Seguidores

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

ESTUDO SOBRE PREDESTINAÇÃO

ESTUDO SOBRE PREDESTINAÇÃO

 

 

AS ATITUDES DE FÉ

Sempre que estamos enfrentando uma situação de extrema dificuldade, recorremos ao Senhor através da oração e Ele nos atende. Existem cerca de 8.000 promessas de vitória na Bíblia Sagrada e essas promessas foram feitas para todos aqueles que crêem. É necessário, entretanto, que as pessoas se posicionem diante dos seus desafios. Através deste estudo, nós verificaremos que Deus está disposto a cumprir todas as Suas promessas, mas para que isso aconteça Ele exige que tenhamos "atitudes de fé".

Acompanhe com a sua Bíblia:
Havia uma mulher que sofria com uma hemorragia há doze anos. Ela havia gasto tudo o que possuía com médicos, sem obter resultados. Qual foi a atitude dela, ao saber que Jesus estava passando? (Marcos 5:27,28).
O Senhor estava propenso a curá-la, mas era necessário que aquela mulher tivesse uma "atitude de fé". Por isso ela foi curada (v. 29).
Um certo dia, Jesus estava ensinando a Palavra de Deus na cidade de Cafarnaum, às margens do Mar da Galiléia. Uma imensa multidão de pessoas se aglomerou na casa onde Ele estava, a fim de ouvir os seus ensinamentos. Então alguns homens levaram até Ele um paralítico para ser curado, mas não havia como entrar na casa por causa da multidão. Qual foi a "atitude de fé" daqueles que transportavam o paralítico? (Marcos 2:4).
No versículo 5 observamos que Jesus curou aquele paralítico por causa da "atitude de fé" dos homens que o transportavam. Se eles não tivessem tido essa "atitude" aquele homem não teria sido abençoado. Assim também acontece em nossa vida nos dias atuais. Deus deseja que tenhamos "atitudes de fé".
Observe:
As suas "atitudes" podem salvar seu casamento, ou sua família.
As suas "atitudes" podem melhorar as perspectivas de uma vida saudável.
As suas "atitudes" podem lhe trazer paz interior, alegria, etc.
As suas "atitudes" podem lhe aproximar de Deus.
Mas as suas "atitudes" podem também produzir efeito contrário: podem destruir a sua vida e lhe trazer muita infelicidade.
PARA PENSAR:
As suas "atitudes" não seriam a verdadeira causa dos seus problemas? Não foi você que plantou essa infelicidade, com "atitudes" erradas?
O seu sofrimento não poderia ser solucionado com "atitudes" corajosas e de fé?
Você não estaria precisando mudar o seu comportamento (atitude)?


AS ATITUDES DE NEEMIAS

Todos nós sabemos que Israel é uma nação perseguida por seus inimigos árabes extremistas. É bastante comum ouvirmos nos noticiários internacionais sobre atentados terroristas em Israel. Na verdade, aquele povo sempre enfrentou grandes desafios. A Bíblia fala que uma vez Israel foi levado cativo para a Babilônia. A cidade de Jerusalém foi destruída, as muralhas derrubadas, suas riquezas saqueadas, etc.
No estudo de hoje, nós iremos analisar a "atitude" de Neemias quando ouviu dizer que alguns israelitas haviam permanecido em Jerusalém e estavam em situação deplorável. Com as muralhas destruídas, os inimigos invadiam a cidade e não deixavam sustento algum para as suas famílias. Era preciso que alguém fizesse alguma coisa.
Qual era a situação daqueles que habitavam em Jerusalém? (Neemias 1:3)
Muitas vezes nos encontramos em situações semelhantes.
Quando Neemias chegou em Jerusalém, qual foi a sua "atitude"? (Ne 2:17).
Era preciso que aquele povo tivesse uma "atitude de fé" e deixasse de ser "opróbrio" (vergonha).
Neemias tinha um plano de ação. Ele sabia que algo precisava ser feito e já tinha elaborado os seus planos. Para quem ele contou esses planos? (Ne 2:16).
A Bíblia diz: "Maldito o homem que confia no homem". Mantenha os seus planos em sigilo absoluto.
Se aquele povo conseguisse reconstruir as muralhas, iria proteger as suas famílias. O que Neemias disse a eles? (Ne 4:14).
Quando temos "atitude de fé" nossa família também sai ganhando.
Porque eles conseguiram levantar a primeira parte do muro? (Ne 4:6)
A maior arma do diabo é o "desânimo". É preciso ter ânimo para trabalhar e fazer a vida mudar de rumo.
O que eles fizeram que mais irritou seus inimigos? (Ne 4:7)
Os inimigos já estavam mal acostumados. É preciso que cada um descubra onde estão as suas "brechas". É por elas que os inimigos entram.
Qual foi a estratégia dos inimigos de Israel? (Ne 4:11)
Cuidado com as pessoas que estão ao seu lado. O inimigo ataca "sorrateiramente", sem você perceber, para fazer "cessar a obra" que Deus deseja fazer em sua vida.
Como eles trabalharam na reconstrução das muralhas? (Ne 4:17,18)
Mantenha-se na "vigilância". Tenha "atitude", mas fique atento.
Qual era a maior preocupação de Neemias? (Ne 4:19,20)
Neemias sabia que só venceriam se permanecessem "juntos". É por isso que os pastores procuram "juntar" o rebanho. Sozinhos não somos capazes que enfrentar os nossos inimigos.
Aprenda com Neemias. Decida mudar os rumos da sua vida. Esses ensinamentos não foram registrados na Bíblia por acaso. Foi para que pudéssemos aprender com eles.

 

A ATITUDE DE FÉ NA HORA DE IDENTIFICAR O INIMIGO


Um fabricante de sapatos resolveu enviar dois vendedores para a África a fim de exportar seus produtos. Após dez dias, o primeiro vendedor telefonou e disse: "Não há como vender sapatos aqui, pois ninguém usa. Todos andam descalços". O dono da fábrica estava desanimado, mas o outro vendedor também telefonou, dizendo: "Chefe, nós encontramos um paraíso. Vamos vender toda a nossa produção aqui, pois quase ninguém tem sapatos na África".
No estudo de hoje nós iremos verificar a importância de termos "atitudes de fé", na hora de avaliarmos as circunstâncias da vida. Precisamos olhar para o lado positivo das coisas.
Todos nós sabemos que Deus havia prometido ao povo de Israel a terra de Canaã. Era uma terra boa, que manava leite e mel. Após vagar pelo deserto durante 40 anos, eles chegaram nas proximidades da terra prometida. Então Moisés enviou 10 homens para "espiar" a terra. Quando esses "espias" regressaram, o que foi que eles disseram? (Números 13:25-33).
Observe como eles ficaram aterrorisados. A atitude daqueles homens foi vergonhosa; demonstraram total incredulidade. Eles se esqueceram da promessa que Deus havia feito e deixaram-se amedrontar pelo inimigo.
Dos 10 "espias", somente 02 permaneceram determinados a possuir a terra prometida. Esses dois homens, Josué e Calebe, tiveram uma "atitude de fé" diante dos inimigos. Qual foi o relato deles? O que eles disseram ao voltar daquela missão? (Números 14:6-9).
Quando o povo de Israel ouviu o relato dos "espias" que haviam ido à Canaã, o que acharam? (Números 14:1, 3,4).
Também não tiveram uma "atitude de fé". Foram covardes e medrosos. Não foram capazes de enxergar com olhos da fé, mas preferiram ver o lado negativo da situação. Eles olharam para o tamanho dos inimigos.
Mais tarde, outros dois "espias" regressaram à terra prometida. Chegando lá, foram ajudados por uma prostituta chamada Raabe. Essa prostituta contou aos "espias" como o povo de Canaã via os israelitas. O que ela disse? (Josué 2:9-11).
Viu só o que acontece? O povo de Israel estava com medo dos inimigos, mas na verdade, os inimigos também estavam aterrorisados por causa do povo de Israel.
CONCLUSÃO: Muitas vezes as nossas atitudes são de incredulidade. Não olhamos com os "olhos da fé" e entramos em pânico diante dos nossos inimigos. Mas na realidade, nós somos os "abençoados" de Deus. Os nossos inimigos é que devem nos temer! Aleluia!


FÉ PARA CONQUISTAR


Todos nós temos necessidade de "conquistar" alguma coisa. Alguns precisam conquistar estabilidade financeira, outros precisam de estabilidade na família, no amor, etc. Há pessoas que lutam para conquistar sua independência financeira e outras que lutam para conquistar a saúde física.
A Bíblia Sagrada afirma que nós "podemos todas as coisas" através da fé. Isto quer dizer que se agirmos pela fé, poderemos "conquistar" qualquer coisa com a ajuda de Deus.
Vamos examinar agora algumas passagens das Sagradas Escrituras:
Um rei chamado Ezequias estava com uma doença mortal. Ele queria ter saúde para lutar pelo seu povo. Ele precisava "conquistar" a sua própria saúde para depois lutar contra os inimigos do seu povo, os assírios. O que a Bíblia diz que aconteceu? (Isaías 38:1-6).
Através da fé, você pode conquistar a sua saúde e também a vitória sobre os seus inimigos. Mesmo que tudo pareça estar perdido, como era o caso do rei Ezequias, você pode "conquistar" a sua vitória, pela fé.
Uma viúva estava em situação bastante difícil. Ela quase não tinha o que comer em casa. Precisava "conquistar" o pão de cada dia para ela e seu filho. O que aconteceu? (1 Reis 17:8-16).
Um dos problemas que mais tem afetado o povo brasileiro nos últimos tempos é a falta de dinheiro. Tem muita gente endividada e até sem condições que comprar as coisas para dentro de casa. É algo que precisa ser "conquistado" imediatamente. Deus pode multiplicar o azeite da nossa botija.
Embora Jericó estivesse fortemente cercada por imensas muralhas, Deus permitiu que Israel "conquistasse" aquela cidade. Como isso aconteceu? (Josué 6:1-5).
As muralhas da cidade realmente caíram (Josué 6:20).
Nós podemos "conquistar" todos os nossos objetivos, mesmo que existam muralhas gigantescas. Deus fará cair todas as muralhas, pela fé.

 

LUTANDO PELO "SEU POVO"


A Bíblia ensina que o maior desejo de Deus é a salvação de todos os seres humanos, pois eles foram criados à Sua imagem e semelhança. O diabo trabalha para levar as pessoas ao desespero e principalmente ao afastamento de Deus, mas o Senhor tem chamado milhares de pessoas no mundo inteiro para levarem a bênção e a salvação d’Ele a toda humanidade.
Neste estudo vamos verificar que Deus dá uma importante missão para cada um de nós: conduzir a nossa família e os nossos amigos à presença do Senhor. Essas pessoas são "o nosso povo": nossos familiares e amigos. A responsabilidade de ajudá-los a encontrar os caminhos do Senhor é nossa. Se nós os conduzirmos à Deus, eles não serão mais destruídos por satanás; serão abençoados nesta terra e ainda terão seus nomes escritos no Livro da Vida. Acompanhe o estudo com a sua Bíblia Sagrada:
A Bíblia diz que houve uma época em que o povo de Israel estava vivendo momentos terríveis. Constantemente os seus inimigos invadiam seu arraial e roubavam tudo o que eles possuíam. Para guardarem os seus mantimentos eles precisavam escondê-los nas cavernas das montanhas. Veja em Juízes 6:1-5.
Um dos israelitas, chamado Gideão, estava trabalhando e o Anjo do Senhor lhe apareceu, dando ordens para que ele lutasse pelo "seu povo" (o povo de Israel). Veja em Juízes 6:11-14. Observe o que disse o Anjo: "Vai e livra A ISRAEL da mão dos midianitas". Deus queria que ele livrasse "o seu povo" dos inimigos; não lutasse apenas por ele mesmo.
Muitas vezes nós achamos que não podemos fazer nada pela nossa família. Nos sentimos tão incapazes e tudo o que fazemos é reclamar da vida. Não é verdade? Mas a Bíblia diz que Deus nos capacita para lutar pelo "nosso povo". Gideão pensava assim, mas Deus disse que estaria com ele. Veja Juízes 6:15-16.
AGORA RESPONDA:
Qual é o maior desejo do coração de Deus? Por quê?
Qual é a missão que Ele dá a cada um de nós?
Você tem feito algo para aliviar o sofrimento da sua família? Tem tentado levar "o seu povo" à presença do Senhor?


ORAÇÃO: A PODEROSA ARMA DO CRISTÃO.


Nada pode ser mais importante na vida de uma pessoa do que a oração. Quando oramos, estabelecemos uma comunhão com o Criador do universo. É através da oração, em nome de Jesus Cristo, que nos aproximamos do Senhor. É com a oração que vencemos as tempestades da vida; é com ela que derrubamos muralhas e vencemos os nossos inimigos espirituais.
No estudo de hoje vamos aprender um pouquinho mais sobre essa "poderosa arma do cristão". Acompanhe o estudo com a sua Bíblia:
Desde quando os homens começaram a orar? Essa prática é muito antiga? (Gênesis 4:26).
Com que frequência devemos orar? (1 Crônicas 16:11 e 1 Tessalonicenses 5:17).
O que Jesus disse a respeito da oração? (Mateus 7:7).
Sempre que oramos, precisamos usar o poderoso nome de Jesus Cristo. É preciso usar a expressão: "em nome de Jesus", ou "em nome de Yeshua Hamashiach" (Nome do Senhor na lígua hebraica). O que Jesus prometeu fazer, se orássemos em Seu nome? (João 16:24).
Qual foi a promessa que Jesus fez com relação a oração? (Mateus 21:22).
Algumas pessoas não conseguem encontrar-se com Deus através da oração. O que a Bíblia diz a respeito? (Jeremias 29:13).
CONCLUSÃO:
Se realmente desejamos estar na presença de Deus, precisamos desenvolver a prática da oração. A Bíblia diz que devemos orar "sem cessar"; isto quer dizer que a oração deve fazer parte do nosso cotidiano. Conversar com Deus, com as nossas próprias palavras, edifica a nossa vida espiritual, nos ajuda a vencer os momentos difíceis e nos traz maior compreensão da Obra de Deus.


O MARAVILHOSO PLANO DE DEUS


Afinal, qual é o plano de Deus para a nossa vida? O que o Senhor, como nosso Criador, planejou para nós? Só a Bíblia Sagrada pode responder essas perguntas. Infelizmente, muitas pessoas estão sofrendo por não conhecerem as Sagradas Escrituras. Neste estudo, vamos verificar que Deus estabeleceu um maravilhoso plano, oferecendo ao homem a oportunidade de viver feliz nesta terra e também após a morte. Acompanhe o estudo com a sua Bíblia e responda as perguntas com as suas próprias palavras.
Como era a vida do ser humano antes de pecar contra Deus?
(Gênesis 2:7-9) ______________________________________________________________________
Observe que Deus havia preparado um belo jardim para a habitação do homem. Ali Deus colocou tudo o que o homem precisava para viver feliz e realizado, inclusive uma auxiliadora (mulher). Veja Gn 2:20-22. Isto revela que Deus tinha o desejo de que o homem fosse realmente muito feliz. Aliás, não podemos nos esquecer que o homem foi criado à imagem e semelhança do próprio Deus (Gn 1:27).
2. Se Deus criou o homem para ser feliz, por que o sofrimento entrou no mundo?
(Gênesis 3:1-19) _____________________________________________________________________
Como consequência do pecado, Deus lançou uma maldição sobre a terra. A partir daquela hora a vida do ser humano passaria a ser bem mais difícil, porque o pecado havia separado a criatura (homem) do seu Criador (Deus). Veja o que está escrito em Isaías 59:1,2.
Se Adão pecou, por que todos os seres humanos foram castigados? Não deveriam ser castigados só ele e Eva? Por que nós sofremos consequências de um erro que foi cometido há milhares de anos atrás?
(Romanos 5:12) _____________________________________________________________________
Sabemos que somente Adão e Eva foram criados do barro. Todos os outros seres humanos nasceram deles e, infelizmente, herdaram deles a culpa pelo pecado. Essa é a Lei de Deus. O pecado passou a todos os homens. A Bíblia diz que TODOS pecaram (veja Romanos 3:23): todos os seres humanos foram afastados de Deus por causa do pecado (rebeldia contra Deus, o Criador).
O que o Senhor fez para solucionar esse problema?
(João 3:16) _________________________________________________________________________
O que realmente Jesus fez por nós?
(Isaías 53:5,6) _______________________________________________________________________
Se Jesus já pagou o castigo que nós deveríamos pagar, poderemos ainda ser julgados?
(Romanos 8:1) _______________________________________________________________________
A Bíblia ensina que os crêem em Cristo não serão julgados (veja em João 3:18). Eles estão livres de toda a culpa do pecado (veja o que acontece com aquele que anda na "Luz" – 1 João 1:7).
Então, no aspecto espiritual, qual é o plano de Deus para os seres humanos?
(1 Timóteo 2:4) ______________________________________________________________________
A Bíblia diz que Jesus veio para destruir as obras do diabo (1 João 3:8). Se lá no Jardim do Éden o diabo conseguiu colocar separação entre o homem e Deus, Jesus veio para reaproximar o homem do seu Criador (leia Efésios 2:1-5).
Qual é o plano de Deus para a nossa vida, enquanto estamos neste mundo?
(Êxodo 15:26) _________________________________________
(Salmos 91) _________________________________________________
(Deuteronômio 28:12,13) ___________________________________________
(Atos 1:8) ___________________________________________________________
(João 14:27) _____________________________________________________________
(Mateus 28:20) _______________________________________________________________
Além de todas as promessas de Deus referentes à vida eterna (após a morte física), existem milhares de promessas que garantem uma vida vitoriosa para todos aqueles que crêem no Senhor Jesus Cristo. Exatamente por esta razão o cristianismo tem se espalhado por toda a Terra. Quando uma pessoa toma a decisão de viver para Cristo, passa a fazer parte do maravilhoso plano de Deus para a salvação e bem estar da raça humana. Essa pessoa passa a ter certeza da sua salvação eterna, além de tomar posse de muitas outras bênçãos prometidas por Deus, tais como: saúde, proteção, prosperidade, poder, paz, presença constante de Cristo, etc.
RESUMINDO:
O plano do diabo é ___________________, __________________ e _____________________,
enquanto o plano de Deus é que tenhamos ___________________ e ____________________________.
(João 10:10)
A razão do sofrimento da humanidade é a falta de conhecimento da Palavra de Deus. A vida não se resume nas tarefas e nos acontecimentos do dia-a-dia. Há coisas acontecendo no mundo espiritual e não podemos ignorar isso. Se vivemos para Deus, passamos a viver dentro dos planos do Senhor e tomamos posse de todas as Suas promessas maravilhosas; mas se rejeitamos a Deus, somos destruídos pelos planos diabólicos do inimigo.


VENCENDO ATRAVÉS DA FÉ


Vivemos uma época bastante difícil. As pessoas estão sofrendo com enfermidades, problemas na família, casamentos destruídos, miséria, desemprego, perseguições espirituais, etc. Há uma insatisfação generalizada tomando conta da humanidade. É verdade que os problemas sempre existiram, mas nunca foi como nos tempos atuais. Você já observou como surgiram novas doenças de alguns anos para cá? Já percebeu o quanto as pessoas estão mais nervosas, inquietas e violentas? Você tem visto nos jornais que o mundo inteiro está entrando num colapso econômico?
A Bíblia diz que nos últimos tempos as coisas seriam bem mais difíceis. Segundo as Sagradas Escrituras, nós estamos vivendo o cumprimento das últimas profecias.
A pergunta é: como vencer os problemas que aterrorizam a humanidade? Como vencer os problemas da família? Como vencer as doenças que a medicina não pode curar? Como vencer o desemprego e a miséria? Só há uma resposta: ATRAVÉS DA FÉ.
Acompanhe o estudo com a sua Bíblia:
Qual a poderosa arma que temos para vencer o mundo? (1 João 5:4).
Nenhuma outra arma é mais poderosa do que a fé. Com ela poderemos alcançar todos os nossos objetivos e nada nos será impossível.
O que é a fé? (Hebreus 11:1).
Algumas vezes nós oramos e os milagres não acontecem. Por quê? (Mateus 13:58).
Por que os discípulos não puderam curar um garoto epilético? (Mateus 17:14-20).
O que aconteceu com Pedro, quando caminhava sobre as águas? Por que ele começou a afundar? (Mateus 14:22-31).
Não é o que acontece conosco às vezes? Agimos pela fé e vencemos as nossas pelejas, mas de repente começamos a afundar novamente porque deixamos a incredulidade tomar conta do nosso coração.
O que acontece quando não agimos pela fé? (Hebreus 11:6).
O que fazer para conseguir ser uma pessoa de fé? (Romanos 10:17).
Estudar a Palavra de Deus, tal como estamos fazendo agora, é a melhor forma de se conseguir fé. É preciso que o povo de Deus esteja unido para se envolver com os ensinamentos de Cristo. Isto fortalece a nossa fé.
O que podemos conseguir através da fé? (Marcos 9:23 e Lucas 18:27)
Este é o segredo da vitória: se agirmos pela fé, NADA NOS SERÁ IMPOSSÍVEL. Pense nas coisas que você pode conseguir agindo pela fé! Pense nas mudanças que podem ocorrer em sua vida, se você realmente passar a gastar mais tempo com Deus e aprender a viver pela fé!

 

A VERGONHA DO POVO DE DEUS


Sabemos do desejo do Senhor em dar-nos DUPLA HONRA. Você já memorizou a promessa bíblica registrada em Isaías 61:7? Tente:
"Em lugar da vossa vergonha tereis DUPLA HONRA, em lugar da afronta exultareis na vossa herança; por isso na vossa terra possuireis o DOBRO e tereis perpétua alegria".
No estudo de hoje vamos ver que Deus tirou a "vergonha" do povo de Israel e concedeu DUPLA HONRA. Acompanhe com a sua Bíblia:
Qual era a situação do povo de Israel no Egito? (Êxodo 1:13,14).
Eles estavam sendo "envergonhados", trabalhando como escravos.
A Bíblia diz que o Anjo do Senhor apareceu para Moisés no Monte Sinai (também chamado Horebe). O que Deus disse para Moisés naquele lugar? (Êxodo 3:7-10). Ele estava preocupado com a situação de Israel.
Quais eram os planos de Deus para o povo de Israel? (Êxodo 3:8).
Quanto tempo o povo de Israel habitou no Egito, longe da sua terra? (Êxodo 12:40).
Deus deu DUPLA HONRA ao povo de Israel, livrando-o da escravidão do Egito. O que foi preciso o Senhor fazer para que isso acontecesse? (Êxodo 14:21,22).
CONCLUSÃO: É comum as pessoas serem escravizadas durante anos. Elas são "envergonhadas" com o vício, a doença, a miséria, o desemprego, os problemas de família, etc. Mas Deus prometeu destruir a VERGONHA e dar-nos DUPLA HONRA. É "promessa" d’Ele!


A VERGONHA DO POVO DE ISRAEL


Basta ler a Bíblia Sagrada para percebermos que o povo de Israel não teve uma vida muito fácil. Mesmo sendo o "povo escolhido" do Senhor, precisou enfrentar situações bastante difíceis, sendo inúmeras vezes "envergonhado" perante os seus inimigos.
E nós? Como tem sido a nossa vida nos dias atuais? Também temos sido "envergonhados", a exemplo do que aconteceu com os israelitas? É claro que sim! O cristão de hoje não pode ser vaidoso e nem viver de ilusão. A verdade é que o mundo é mau e a nossa luta é muito grande.
No estudo de hoje nós veremos a vergonha que os israelitas passaram ao enfrentarem uma seca e uma praga de gafanhotos. Acompanhe em sua Bíblia, nos dois primeiros capítulos do livro de JOEL.
O que os gafanhotos fizeram em Israel? (Joel 1:4).
Qual era a situação do povo de Israel? (Joel 1:7-13).
Havia alegria entre as pessoas? (Joel 1:12).
Por que as pessoas não conseguiam ser alegres? Porque elas estavam sendo "envergonhadas".
Os Ministros do Senhor estavam enlutados. Por quê? (Joel 1:9,13).
Era uma terrível vergonha para o povo de Israel não poder oferecer a sua oferta na Casa do Senhor.
Para onde Deus ordenou que fossem todos os moradores daquela terra? O que eles deveriam fazer lá? (Joel 1:14).
Concluímos que a solução para quem está sendo "envergonhado" é ir para a Casa do Senhor e CLAMAR AO SENHOR. Foi o que Deus disse.
O que aconteceu quando o povo passou a CLAMAR? (Joel 2:18,19).
O que Deus prometeu fazer, depois que o povo CLAMOU? (Joel 2:24-26).
No vers. 26 Deus prometeu que jamais seríamos "envergonhados".

 

UMA VIÚVA ENVERGONHADA


A Bíblia mostra que Deus não se alegra com o sofrimento das pessoas. Não é plano de Deus que as pessoas vivam fracassadas e tristes. Exatamente por esta razão, o Senhor deixou cerca de 8.000 promessas de vitória nas Sagradas Escrituras. A Bíblia diz que Jesus Cristo, o poderoso "Yeshua Hamashiach", veio ao mundo para nos garantir vitória em todas as áreas da nossa vida. Sempre que algo acontece para nos "envergonhar", Deus se coloca à disposição para nos ajudar a vencer.
No estudo de hoje veremos a história de uma viúva que foi abençoada por Deus, no momento em que estava sendo "envergonhada". Acompanhe o estudo com a sua Bíblia e responda as perguntas com as suas próprias palavras.
Leia a história da viúva em 2 Reis 4:1-7
Qual era a "vergonha" daquela viúva? O que ela tinha em casa? (v. 2).
Qual era a razão daquela dificuldade? (Por que ela estava sendo envergonhada? (v. 1).
O que os credores queriam levar para pagar as dívidas daquela viúva? (v.1).
Imagine a vergonha que aquela mulher estava vivendo!
O que o profeta mandou que ela fizesse? (vv. 3,4).
O que aconteceu depois disso? (vv. 5,6).
Os credores precisaram levar os filhos dela? Por quê? (v.7).
CONCLUSÃO:
Muitas vezes somos "envergonhados" com os problemas que enfrentamos. Ninguém está livre disso! Mas Deus, que não se alegra com o sofrimento de ninguém, está disposto a transformar a nossa "vergonha" em DUPLA HONRA!
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: "Em lugar da vossa vergonha tereis DUPLA HONRA, em lugar da afronta exultareis na vossa herança; por isso na vossa terra possuireis O DOBRO e tereis perpétua alegria" (Isaías 61:7).

 

O SENHOR "FAZ" ACEPÇÃO DE PESSOAS


A Bíblia mostra que muitos homens gozaram de grandes privilégios diante do Senhor. As Sagradas Escrituras mostram que alguns chegaram a andar com Deus. Entre Esaú e Jacó, por exemplo, percebe-se que Deus tinha uma preferência por Jacó. Esaú, sendo o filho primogênito, deveria ter os privilégios que foram dados a Jacó.
A Bíblia está repleta de situações parecidas: Deus rejeitou Elí e abençoou Samuel; rejeitou Saul e abençoou Davi. Acompanhe o estudo com a sua Bíblia:
O que a Bíblia fala sobre a "acepção" de pessoas? (Atos 10:34)
Se Deus não faz acepção de pessoas, como explicar essa diferença de tratamento dispensado a alguns personagens da Bíblia?
Mesmo hoje, podemos perceber que existem pessoas que são mais abençoadas do que outras. Como explicar isso?
É preciso compreender a Palavra de Deus: quando a Bíblia afirma que Deus não faz acepção de pessoas, está se referindo especificamente à "salvação eterna". Quanto à salvação TODOS são iguais, ou seja, TODOS podem ser salvos, desde que creiam no Senhor. Existem igrejas ensinando que algumas pessoas foram "predestinadas" para a salvação, enquanto outras teriam sido "destinadas" ao inferno (Calvinismo). Neste caso, somente algumas pessoas "escolhidas" teriam direito à salvação; as outras já teriam sido criadas por Deus para a perdição, sem qualquer chance de salvação. Esse ensinamento está absolutamente ERRADO. Veja o que diz a Bíblia:
Quem pode dizer que está salvo? (Atos 2:21)
Qual é o desejo de Deus quanto à salvação? (1 Timóteo 2:4)
O que Deus quer que aconteça? (2 Pedro 3:9)
Quem Cristo veio salvar? (João 3:16)
Para quem Deus preparou (criou) o inferno? (Mateus 25:41)
Se quanto à salvação Deus não faz acepção de pessoas, a atitude do Senhor é bem diferente no que diz respeito a outras coisas. Vamos analisar o que aconteceu com o rei Saul e Davi (1 Samuel 16):
Deus não teve pena de rejeitar Saul (v. 1)
Deus disse para o profeta Samuel ungir "a quem Ele designasse" (v.3)
Jessé fez passar os seus filhos diante do profeta (vv. 6-10)
O que aconteceu quando Davi entrou na casa? (vv. 11-13)
Observou a diferença de tratamento? Por que isso aconteceu? O próprio Deus explica isso no versículo 7 (leia na Bíblia). Havia algo no coração de Davi que conquistou o coração de Deus. Deus chegou a honrar o nome de Davi (1 Crônicas 17:7,8). É exatamente isto que acontece nos dias atuais: Deus abençoa com distinção aqueles a quem Ele escolhe, de acordo com coração e as atitudes de cada um.

 

O DIABO EXISTE E ESTÁ NA TERRA


Muita gente pensa que o diabo (voluntariamente escrito com letra minúscula) é um personagem criado na imaginação das pessoas. Imaginam aquela criatura vermelha, com uma grande cauda e tridente na mão. Neste estudo nós iremos verificar O QUE A BÍBLIA DIZ a respeito.
Ele foi expulso do céu e lançado na terra, juntamente com os "anjos" que aderiram à sua rebelião. (Apocalípse 12:9).
Ele cega as pessoas para que elas não vejam as bênçãos espirituais. É por isso que as pessoas muitas vezes ignoram as verdades espirituais. (2 Coríntios 4:4).
Ele rouba os ensinamentos da Palavra de Deus do coração das pessoas. (Mateus 13:19).
O povo de Deus precisa lutar continuamente contra o diabo e seus exércitos de demônios. (Efésios 6:12).
Ele está sempre procurando destruir as pessoas. O apóstolo Pedro nos mandou vigiar. (1 Pedro 5:8).
A missão dele é roubar, matar e destruir. (João 10:10).
O apóstolo Paulo disse que devemos estar "preparados" para enfrentar o diabo. (Efésios 6:11).
Tiago disse que não podemos fugir dele. É preciso "resistir" a ele. (Tiago 4:7).
Cristo veio ao mundo para destruir as obras do diabo. (Apocalípse 20:10).
CONCLUSÃO:
A Bíblia diz que o diabo existe e está ativo neste mundo, trabalhando para destruir a humanidade. Enquanto as pessoas acham graça do diabo e muitas vezes fantasiam seus filhos de "diabinhos" no carnaval, ele continua fazendo vítimas no mundo inteiro. É ele que destroi as famílias, separa os casais, provoca violência e desgraças, coloca enfermidades, etc. O povo de Deus não precisa ter medo dele e nem viver assustado. Basta fazer o seguinte:
1º) Saiba que ele existe e está trabalhando na terra. Por isso Jesus vivia expulsando os demônios.
2º) Esteja preparado para resistir ao diabo.

 

A MARAVILHOSA GRAÇA DE DEUS


01) A palavra "graça" significa "favor"; graça de Deus, quer dizer "favor de Deus". Entendemos como "graça de Deus" a benignidade do Senhor, nosso Salvador; graça é o amor de Deus para com os homens, independentemente das nossas obras.
02) Tt 3:4-7 --- É pela graça que somos justificados, não por obras.
03) Paulo disse em Tt 2:11 que a graça de Deus se manifestou salvadora a "todos os homens". Então sabemos que a graça de Deus não é para alguns "escolhidos" como alguns pastores erroneamente têm ensinado.
04) Em Ef 2:1-10 Paulo fala sobre a manifestação da graça de Deus. Fica esclarecido aqui que a salvação é conseguida única e exclusivamente mediante a fé; é dom de Deus através da graça.
05) Aí está a diferença entre as dispensações da "lei" e da "graça": na lei, Deus exige justiça da parte dos homens, enquanto na graça Deus dá justiça a todos os que crêem (ver Rm 3:21-26).
06) A Palavra de Deus diz que Jesus nos livrou da lei do pecado e da morte (ver Rm 8:1-4)
07) O homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé (ver Gl 2:16).
08) Na "lei" ninguém será justificado (ver Rm 3:19,20).
09) A lei não deixou de existir; veja o que Jesus disse: Mt 5:17,18.
Paulo ensinou que a "lei" não deve ser anulada (ver Rm 3:31)
Ele disse também que a "lei" é santa (ver Rm 7:12)
10) A "lei" não pode ser aplicada a nós, os salvos (ver Rm 10:4)
A Biblia ensina que Cristo nos resgatou da "lei" (Gl 4:4,5)
Em Gl 3:13 a Bíblia ensina que Cristo nos resgatou da maldição da lei.
Paulo ensinou que nós, os salvos, estamos mortos para a lei (ver Rm 7:4 e Gl 2:19)
A "lei" não pode ser aplicada a nós, porque não seremos julgados (ver Jo 5:24)
11) Os que pecam na "lei", mediante lei serão julgados (ver Rm 2:11-13), pois os que não crêem não podem usufluir das benéfices da graça de Deus.
Se os que não crêem não estão sob o efeito da graça, terão de ser julgados pelas suas obras (ver Ap 20:12,13).
12) Se estamos sob o maravilhoso efeito da "graça de Deus", pela fé somos salvos. Paulo disse que o pecado não terá domínio sobre nós, mas fez uma séria advertência (ver Rm 6:14-18).
Nos versículos 22 e 23 percebemos que Paulo adverte "os salvos" sobre as consequências do pecado, ficando claro que de certa forma o pecado nos afasta de Deus. Ninguém pode sentir-se no direito de pecar por estar sob o efeito da "graça".
SÍNTESE
Graça é a benignidade do Senhor; o favor de Deus.
É unicamente pela graça que somos salvos, mediante a fé.
A graça de Deus se manifestou salvadora a "todos os homens".
Na graça Jesus nos livrou da lei do pecado e da morte.
Jesus nos resgatou da lei; estamos mortos para a lei.
A lei não foi revogada, continua em vigor e será o instrumento pelo qual os ímpios serão julgados.
Paulo adverte que mesmo sob a graça, ninguém tem o direito de pecar.

 

A VERDADE SOBRE A "PREDESTINAÇÃO"


Existem duas teorias básicas acerca da predestinação: a Calvinista e a Arminiana. A teoria calvinista é assim chamada por causa de João Calvino; e a teoria Arminiana é assim denominada por causa de Armínio, que foi um dos discípulos de Calvino.
O que ensina a doutrina calvinista?
- A salvação é inteiramente de Deus; o homem nada tem a ver com a sua salvação. Deus dá a salvação pra quem Ele quer e está acabado.
- Segundo essa doutrina calvinista, quando uma pessoa se arrepende, é inteiramente pelo poder atrativo do Espírito Santo. Para os calvinistas, a predestinação é o "decreto" de Deus, através do qual Ele decidiu quem seria ou não salvo.
- Os pastores que seguem as teorias de João Calvino, ensinam que Cristo veio, não para morrer por todos, mas para aqueles que fazem parte da Sua Igreja. Estes serão salvos porque foram predestinados para a salvação.
- Os calvinistas afirmam: "Se fosse verdade que Jesus veio para morrer por todas as pessoas, estariamos diante de um Deus impotente, que foi capaz de fazer o sol, a lua, as estrêlas, a Terra e os oceanos... mas que foi incapaz de salvar o homem". Ele não salva a todos, porque Ele não veio para todos, mas só para os seus". Há pessoas a quem Ele não amou porque não eram os seus!
Questionamento: Se Deus dá a salvação para quem Ele quer; se o homem nada tem a ver com a salvação, ou seja, se não depende do homem, por que Deus não salva a todos os homens? A Bíblia diz que Deus deseja que todos os homens se salvem - veja 1 Tm 2:4: "o qual deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade". Se a Bíblia diz que Deus quer que todos os homens sejam salvos, e se Deus é Onipotente, grande em poder (pode todas as coisas), por que não salva a todos os homens? Se a salvação é um "decreto" de Deus, por que Ele não decretou que todos fossem salvos, se a Bíblia diz que essa é a sua vontade? Fica subentendido, então, que se Deus não salva a todos, é porque nem todos crêem. Isto fortalece a teoria Arminiana. Os arminianos afirmam que a salvação é para todos os que crêem.
O que ensina a teoria Arminiana?
A vontade de Deus é que "todos" os homens sejam salvos, porque Cristo morreu por todos os homens.
1 Tm 2:4 - "o qual deseja que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade".
Tt 2:11 - "Pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens"
At 2:21 - "E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo"
Rm 5:18 - "Assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens, para condenação, assim também por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida".
2 Pe 3:9 - "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia. Ele é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se".
Jo 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira..."
Mt 25:41 - Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: "apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos".
Conclusão: A predestinação tem sido ensinada de acordo com essas duas teorias básicas: O Calvinismo e o Arminianismo. Essas teorias se opõem entre si. Isto acontece devido às formas distintas de se interpretar alguns textos da Bíblia Sagrada. Sabemos, no entanto, que a salvação é pela graça, é dom de Deus, conforme Ef 2:8. Mas cremos que o homem pode resistir a graça de Deus. Exatamente por isso, Deus não salva a todos os homens. Porque a salvação é para aqueles que crêem.

 

PREDESTINAÇÃO 2


Nós estamos ministrando uma série de mensagens acerca da chamada "predestinação". Já falamos que existem duas teorias fundamentais: o Calvinismo e o Arminianismo. Vimos que essas teorias se opõem entre sí; são interpretações distintas da Palavra de Deus, acerca da predestinação.
- Enquanto os Calvinistas ensinam que a predestinação é o decreto de Deus, através do qual Ele escolheu quem seria ou não salvo, os Arminianos crêem que quando a Bíblia fala de predestinação, está se referindo à Igreja como um todo. Ou seja, todo aquele que crê, está predestinado à salvação.
- Rm 8:29 -"Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos".
Vamos compreender melhor este versículo! Primeiramente precisamos esclarecer para quem Paulo estava dizendo essas palavras (veja Rm 1:7 - "a todos os amados de Deus que estais em Roma, chamados para serdes santos")
- Quando Paulo utiliza essa expressão: "aos que de antemão conheceu", obviamente está se referindo a um grupo de pessoas; note bem que a expressão está no plural. Paulo está dizendo que Deus, em sua presciência, "conheceu" de antemão que um grupo de pessoas aceitaria a Palavra, e por essa razão, foi predestinado para a salvação. Deus disse em Is 46:10 - "...eu sou Deus, e não há outro semelhante à mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam". O versículo não sugere que Deus "determinou" quem seria ou não salvo, mas que a Igreja como um todo, seria transformada conforme à imagem do Seu Filho. Quem será a imagem do Filho de Deus? A Igreja, lavada no sangue do Cordeiro. Em outras palavras, a Igreja está predestinada para ser conforme a imagem do Filho de Deus.
Exatamente por se tratar da Igreja, Paulo escreveu: "a fim de que seja primogênito entre muitos irmãos". Jesus é o primogênito da Igreja (o termo primogênito significa: o mais alto dentro de uma hierarquia); por isso Jesus é o primogênito da Igreja.
- Quando Paulo estava preso, escreveu uma carta para a Igreja que estava em Éfeso. Veja o que está escrito em Ef 1:1 - "Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus". Ele estava escrevendo uma carta para os santos de Éfeso. Paulo fez questão de enfatizar que essa carta era para os cristãos que haviam permanecido "fiéis".
- Agora veja o que ele escreveu em Ef 1:4,5 - "assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácido da sua vontade".
- Paulo era parte da Igreja, por isso usou o plural "nos escolheu"; porque ele era a Igreja e estava escrevendo para a Igreja. Paulo diz ainda: "assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo". Quer dizer, a Igreja foi escolhida "em Cristo" antes da fundação do mundo. No versículo 5 Paulo diz: "nos predestinou para ele". Quem está predestinado para Cristo? A Igreja; Ele comprou a Igreja com o seu próprio sangue. A Bíblia diz que a Igreja é a noiva de Cristo, ou seja, ela está predestinada para o noivo.
- Observe ainda o que Paulo disse no versículo 4 - "assim como nos escolheu nele". O que isto quer dizer? Isto significa que a Igreja foi escolhida porque ela é o Corpo de Cristo e Cristo é o cabeça da Igreja. Na verdade, quem foi eleito, quem foi escolhido, foi Jesus. A Igreja, como Paulo disse, foi escolhida nEle. Veja o que está escrito em 1 Pe 2:4-6 - "Chegando-vos para Ele, a Pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na escritura: eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nele crêr, não será de modo algum envergonhado"
- Quem é a pedra que vive? a pedra rejeitada? É Jesus! Para Deus, pedra eleita e preciosa! Cristo é que foi eleito; nós, o Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor, somos também eleitos, mas eleitos em Cristo. E eu pergunto: quem é a Igreja? A Igreja do Senhor são todos aqueles que crêem. Veja o que o apóstolo Paulo fala no final do versículo 6: "...eis que ponho em Sião uma pedra eleita e preciosa; e quem nele crêr, não será de modo algum envergonhado".
Então, quando a Bíblia fala de "predestinados", está se referindo àqueles que foram lavados no sangue de Cristo; predestinados "em Cristo", como Igreja do Senhor, desde antes da fundação do mundo. Qualquer pessoa pode, então, ser um "predestinado", basta crêr e confessar a Cristo como Salvador. Por que razão Jesus precisou morrer? Não foi para nos salvar? Salvar a quem? Salvar aqueles que não estavam salvos! Se todos os que deveriam ser salvos já estivessem definidos, Jesus não precisaria morrer! Eles já estavam salvos pelo decreto de Deus! E se a salvação fosse unicamente uma consequência do decreto de Deus, por que então Deus não salvou a todos os homens? A Bíblia diz que Ele quer salvar a todos os homens (1 Tm 2:4). Por que é que Deus não salvou a todos? Porque a salvação é para todos "os que crêem". Então predestinados, são todos aqueles que crêem. Eleitos, são todos aqueles que crêem; eleitos em Cristo, como Corpo de Cristo.

 

PREDESTINAÇÃO 3


- Vamos ler 1 Jo 3:10-12 - "Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, também aquele que não ama a seu irmão. Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta, que nos amemos uns aos outros; não segundo Caim, que era do malígno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas".
- A doutrina de João Calvino explica esse texto bíblico da seguinte forma: os "filhos de Deus" são os predestinados para a salvação, enquanto os "filhos do diabo" são destinados à perdição. Segundo os Calvinistas, Caim teria nascido destinado à perdição e por isso matou seu irmão Abel. Dizem ainda que em Caim descendem todos os filhos da perdição: Faraó, Judas, Herodes, etc. Segundo essa teoria, existem hoje duas sementes no mundo: a semente do bem e a semente do mal (os predestinados para a salvação e os destinados à perdição).
- Vamos analisar conscientemente, porém, o texto de 1 Jo 3:10-12 destituídos de qualquer preconceito, pedindo ao Senhor que nos dê amplo discernimento da Sua Palavra.
- É óbvio que quando Deus olha para a Terra, vê dois tipos de pessoas: as que estão salvas e as que não estão. Todas as pessoas que crêem e confessam que Jesus Cristo é o Senhor, estão salvas. É exatamente o que diz a Palavra de Deus. Veja o que está escrito em At 2:21 - "E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo"; veja também o que diz o versículo central da Bíblia: Jo 3:16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que TODO aquele QUE NELE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna". A Bíblia é clara, todo aquele que crê, será salvo. Em Jo 3:18 Jesus disse: "Quem nele crê não é julgado (está salvo); o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus". Ao contrário do que ensinam os calvinistas, a salvação é simplesmente oferecida a qualquer um que creia. Veja ainda em Rm 10:9,10 - "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação". Então a salvação é para os que crêem, e qualquer um pode crêr. Os calvinistas afirmam que só crêem aqueles que são atraídos pelo decreto de Deus, os chamados predestinados. Isto não pode ser verdade, pois a Palavra de Deus diz em Tt 2:11 que a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens. A Bíblia ensina em 2 Pe 3:9 que a vontade de Deus é que TODOS venham a arrepender-se, deixando claro que todos podem se arrepender. Como é que Deus iria manifestar o desejo de que todos se arrependessem, se Ele mesmo não tivesse dado esse direito à todos? Se Ele quer que todos se arrependam, é claro que Ele deu esse direito a TODOS. Quando uma pessoa crê, aceita a Palavra de Deus, passa a fazer parte do Corpo de Cristo (Em At 2:41 está escrito: "Então os que lhe aceitaram a Palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas"). E aquele que crê, sendo Igreja do Senhor, está predestinado para a salvação, porque Deus predestinou a Igreja, eleita em Cristo para uma herança eterna. Paulo disse em Ef 1:4 - "assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo". Quem foi eleito? Quem foi escolhido? Cristo! 1 Pe 2:4 diz que Jesus é a pedra ELEITA e preciosa. Ele é que foi eleito; a Igreja foi escolhida EM CRISTO porque é o Corpo de Cristo.
- Voltando ao texto de 1 Jo 3:10,12 podemos afirmar conscientemente que os "filhos de Deus" são aqueles que crêem; aqueles que fazem parte do Corpo, aqueles que compõem a Igreja. Esses são chamados "filhos de Deus"!
- 1 Jo 3:10 explica de forma clara quem são os "filhos de Deus e quem são os "filhos do diabo": "todo aquele que não pratica justiça, não procede de Deus"; é "filho do diabo". Quem é "filho de Deus"? Aquele que pratica justiça. Essa justiça significa "vida reta", que é o resultado da salvação através de Cristo. Pela graça de Deus o cristão age retamente porque segundo Rm 3:22, ele foi feito justo. É como diz 1 Jo 1:7 - Aquele que anda na luz e mantém comunhão uns com os outros, o sangue de Jesus o purifica de todo o pecado; esse é "filho de Deus".
- Agora vamos compreender conscientemente o que está escrito em 1 Jo 3:12 - "não segundo Caim, que era do malígno e asssassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas". A teoria de João Calvino utiliza este versículo bíblico para afirmar que Caim matou Abel porque ele era "filho do diabo". Segundo os calvinistas, Caim era uma semente má, destinada por Deus à perdição; Caim não teria sido criado para a salvação; ele não era um predestinado como o seu irmão Abel. Os calvinistas usam os dois irmãos para ensinar que cada um deles tinha um destino traçado de antemão pelo Senhor: um seria salvo e o outro não. A despeito do que pensam os calvinistas, como é que nós interpretamos esse versículo? Leia novamente o versículo 12: "não segundo Caim, que era do malígno..." Por que ele era do malígno? O próprio versículo explica: "porque as suas obras eram más". E se as obras de Caim não fossem más? E se Caim tivesse tido uma outra atitude? É óbvio que aí ele não seria do malígno!
- Os calvinistas afirmam que Caim não tinha outra opção, porque ele já estava destinado à perdição. Eles dizem que o homem não tem livre escolha, mas isso não é verdade. Vamos verificar na própria Bíblia o que Deus disse para Caim ANTES QUE ELE MATASSE A SEU IRMÃO: Veja em Gn 4:6,7 - "Por que andas irado? e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo" Amados, a Bíblia não poderia ser mais clara! Deus deu a Caim o direito de escolha: se ele procedesse bem, seria aceito; se procedesse mal, seria rejeitado. Deus ainda disse: "o seu desejo será contra ti, mas cumpre a ti dominá-lo". Quer dizer, a decisão era dele; cabia ao próprio Caim dominar o seu desejo e ter uma atitude que não desonrasse a Deus. Está claro que Caim poderia ter sido salvo, se tivesse tido uma outra atitude. Note bem, Deus o advertiu antes que ele matasse a seu irmão, mas qual foi a sua atitude? No versículo 8 a Bíblia diz que Caim matou a seu irmão Abel. E por causa dessa atitude dele, Deus disse no versículo 11: "És AGORA (antes não era), pois maldito por sobre a Terra". Os calvinistas afirmam que ele matou o seu irmão porque não era de Deus. Dizem que o pecado aconteceu porque Caim já era maldito, mas na realidade Caim foi maldito porque pecou. Primeiro veio o pecado, depois a maldição; a maldição veio por causa do pecado, tal como aconteceu com Adão e Eva. Eles foram expulsos do Éden e sofreram maldições, exatamente por causa do pecado. Se ambos não tivessem caído, não teriam sido expulsos.
Mt 25:41 - O inferno não foi preparado para homem algum, senão para o diabo e seus anjos!

 

PREDESTINAÇÃO 4


Introdução: Sabemos que os calvinistas ensinam que a salvação é um "decreto" de Deus. Sendo um decreto, não depende do homem; Deus escolhe quem é salvo ou não. Segundo a doutrina de João Calvino, o homem não tem direito de escolha, quando nasce, já nasce predestinado para a salvação ou destinado à perdição. A doutrina Arminiana, no entanto, ensina que predestinados, são aqueles que crêem, que aceitam a Palavra de Deus. Segundo os Arminianos, o homem tem o direito de escolha (livre-arbítrio).
O LIVRE-ARBÍTRIO HUMANO É UM ENSINAMENTO BÍBLICO:
Toda a mensagem da Bíblia ensina que Jesus veio para salvar os pecadores, e dos pecadores se espera o arrependimento como resposta à chamada divina. Veja o que Pedro disse em At 2:38 - "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo".
A Bíblia ensina que existe possibilidade de salvação para todas as pessoas:
- Rm 8:32 - "Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?" (O Filho de Deus foi entregue por todos nós).
- Rm 11:32 - "Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos".
- Tt 2:11 - "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora (trazendo salvação) a todos os homens".
- Jo 12:32 - (Jesus disse: "E eu, quando for levantado da Terra (crucificação) atrairei (a quem?) todos a mim mesmo". Os calvinistas ensinam que somente os predestinados são "atraídos" para cumprirem o decreto de Deus e serem salvos, mas Jesus disse que na crucificação atrairia não a alguns, mas a todos os seres humanos.
- 1 Jo 2:2 - "E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro". João estava escrevendo para a Igreja do Senhor; mas fez questão de esclarecer: "Ele é a propiciação pelos nossos pecados, mas não é só pelos nossos (da Igreja), mas também pelos pecados do mundo inteiro".
Se há possibilidade de salvação para todos os seres humanos, fica claro que todos os seres humanos podem vir a crer, desde que tenham vontade. Quem quiser crer, será salvo; porque a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens. Entretanto, quem não crer, está rejeitando a graça de Deus e perde a salvação. O ensinamento bíblico deixa claro que o homem tem direito de escolher o seu caminho, ou seja, Deus deu ao homem o livre-arbítrio. Em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia (capítulo 3), a possibilidade da tentação é uma demonstração de que o homem tinha o direito de escolher entre a obediência e a transgressão. E em Apocalípse, na última mensagem da Bíblia, mais uma vez a Palavra de Deus não deixa dúvidas: o homem tem o direito de escolher o seu caminho. Veja o que está escrito em Ap 22:17 - "Aquele que tem sede, venha, e quem quiser receba de graça a água da vida". Desde o primeiro livro da Bíblia, até o último, Deus dá liberdade de escolha para o homem. Os calvinistas afirmam que Caim era uma semente do mal, destinada de antemão à perdição e por isso matou seu irmão Abel. Mas observe o que Deus disse a Caim antes que ele matasse a seu irmão, ou seja, antes que as suas obras fossem más: Gn 4:6,7 - "Por que andas irado? e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, náo é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta". Amados, aqui está claro que Caim tinha o direito de opção; Deus disse a ele: Olha, se procederes assim, serás aceito; se procederes assado, o pecado jaz à porta. Deus ainda foi mais claro; Ele disse: "o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo". Caim poderia ter dominado os seus desejos maus! É pura questão de decisão! Veja bem, depois que ele matou o seu irmão, aí Deus disse (v. 11): "És AGORA, pois, maldito por sobre a Terra" (antes ele não era maldito; a maldição veio porque Deus deu a ele o direito de decisão e ele, fazendo uso desse direito, acabou agindo mal diante de Deus. Ele escolheu fazer o mal). Você não encontra escrito literalmente na Bíblia a expressão "livre-arbítrio", mas ele está presente em todo o ensinamento bíblico. São fatos que confirmam essa teoria!
A Bíblia ensina que o homem se afastou de Deus voluntariamente, ou seja, porque quis. Veja o que Paulo escreveu em Rm 1:18 - "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça". Voluntariamente os homens detêm a Palavra, detêm a verdade de Deus, preferindo a injustiça. Isto acontece porque eles têm o livre-arbítrio; o direito dado por Deus de deterem a verdade, ou seja, recusarem a graça de Deus.
Todos têm o direito de se arrependerem. Veja At 17:30 - "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens, que todos, em toda a parte, se arrependam". Arrepender significa ter uma outra mente, ou seja, mudar de mente. Raciocine comigo: se Deus não desse o direito de todos se arrependerem, ou seja, o direito de escolha, por que todos seriam convocados ao arrependimento? Se Deus chama a todos, indistintamente, ao arrependimento, fica óbvio que ele dá o direito de todos se arrependerem. A isto chamamos LIVRE-ARBÍTRIO. Há uma graça geral, dada na cruz, que confere a todos os homens a capacidade de buscarem a Deus, em fé, se assim quiserem fazê-lo. Deus se apresentou diante de todos os homens na cruz; Ele fez tudo o quanto é necessário para que todos os homens possam crer, se assim quiserem fazê-lo. Isto é LIVRE-ARBÍTRIO.

 

PREDESTINAÇÃO 5


Introdução - Durante toda esta semana, nós estamos fazendo uma comparação entre as duas teorias básicas da predestinação: o calvinismo e o arminianismo. Muita confusão tem sido formada acerca desse assunto por causa do aparecimento das denominações que pregam a teoria de Calvino. Algumas pessoas chegaram a afastar-se da Igreja porque ficaram confusas e desorientadas. Outras abandonaram suas denominações e se aventuraram atrás de uma idéia aparentemente revolucionária; eu tenho ouvido alguns pastores que pregam o calvinismo dizendo-se privilegiados com uma nova revelação de Deus. Um deles chegou a dizer que Deus o tinha escolhido para encabeçar uma nova e última reforma protestante! Isso é um absurdo, uma vez que as doutrinas calvinistas já eram pregadas no 4º século por santo Agostinho. Na verdade, não há nada de novo, a não ser o fato de que muitos líderes estão à procura de algo novo para aquecer a Igreja. O pior é que alguns deles sequer acreditam no que dizem; pregam o calvinismo como forma de contradizer a maioria das denominações evangélicas. Muitos querem ser diferentes, porque apresentando uma nova mensagem, diferente da grande maioria das Igrejas evangélicas, conseguem atrair a atenção de muitos crentes desatentos e imaturos. Pregam o calvinismo, não porque de fato crêem nele, mas porque querem os seu templos cheios. Você pode observar, por exemplo, que alguns líderes têm surgido de uns tempos pra cá, pregando todos os dias as doutrinas calvinistas, como se fosse uma grande revelação que Deus deu a eles e somente a eles. Vivem dizendo que as outras denominações estão erradas; vivem dizendo que as outras igrejas estão sob a Lei. Qualquer pessoa mais esclarecida, vai perceber que essa é uma forma disfarçada de dizer para as pessoas: "Olhem, a igreja que vocês frequentam está errada; o pastor de vocês está errado. Eu tive uma grande revelação; venham para a graça de Deus; a graça de Deus está aqui, na minha igreja"!
É por esta razão que precisamos compreender conscientemente essas duas principais doutrinas da predestinação: a calvinista e a arminiana .
Hoje nós iremos analisar as palavras de Paulo em 1 Co 9:27 - "...mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado..." (algumas traduções dizem "reprovado").
Os calvinistas dizem que o apóstolo Paulo não estava se referindo à salvação, e sim às suas recompensas, o coroamento celestial por ter completado a sua missão. Os arminianos, no entanto, explicam esse versículo afirmando que Paulo poderia perder a sua salvação, ou seja, ele poderia ser reprovado, caso tivesse uma vida diária negligente, cometendo pecados corporais e morais.
Amados, todo texto bíblico, a princípio, precisa ser analisado dentro do contexto. Vamos ver o que Paulo disse logo no capítulo 10, ou seja, no capítulo seguinte: ele diz que a incredulidade do povo de Israel no deserto, a idolatria e os pecados morais que os israelitas cometeram, acabaram atraindo o juízo de Deus. Paulo diz que a maioria dos israelitas ficaram reprovados e prostrados no deserto. Veja 1 Co 10:1-5. No versículo 6, entretanto, Paulo adverte que essas coisas serviram de exemplo para nós. Para nós quem? Para a Igreja do Senhor, afinal ele estava escrevendo para a Igreja de Corinto. Ele disse em 1 Co 10:14 - "Amados, fugí da idolatria". Fica claro que Paulo tinha a preocupação de que a Igreja de Corinto agisse tal como os israelitas e, consequentemente fosse reprovada. Veja 1 Co 10:11 - "Essas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e foram escritas para advertência nossa..." Advertência de quem? Da Igreja do Senhor. Isto quer dizer que qualquer um que tenha se convertido, pode vir a cair na fé; pode vir a apostatar-se na fé. Veja 1 Co 10:12 - "Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuide para que não caia". Essas são palavras do próprio apóstolo Paulo. Isto nos confirma a idéia de que Paulo admitia a possibilidade da queda do cristão. No versículo 13 ele esclarece mais ainda: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentado além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar".
Então vamos ler mais uma vez o versículo de 1 Co 9:27 - "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo ser reprovado (ou desqualificado)". Fica claro que Paulo temia a apostasia; ele disse claramente: "Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuide para que não caia". Ora, se precisamos ter cuidado para não cair, é claro que existe a possibilidade de cairmos. Ao contrário do que ensinam os calvinistas, o cristão consciente precisa crer, sim, que a salvação é dom de Deus; é obra da graça de Deus. Mas se caimos na fé, rejeitamos a graça salvadora de Deus, certamente somos reprovados. Fica claro, então, que existe possibilidade de queda para o cristão. Aliás, a própria experiência nos ensina essa verdade: muitos autênticos cristãos acabam olhando para trás e caem na fé. Por isso Pedro escreveu (2 Pe 2:20-22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...