Seguidores

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

ALGUMAS COISAS POSTADO AQUÍ É RETIRADO DA INTERNET, E NÃO TEM NENHUM VÍNCULO COM ESTE BLOG OU RÁDIO, E JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSSÃO, OBRIGADO, E QUE DEUS ABENÇÕE!

FAMÍLIA PRODÍGIO

Família Prodígio

-Tema: FAMÍLIA

Lucas 15.11-32
-Introdução: Todos conhecem esta história como a ‘parábola do filho pródigo’, contudo gostaria de mostrar que todos os membros citados nesta família foram pródigos de alguma maneira. Pródigo se refere a pessoas que desejam fazer coisas grandes, maiores que o normal, ir além do que é comum.
Muitas famílias se dividem porque um não quer andar no compasso do outro e passa adiante deixando o resto para traz. Quando você deseja fazer algo maior ou inusitado, muitas vezes deixa a perder a convivência familiar. Não há nada de errado em querer fazer prodígios e alcançar grandes sonhos. Porém não podemos fazer isso sozinhos, deixando familiares fora deste sonho.
Quando somos pródigos? Alguns comportamentos que nos levam a ser pródigos são:
1º ANTECIPAÇÃO:
O filho pródigo quis fazer grandes coisas antes do tempo certo. Por isso procurou seu pai para antecipar o tempo de receber sua herança.
A ansiedade é um mau do século. Estamos acostumados com automatismos de equipamentos eletrônicos e com a rapidez da tecnologia, mas os relacionamentos não funcionam assim. É preciso esperar! Devemos deixar as coisas acontecerem na hora certa.
2º EXIGÊNCIAS:
O filho pródigo exigiu seus direitos de herança para realizar seus grandes sonhos. A herança só é recebida quando o pai morre, então o filho estava dizendo que a partir daquele momento seu pai tinha morrido para ele.
Muitos direitos como o amor, respeito e atenção são coisas que devemos receber naturalmente e não podemos exigir das pessoas. Uma herança é algo que não deve ser cobrado, mas apenas recebido como um presente. O relacionamento saudável é algo gratuito e sem cobranças.
3º EXPECTATIVAS:
O filho pródigo sonhou alto demais criando grandes expectativas para o futuro. Mas nestes grandes sonhos não havia lugar para seu pai, seu irmão e outros familiares. Por isso precisou ir para uma terra distante em busca de amigos e prazeres.
A consequência de um grande salto quase sempre é uma grande queda. A maior parte das decepções acontece porque muitas pessoas imaginam que o outro irá fazer algo e a pessoa nem sabe disso, então não corresponde.
Como o jovem que foi comer com os porcos, a pior coisa que alguém pode fazer é deixar de estar com a família (Lucas 15.16,17). Mas o rapaz que “desejava” estar com os porcos resolveu voltar para sua família e realizou prodígios em seu retorno. O pai também foi pródigo realizando grandes atos em prol da restauração de sua família.
Como realizar prodígios pela minha família?
Vamos aprender alguns prodígios que o filho e o pai realizaram em prol de sua família:

1- Prodígios do FILHOv.17-21
Algumas atitudes grandiosas do filho ao retornar para casa foram:
a) ARREPENDIMENTO: “caindo em si” v.17
Quando o filho olhou sua situação e enxergou sua miséria ele se arrependeu de seus erros.
O primeiro prodígio que devemos fazer como família é cair em si e cada um assumir seus próprios erros deixando de olhar para o outro. Um grande obstáculo para as famílias é olhar para o passado e para os erros dos outros.
b) CONFESSAR: “lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti” v.18 e 21
O filho ensaiou sua fala (v.18) e na hora que encontrou o pai, disse como havia planejado (v.21).
Não adianta cair em si se não confessarmos os nossos erros. Na família, ao invés de ficar trocando acusações é preciso haver confissão e pedido de perdão.
c) HUMILDADE: “Já não sou digno de ser chamado teu filho, trata-me como um dos teus trabalhadores” v.19
O filho se humilhou diante do pai que um dia havia se exaltado. Agora preferia estar perto do pai como um empregado do que independente e longe da família.
Ser humilde é ser capaz de passar pela humilhação e ao invés de se tornar mais amargo aprender uma lição de vida dando a volta por cima. Na família um precisa dar honra ao outro nunca se considerando maior ou melhor que ninguém.
d) LEVANTAR: “levantar-me-ei” v.18 “levantando-se” v.20
O filho que estava prostrado num chiqueiro desejou levantar e realmente se levantou.
Se levantar após uma queda é um grande prodígio. Em nossos relacionamentos familiares caímos muitas vezes, mas precisamos aprender a levantar segurando nas mãos de Deus (Salmos 37.23,24).
Os prodígios realizados pelo filho ao voltar para casa foram maiores do que seus erros. Seu arrependimento, confissão, humildade e se levantar para começar de novo servem como exemplos de grandes coisas que podemos fazer pela família.
Você já cometeu algum erro contra sua família?
Se arrependa, confesse, seja humilde e se levante!
                              
2- Prodígios do PAIv.20, 22-24
Os atos de grandeza do pai ao receber o filho foram:
 a) COMPAIXÃO: “quando o pai o avistou, e compadecido dele” v.20
O pai teve compaixão de seu filho. Poderia sentir dó ou pena, mas não é a mesma coisa. Compaixão é se colocar no lugar do outro para sentir o que sente.
Um grande prodígio que devemos fazer pela família é se compadecer um do outro. Procurar compreender o que cada um vive.
b) CORRESPONDER: “vinha ele ainda longe... correndo” v.20
O pai não aguentou esperar o filho chegar lentamente, talvez pelo cansaço, fraqueza ou até mesmo vergonha. Por isso correu ao seu encontro.
Muitas vezes quando alguém procura mudar na família, perde as forças porque não é correspondido. Às vezes criamos bloqueios mentais ou emocionais que não conseguimos corresponder ao outro. Certa vez ouvi alguém dizer que a pior forma de odiar é o desprezo.
c) CARINHO: “o abraçou e beijou” v.20
O filho que havia pensado que seria tratado como um empregado, foi recebido pelo pai como um filho. Mesmo cheirando chiqueiro o pai não hesitou em abraçar e beijar o filho.
Muitas vezes não abraçamos e beijamos as pessoas da família porque sabemos dos ‘chiqueiros’ um do outro e ficamos torcendo os narizes. Só que o que não podemos esquecer é que cada um de nós já teve seu próprio chiqueiro. Então devemos aceitar um ao outro como é e tratar com amor, respeito e carinho.
d) FESTEJAR: “o pai, porém disse aos seus servos: trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos” v.22,23
O pai teve pressa de mudar a situação para um momento de festa. As quatro coisas que o pai deu para o filho têm seu significado próprio:
-“a melhor roupa” representa uma imagem restaurada da personalidade do filho;
-“um anel no dedo” significa uma aliança de que seria novamente seu herdeiro;
-“sandálias nos pés” demonstra que não seria tratado como escravo, e sim filho;
-“o novilho cevado” era utilizado para rituais de purificação foi morto para representar o perdão dos pecados do filho.
Muitas famílias só se reúnem em velório. Chega de luto e tristeza é hora de festejar. Como o pai fez devemos parar de olhar os erros dos outros e passar a ver com roupas de festa, fazer uma aliança com nossos familiares que Deus nos deu, não tratar ninguém de maneira inferior e saber que o Cordeiro de Deus foi morto para perdoar nossos pecados.
Os prodígios realizados pelo pai para restaurar sua família nos ensinam que devemos nos compadecer de nossos familiares, corresponder um ao outro, fazer gestos de carinho que substituam nossos esbarros, e gastar mais tempo festejando juntos deixando os problemas do passado para trás.
Você gostaria de restaurar sua família?
Tenha compaixão, corresponda, seja carinhoso e se alegre com a sua família!
Faça algo grande pela sua família!
-CONCLUSÃOv.25-32
Quando se pensava que a história teria um final feliz, algo errado aconteceu. O filho mais velho ficou enciumado e começou a exigir seus ´prodígios’ com seu pai. Isso mostra que a história continua. Sempre vamos ter um filho pródigo na família. Sempre vamos ter que começar tudo de novo para trazer algum familiar de volta ao lar.
Com esta mensagem aprendo que não adianta querer fazer coisas grandes e perder o principal que é a família. Mas existem grandes atitudes que podemos fazer para que a família seja abençoada e esteja sempre unida.
Às vezes o que precisamos fazer para restaurar a família é algo tão grande que achamos que nem teremos forças, mas como disse o salmista no Salmo 108.12,13 podemos orar pedindo que “presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. Em Deus faremos proezas”.
Não seja pródigo querendo coisas grandes para si mesmo, mas faça prodígios ou coisas grandiosas em favor de sua família.
Você está disposto a fazer algo grande pela sua família?
Realize prodígios com a ajuda de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA! QUE DEUS ABENÇÕE!

Rádio a Última Oportunidade







ESTUDO BÍBLICO DIVERSOS E RÁDIO EVANGÉLICA A ÚLTIMA OPORTUNIDADE, A RÁDIO QUE CHEGOU PARA TE AJUDAR EM ORAÇÃO!






PROMESSAS DO SENHOR



VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE:


O AGUILHÃO DO PECADO RETRATOS DE JESUS O PODER DA ORAÇÃO ALMAS PERDIDAS OLIMPÍADAS: RESSURGIMENTO DE UMA IDOLATRIA ANTIGA A HERESIA DA ÁGUA UNGIDA PROCURA-SE NASCIDO PARA LUTAR QUEBRANTAMENTO VERDADEIRA PRONTIDÃO PROEMINÊNCIA NO EVANGELHO QUANDO JESUS VOLTAR, O QUE VOCÊ ESTARÁ FAZENDO? O LUGAR DO ZICA NA PROFECIA CARNAVAL : O EXPOSITOR DAS OBRAS DA CARNE A REDE MARAVILHOSA O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE HOMOSSEXUALIDADE ENTRE A FÉ A RAZÃO O TREM DAS TRIBULAÇÕES O CORAÇÃO DIVIDIDO JESUS É TUDO QUE VOCÊ PRECISA! 20 RAZÕES POR QUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL AS LÍNGUAS ESTRANHAS NA HISTÓRIA A Astúcia do Casamento Misto O Maior Assombro do Mundo A ILUSÃO DOS DESIGREJADOS Maldição Hereditária: Falsa Doutrina com Aparência de Piedade CAÇADORES DE LEÕES LIDERANÇA SAUDÁVEL NOS PASSOS DE JESUS ETERNAMENTE JESUS JESUS É MAIS FORTE O HOMEM E A FIGUEIRA 3 LIÇÕES QUE APRENDEMOS NO VALE DE OSSOS SECOS RAÍZ DE AMARGURA COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER O JULGAMENTO HUMANO ATÉ ONDE VAI COM O SENHOR? COMO CRESCER NA FÉ? CONSELHOS DE JESUS ONDE DEUS ESTÁ? O QUE ACONTECE ENQUANTO ORAMOS? SINAIS DO PENTECOSTES LIDERANDO EM MEIO À TEMPESTADE ESTRUTURA DA IGREJA PRIMITIVA SOMOS O SAL DA TERRA SANSÃO E DALILA - EM QUE CONSISTE SUA FORÇA! OS SANTOS NA CASA DE CÉSAR VOLTANDO À IGREJA PRIMITIVA QUEM É JESUS? A GRAÇA DE DEUS INTERCEDENDO PELOS DESESPERANÇADOS TENDO A CERTEZA DA SALVAÇÃO TORNANDO-SE VERDADEIROS ADORADORES ENCARNANDO A PALAVRA AS QUATRO FASES DA VIDA DESVENDANDO O CORAÇÃO MAIS QUE VENCEDORES O AMOR CLAMA POR PUREZA SILOÉ - JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS O TOQUE DA ÚLTIMA TROMBETA... DESPERTA!!! OS CINCOS  MINISTÉRIOS RESTAURANDO O SONHO PERDIDO HUMILDADE IDENTIFICANDO UM TERRÍVEL ENGANO O AMOR CLAMA POR INTIMIDADE CONHECENDO A JESUS TRANSFIGURADO A ARCA DA ALIANÇA NO CORAÇÃO OS LIVROS DE DEUS O SEGREDO DO MINISTÉRIO SOBRENATURAL DE JOÃO BATISTA ATÉ QUANDO Ó PREGUIÇOSO PLANTAÇÃO COM A COLHEITA CERTA O QUE É AMOR? O FIO DA ESPERANÇA O PAI NOSSO, PÃO NOSSO... TEU REINO, TUA VONTADE LEIS ESPIRITUAIS DE CAUSA E EFEITO A NOVA JERUSALÉM AS MARAVILHAS DA CIDADE CELESTIAL QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? A FÉ NA RESSURREIÇÃO E O CORPO RESSUSCITADO FOGO DO ESPÍRITO VENTO DO ESPÍRITO TIPOS DE ORAÇÃO CASAMENTO DENTRO DE QUATRO PAREDES O ENCONTRO PERFEITO CAVANDO POÇOS PARA O FUTURO HOJE É O DIA! A SANTA CEIA DO SENHOR A PREPARAÇÃO PARA A CEIA NATAL É TEMPO DE... A MISSÃO DE JESUS REVELADA EM SEU NASCIMENTO A CEIA DO SENHOR MÃE É... O AROMA FAMILIAR RESISTINDO AOS VÍCIOS RAZÕES BÍBLICAS PARA NÃO USAR BEBIDAS ALCOÓLICAS QUER PESCAR MAIS? O DOMINGO CRISTÃO X O SÁBADO JUDEU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL O MOVER DO ESPÍRITO A VERDADEIRA PAZ PENITÊNCIA O QUE É SER MÃE? O CULTO PAGÃO INTRODUZIDO NA PÁSCOA SEITA- CULTURA RACIONAL OS TORMENTOS DO DIVÓRCIO PROPÓSITOS DE DEUS A MATEMÁTICA NO CASAMENTO AS 4 ESTAÇÕES DO CASAMENTO CASAMENTO BLINDADO EXEMPLO DE MÃE QUANDO DEUS RESPONDE A ORAÇÃO? QUANDO O CÉU SE ABRE MEU BARCO COM CRISTO RUMO AO CÉU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA O QUE DEUS NUNCA ESQUECE TRANSFORMANDO A TRISTEZA EM ESPERANÇA FORÇAS PARA CONTINUAR DEPENDÊNCIA DIVINA SOBREVIVENDO AOS NAUFRÁGIOS DA VIDA O PLANO DE SALVAÇÃO EVANGELISMO PESSOAL O CAMINHO DO DISCIPULADO DISCIPULANDO DA SEMEADURA ATÉ A COLHEITA CRESCIMENTO ESPIRITUAL EXPERIÊNCIAS COM DEUS O ENCONTRO COM DEUS 3 TIPOS DE SERVOS DE DEUS OS GAFANHOTOS O JEJUM BÍBLICO LIDANDO COM QUESTÕES DIFÍCEIS LUZ DO MUNDO IDOLATRIA A ARMADURA SERES ANGELICAIS O FIM DOS TEMPOS ÁGUA DA ROCHA A VITÓRIA SOBRE O MEDO VENCENDO O MEDO VENCENDO OS COMPLEXOS NUNCA DESISTA! VENCENDO LEÕES, URSOS E GIGANTES TRANSFORMANDO PEDRAS EM BÊNÇÃOS QUEBRAR O CÂNTARO,TOCAR A TROMBETA E ERGUER A TOCHA ORAÇÃO PELA FAMÍLIA VISÃO DA FAMÍLIA PARA DEUS FAMÍLIA PRODÍGIO AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALÍPSE CONCEITO DE FELICIDADE PARA JESUS SINAIS DO FIM OS ANTICRISTOS O QUE VOU FAZER NO CÉU? INTERPRETAÇÃO DE SONHOS O AVISO DO ATALAIA O CORAÇÃO HUMANO O SELO DO ESPÍRITO ÓLEO DO ESPÍRITO QUEM É O ESPÍRITO SANTO? UMA IGREJA ESPIRITUAL A IGREJA QUE DEUS QUER A RENOVAÇÃO DO CASAMENTO AS BODAS DO CORDEIRO CINCO SENTIDOS DO CASAMENTO TROQUE DE ROUPA CONVERTI, E AGORA? CUIDADO COM AS PEQUENAS COISAS A TRINDADE PROFECIAS SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS O SENTIDO DA VIDA A ÁRVORE DA VIDA MAPEAMENTO ESPIRITUAL A LUTA ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CARNAVAL UM LUGAR PARA JESUS NASCER A FAMÍLIA DE JESUS RESGATE SUA FAMÍLIA QUEBRA DE MALDIÇÕES NA FAMÍLIA TRANSFORMANDO MALDIÇÕES EM BENÇÃOS DO VALE DO MEDO PARA O VALE DA BENÇÃO QUATRO COISAS QUE UM LÍDER PRECISA FAZER A PLENITUDE DOS TEMPOS O QUE ACONTECE QUANDO JESUS CHEGA SE PREPARANDO PARA O AVIVAMENTO UMA MESA NO DESERTO ATITUDES DE GRATIDÃO VOCÊ É UM SEGUIDOR OU DISCÍPULO? A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA QUANDO AS COISAS VÃO MAL COMO PRATA NO FOGO RECONHECENDO A VOZ DE DEUS DORMINDO NO GETSÊMANI A SEMENTE DA PALAVRA DE DEUSPONTO DE VISTA DA FÉ ORAÇÃO DA FAMÍLIA COMO VENCER UM GIGANTE VENCENDO OBSTÁCULOS A PROVISÃO DO SENHOR INIMIGOS DA FAMÍLIA SACERDÓCIO FAMILIAR COMO ENTENDER A BÍBLIA? PROMESSAS DO SENHOR O SONHO DE DEUS É MELHOR POBRE DE ESPÍRITO O NASCIDO DO ESPÍRITOHONRAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS CARÁTER DE SATANÁS MULHER VIRTUOSA SEXUALIDADE CRISTÃ PUREZA SEXUAL AMOR INTEGRAL AMOR E TALHERES O CAMINHO DO AMOR DIFERENÇA ENTRE PAIXÃO E AMOR É IMPORTANTE ORAR JUNTO COM OS IRMÃOS? A ESTRELA DE DAVID O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM LIGAR E DESLIGAR?ARRANCANDO A CAPA A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE POLÍTICA O CONSELHO DE AITOFEL PARA QUE A UNÇÃO? O VERBO DE DEUS SINCRETISMO RELIGIOSO MATEMÁTICA DE DEUS APRENDENDO A ESPERAR O CARCEREIRO DO AMOR EXEMPLO DE HUMILDADEO QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O HALLOWEEM OUVÍR A VOZ DE DEUS ENCONTROS CELESTIAIS! PROVIDÊNCIA NA CRIAÇÃO E PRESERVAÇÃO A MULHER SÁBIA É BOM O BOM COMBATE O QUE ACONTECE QUANDO UMA PESSOA MORRE? COMO ENCONTRAR A IGREJA VERDADEIRA? A MENSAGEM DE DEUS PARA NOSSOS DIAS QUANDO JESUS VOLTARÁ? CASAMENTO DURADOURO INICIANDO UMA VIDA CRISTÃA IGREJA DE CRISTO DEUS É JUSTO? O QUE É E ONDE É O INFERNO? O SEGREDO DA ORAÇÃO RESPONDIDA O SEGREDO DA FELICIDADE O VERDADEIRO DESCANSO TESTEMUNHAR PARA CRESCER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DEUS PERDOA OS ADÚLTEROS? SOBERANIA DE DEUS E UNIDADE DA FÉ NA IGREJA AS QUATRO MEDIDAS DO AMOR DE DEUSCRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO OS DEZ MANDAMENTOS - ESTUDANDO O 6° MANDAMENTO ONDE FOI QUE EU ERREI? APRENDENDO A SEMEAR COMO ACONTECEM OS MILAGRES MILAGRES DO NATAL PRESENTES DE NATAL NATAL É TEMPO DE COMUNHÃO NATAL É ... SIGA A ESTRELA SENTIMENTOS DO NATAL LUZES DO NATALPOR QUE CHORAMOS? O QUE É MISSÃO? O FLUIR DE DEUS QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO DO HOMEM? JUDAS E O TEMPO DO FIM AMBIÇÃO ESPIRITUAL VIDA DE ADORADOR UMA IGREJA MISSIONÁRIA ENDIREITANDO A VIDA O CULTO RACIONAL VOCÊ SABE AGRADECER? DIMENSÕES DO FRUTO DO ESPÍRITOA TROMBETA DE DEUS ENFRENTANDO A SOLIDÃO SUBINDO PARA DEUS A DEFESA DA FÉ A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO E A RETRATAÇÃO DA VIDA APÓS A MORTE ESPERIÊNCIAS COM DEUS



























JESUS TE AMA MUITO!




VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE...