesus: E digo-vos, amigos meus: não temais os que matam o corpo e depois não têm mais o que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei ( Lc 12.4, 5)
Salmo 9.17 diz: Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus.
QUEM RESSUSCITARÁ PARA CRISTO NO JULGAMENTO FINAL?
No Evangelho de Mateus 25.31 a 46, disse Jesus: No Evangelho, por ocasião do julgamento final, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
O Senhor Jesus Cristo, revela que serão arrebatados para a vida eterna os que amaram ao Senhor Deus e Pai, acima de todas as coisas, e ao próximo verdadeiramente com caridade, como amam a si mesmo. Mas quanto aos que negligenciaram esse amor, irão esses para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.
E vi os mortos, grandes e pequenos que estavam diante do trono, e abriram-se os livros, e abriu-se outro livro que é o livro da vida, e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, cada um segundo as suas obras (Ap 20.12, 15)
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo, esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
A NOVA JERUSALEM
A Palavra descreve: E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa adornada para o seu marido (Ap 21.1-7)
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
E disse Deus: Eis que faço nova todas às coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fieis.
E disse mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer herdará todas estas coisas; e eu serei o seu Deus e ele será o meu filho.
A mente humana na eternidade terá um conhecimento NÍTIDO E INVARIÁVEL do caráter de Deus. O atributo específico que você conhecerá acima de todos é a Sua santidade. Sua divina santidade, conforme nos diz Hc 1:13, é assim: “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar.” Sim, Deus é santo. Deus odeia o pecado.
Sua santidade, como todos os Seus demais atributos, é viva e ativa, e forçosamente se manifesta. Sua ira santa forçosamente ferirá o pecado se for achado em você, assim como feriu o pecado quando foi achado em Jesus Cristo, seu Filho, ao tomar o lugar do Seu povo pecaminoso.
Que dia terrível será quando o pecador for levado à presença de Deus para enfrentar uma eternidade num estado de ódio contra o Deus santo e justo! Clamará como aqueles em Ap 6:16: “Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro.” E não haverá fuga desse conhecimento do pecado, e da santidade de Deus. É isso que tornará o inferno aquilo que é.
Compreenda bem, de toda a alma! O estado futuro de quem está sem Cristo será a vista aberta e inevitável de Deus.
É assim que ensina Lc 16. Você nunca poderá olhar em nenhuma direção na eternidade sem contemplar Aquele a quem você odeia: o Deus Santo e justo.
Porque você odeia a santidade e ama o pecado, você olhara para Ele e morderá a língua em agonia, e não haverá arrependimento no seu coração, porque no inferno não existe arrependimento.
Não! Nada senão o remorso, aquela tristeza segundo o mundo, que opera a morte. “Os homens remordiam as línguas por causa da dor que sentiam, e blasfemaram o Deus do céu por causa das angustias e das úlceras que sofriam; e não se arrependeram de suas obras” (Ap 16:10-11).
Por outro lado, os que amam o Senhor e morrem no Senhor, que têm dito como Davi: “Damos graças e nos alegramos ao lembrar-nos da tua santidade” contemplá-lo-ão e O adorarão por Seu dom inefável, pelo próprio Senhor Jesus Cristo.
Que bênção será ver Aquele que minha alma ama em Quem me deleito!
Caro leitor, quero fazer-lhe uma pergunta, que você deve responder do fundo da alma: você já viu, mediante o Espírito Santo, a santidade de Deus por contraste com a sua iniqüidade? Você já foi levado a ver a justiça de Deus comparada com a sua própria pecaminosidade? Ore para que Deus lhe mostre a você mesmo, para então lhe mostrar a Ele mesmo.
Pense bem! Não se console com idéias da possibilidade de uma segunda oportunidade depois da morte, ou de um lugar intermediário entre o céu e o inferno, onde sua alma poderá sofrer por algum tempo e depois passar para o céu.
Não se console imaginando que alguém poderá orar e fazer você sair do inferno. Essa doutrina, que o mundo acha consoladora, não é ensinada na Palavra de Deus. Trata-se de uma das muitas mentiras que o diabo tem ensinado.
A Palavra de Deus declara inconfundivelmente que quando o crente chegar a ausentar-se deste corpo, será para ficar presente com o Senhor, e isto imediatamente depois da morte. Quanto ao incrédulo, a Palavra também diz com clareza que no inferno, estando em tormentos, levantará os olhos… e isto imediatamente após a morte.
Não se console pensando que simplesmente porque algum pregador ou sacerdote venha a dizer algumas coisas agradáveis a respeito de você, depois de você ter morrido que tudo irá bem. Deus, pois, não julga as pessoas segundo as aparências (Gl 2:6; Rm 2:11). Não console, ainda, a sua alma imortal com a crença que a morte é o fim de tudo.
Por mais falsos profetas e mestres que haja para torcer as Escrituras no sentido contrário, nosso Senhor não mentiu em Lc 16 quando nos revelou o estado futuro dos justos e dos ímpios.
Lembre-se sempre do seguinte: a salvação vem do Senhor, e a salvação é CONHECER A CRISTO, que a Sua preciosa Palavra revela a você como seu único Senhor e Salvador. Você conhece a Cristo naquela união viva, amorosa e perdurável?
Conhecer a Cristo é, em primeiro lugar, você conhecer a si mesmo como um pecador perdido e merecedor do inferno.
Trata-se da operação do Espírito Santo dentro de você, que leva á regeneração, por meio de entristecê-lo por causa do seu pecado, que é contra o Deus Santo a quem você tem odiado na sua rebelião contra Ele.
É ser levado a lastimar profundamente o seu pecado; é ser levado a voltar-se contra o seu pecado e para Deus; a abominar e odiar o pecado. É ser levado a clamar a Deus, rogando que o poder do pecado seja quebrantado dentro de você, no seu coração e na sua vida.
Preste atenção, caro leitor! Quando o Espírito Santo operar em você essa obra do arrependimento, ele também lhe dará fé para apropriar-se do Senhor Jesus Cristo como o único remédio que Deus oferece a você pelos seus pecados.
Quando, então, Cristo for revelado ao seu coração através da Palavra de Deus, você ficará grato porque Ele, por amor à sua alma imortal, livrou-o do abismo da corrupção, e lançou para longe os seus pecados, que nunca mais serão lembrados contra você.
Caro leitor, a coisa mais maravilhosa que poderia acontecer com você é quando o Espírito Santo operar assim no seu coração; você conhecerá a você mesmo, e a Cristo naquela união vital e vivencial.
Lembre-se, pois: o estado futuro será o estado final. O estado futuro depois da morte será um estado consciente. O estado futuro EM CRISTO será um estado de bem-aventurança, ao passo que o estado futuro fora de Cristo será contemplar, inevitavelmente, o Deus Santo contra quem pecou que nessas condições será a pior agonia do inferno.
O FOGO ETERNO PARA OS DESOBEDIENTES
A Palavra descreve também a visão para os condenados ao fogo eterno (Ap 21.8), diz:Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde como fogo e enxofre, o que é a segunda morte.
Se você ainda não teve um encontro com Deus decida agora mesmo a assim fazer e obterá a vida eterna em nome de Jesus, amém!
Seguidores
Visitantes
ATENÇÃO! ATENÇÃO!
ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!
Assinar:
Postagens (Atom)
Rádio a Última Oportunidade
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!