Seguidores

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE

LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE



-Tema: MOTIVACIONAL
Atos 27.1-44
-Introdução: Paulo estava prisioneiro em um barco em direção a Roma, onde seria julgado. Na viagem o“vento era contrário” (v.4 e 7). Mesmo sendo apenas um preso à bordo, Paulo assumiu a liderança da situação e foi usado por Deus para salvar vidas. Reagiu com otimismo, coragem e equilíbrio.
No meio da tempestade, nossa tendência é apavorar. Parece que a tempestade que está fora entra dentro de nós e nos perturba. Muitas vezes nos sentimos prisioneiros, como se estivéssemos presos à situação e sem poder fazer nada.
A liderança é um alvo para tempestades. Enfrentamos temporais na vida pessoal, trabalho, igreja e as tempestades de outras pessoas como amigos e irmãos. Por isso precisamos aprender a lidar com as tempestades.

Como liderar diante de uma tempestade?


Através do exemplo de Paulo podemos refletir como administrar conflitos e aprender a ser líder em meio aos temporais: 

1- Submissão: v. 1-3

A primeira atitude de destaque em Paulo foi que se fez submisso como prisioneiro, mesmo sendo um cidadão romano (Atos 26.30-32). Se denominava como“prisioneiro de Jesus Cristo”(Efésios 3.1). Como líder, começou dando exemplo de fidelidade e obediência. Por isso alcançou o favor do centurião que lhe permitiu alguns privilégios de fazer visitas aos amigos (v. 3).
O navio passou a ser conduzido lentamente, ainda que houvessem ventos fortes, precisou prosseguir “navegando vagarosamente” (v.7), o que também demonstra uma atitude de submissão diante da situação esperando por uma melhora para prosseguir.
Como líderes, precisamos aprender a obedecer nossos superiores, dando exemplo de fidelidade para nossos liderados. Não podemos pensar em crescer rapidamente, pois precisamos esperar o tempo certo crendo que aqueles que são humilhados serão exaltados (Lucas 14.11).
Seja um líder submisso às autoridades!

2- Aviso: v. 9, 10; 21, 23, 31-33

Paulo foi ousado ao dar a previsão sobre os problemas da viagem. Sabia que o período do inverno após o dia do jejum (Yom Kippur) dava início ao uma temporada de tempestades no mar (v. 9, 10). Depois ainda lembrou seu alerta, porém motivando a terem esperança (v. 21, 22). Por fim avisou que seria preciso o empenho de todos para o salvamento das vidas (v. 31-33).
Como líderes temos a tarefa de dar o aviso de qualquer perigo que estiver diante do povo. Somos atalaias que devem avisar quando o inimigo estiver se aproximando (Ezequiel 33.6,7). Esta é uma tarefa muito difícil porque muitas vezes as pessoas não querem ouvir e nosso dever é anunciar não apenas o que goste, mas o que precisam escutar. Devemos falar a “verdade em amor” (Efésios 4.15) para ensinar e não com afronta para ofender.
Seja um líder que avisa sobre a verdade!

3- Dependência: v. 15-17

A viagem estava tão trabalhosa que após tentarem todas estratégias disponíveis usando os conhecimentos de navegação, resolveram parar as manobras e ir“deixando levar” (v.15). Quando cessaram as tentativas, então “arriaram os aparelhos e foram ao léu” (v.18). Neste momento ficaram totalmente à mercê do mar e do tempo sem conseguir ver nada (v.20).
Quando enfrentamos impossibilidades, chega o momento de exercer a fé naquilo que não podemos ver ou entender (Hebreus 11.1). Diante destes perigos e dificuldades, aprendemos a depender de Deus pela fé.
Na liderança muitas vezes passamos por momentos assim, em que não conseguimos fazer nada, apenas depender e esperar em Deus (Salmo 40.1). Quando dependemos de Deus não ficamos frustrados diante das dificuldades porque estamos confiantes no Senhor.
Seja um líder que depende de Deus!

4- Visão: v. 20-26

A tempestade se tornou tão intensa e demorada que não conseguiam mais ver nem sol, lua ou estrelas (v.20). A navegação se orientava pelas estrelas e então não conseguiam mais saber qual direção estavam indo. Mas Paulo disse que viu um anjo de Deus que lhe deu uma Palavra de Deus sobre a salvação de todos (v. 23).
A liderança também é assim, quando não conseguimos ver nada devemos buscar uma direção de Deus. Grande líderes espirituais se baseiam na Palavra do Senhor para seu ministério. O povo espera uma resposta e o líder precisa buscar a visão, pois“não havendo profecia, o povo perece” (Provérbios 29.18). Quando não visualizamos alternativas é o momento que mais devemos buscar uma visão do céu.
Seja um líder que busca visão espiritual!

5- Preparação: v. 18, 19; 34-36 e 38

Após ter dado a visão de Deus para o momento, Paulo começa a preparar as pessoas para o que precisariam enfrentar. Começaram aliviando o navio, jogando ao mar tudo que não precisariam mais usar (v.18,19). Orientou que todos se alimentassem para estarem fortalecidos para nadar (v.34-36).
Por fim jogaram ao mar o restante do trigo, que segundo a capacidade do navio para 276 pessoas, poderia carregar até 300 toneladas (v.37,38)1. Sendo assim, também precisamos aliviar a carga em nosso ‘navio’ porque estes pesos só servem para fazer o barco afundar mais rápido.
Uma das tarefas da liderança é preparar as pessoas. Precisamos capacitar o povo não apenas para os bons momentos, mas principalmente para enfrentar desafios e dificuldades. A melhor forma de preparar é alimentando com a Palavra de Deus que nos sustenta e fortalece para as lutas (Mateus 4.4).
A liderança também precisa ser livre de qualquer coisa que lhe pese ou embarace (Hebreus 12.1). Desde que entregamos nossas vidas a Cristo não podemos mais aceitar fardos que venham pesar em nossas caminhada (Mateus 11.28). Aliviar a carga significa desabafar no altar de Deus (Salmo 43.4), perdoar nossos inimigos e pedir perdão pelos pecados.
Seja um líder capacitador e livre!

6- Firmeza: v. 28-32

Ali estavam outros três líderes que eram o dono do navio, o piloto e o centurião (v.11), mas quando estes líderes não conseguiram resolver o problema e Paulo já estava à frente da situação, então chegou o momento do apóstolo agir com mais firmeza. Tomou atitudes de medir a profundidade (v.28), mandou lançar as âncoras (v.29) e não permitiu que alguns marinheiros fugissem, cortando os cabos do bote (v.30-32).
A liderança deve ser baseada no amor, mas o verdadeiro amor fala a verdade (I Coríntios 13.6) e corrige os erros com disciplina (Hebreus 12.6). Um bom líder precisa transmitir firmeza e confiança durante as tempestades. Deve estar à par da situação e sempre calcular o perigo, além de lançar as âncoras da firmeza na Palavra de Deus e na fé inabalável (Salmo 125.1), não aceitando também a fuga (Hebreus 10.39).
Seja um líder firme e confiante!

7- Objetivo de Salvação: v. 22, 24, 34, 37 e 44

Durante todo o tempo do temporal, Paulo por várias vezes seguidas declara que todos seriam salvos, dizendo que “nenhuma vida se perderá” (v.22), pois o anjo lhe havia dito que Deus lhe “deu todos quantos navegam contigo” (v.24), garantindo que“nenhum de vós perderá nem mesmo um fio de cabelo” (v.34). Ali estavam 276 pessoas ao todo entre tripulantes, viajantes e prisioneiros (v. 37) e a história termina dizendo que “foi assim que todos se salvaram” (v.44). Para Paulo estava claro que o objetivo de sua presença ali era salvar todas as pessoas.
Como líderes, precisamos ter este objetivo em nosso ministério. Nada adiante realizarmos conquistas, fazer mudanças, lutar pela nossa razão e perder vidas que são valiosas para Deus (Mateus 16.6). Então perca tudo, a sua vontade, sua opinião e qualquer coisa, mas nunca esqueça que sua missão é salvar e não perder vidas.
Seja um líder que salva vidas!

Seja um líder no meio da tempestade!

-CONCLUSÃO:

O mundo vive tempos difíceis e as pessoas com suas famílias, bem como as igrejas passam por tempos turbulentos. Precisamos de líderes que não temam entrar nas tempestades. Seria muito fácil governar um barco em meio às águas tranquilas, mas não podemos fugir das dificuldades e temos o dever de enfrentar.
Os temporais, embora sejam tenebrosos, na verdade são oportunidades para exercemos nossa liderança. Grandes líderes se formaram por vencer obstáculos que os engrandeceram. Não podemos esquecer quo o nosso Senhor está acima das tempestades (Salmo 29.1-5) e que apenas com uma palavra Jesus acalma o vento e o mar (Mateus 8.27).

A tempestade é uma oportunidade para liderar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...